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Influencers: Por que são importantes para sua estratégia de marketing digital?

influencers

Os influencers são a maior prova do quanto as redes sociais mudaram as nossas vidas e do quanto elas influenciam o comportamento das pessoas.

Trata-se de uma carreira nova no mercado, e por meio das curtidas, comentários e compartilhamentos, sabemos tudo aquilo que a sociedade acompanha, mais do que isso, sabemos o que as pessoas aprovam ou não.

Plataformas como o Instagram estão cheias de influenciadores digitais do mundo todo, que compartilham suas ideias e experiências do dia a dia e levam milhares de pessoas a fazerem o mesmo.

De olho nesse comportamento, muitas empresas começaram a investir nos influenciadores digitais para otimizar suas estratégias de marketing.

Antes de entrarmos nesse conceito, sempre é válido reforçar o quanto o marketing digital faz diferença para as marcas.

A internet é hoje, o principal meio de comunicação, e o marketing digital faz uso dos canais presentes nela para divulgar os mais variados produtos e serviços. 

Portanto, juntamente com figuras influentes, traz resultados impressionantes.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são influencers, por que usá-los nas estratégias de marketing e quais são as vantagens dessa prática. 

O que são influencers?

Os influencers ou também influenciadores digitais são pessoas que possuem perfis famosos nas redes sociais. 

Elas conquistaram relevância em determinado nicho, e por serem seguidas por muitas pessoas, e são capazes de influenciá-las.

Eles ditam tendências, opiniões e comportamentos, e por isso podem monetizar esse poder para obter ganhos financeiros.

Aquele youtuber que fala sobre um caderno personalizado A4 de uma marca é um digital influencer. 

Sendo assim, aqueles canais que você segue no YouTube ou as páginas do Instagram, têm por trás um influenciador.

O objetivo deles não é apenas influenciar pessoas, mas também se tornarem embaixadores de marcas compatíveis com seu público-alvo.

Eles conquistam essa grande influência por meio de seu alcance, relevância e ressonância. 

Além disso, criam conteúdos valiosos para sua audiência, com o intuito de causar um efeito nas pessoas.

Portanto, agora que você já sabe claramente o que é um influenciador digital, no próximo tópico, vamos mostrar por que vale a pena trabalhar com eles.

Por que usar os influencers nas estratégias de marketing?

Antigamente, quando o marketing mais poderoso era por meio da TV e do rádio, as marcas costumavam contratar celebridades para divulgarem seus produtos e serviços.

Mas, com o advento das redes sociais, quem cumpre esse papel é o influenciador. 

Eles são contratados pelas empresas para falarem sobre as soluções que elas oferecem, a fim de divulgá-las para um número maior de pessoas.

Há pouco tempo, escolher um artista famoso era uma opção unânime entre as companhias. Só que por mais credibilidade que a marca tenha com isso, os custos eram altos.

Entretanto, com o crescimento do marketing de influência, as empresas, como um fabricante de caixa de som, optaram por trabalhar com os influenciadores digitais.

Trata-se de um tipo de celebridade que surgiu no meio online, mas que ganhou popularidade entre os usuários.

O digital influencer investe em conteúdo de fácil acesso, que faz com que seus seguidores se sintam próximos a ele. E essa proximidade que torna a opinião dos influencers tão importante.

Os usuários enxergam os influenciadores como pessoas comuns,e claro, como consumidores que também prezam por produtos e serviços que ofereçam o melhor custo-benefício.

Portanto, ao ser contratado por uma companhia, o influenciador testa o seu produto ou serviço e compartilha a experiência com os seguidores.

Investir nessas pessoas é vantajoso porque os usuários as enxergam como cidadãos comuns e confiam em suas opiniões e conteúdos.

Na outra ponta, temos o próprio influenciador que conhece muito bem o perfil de sua audiência, e sabe identificar se eles estão interessados em armario de aco de escritorio ou em outros tipos de produtos.

Para se ter uma ideia do engajamento do público desses profissionais, cerca de 44% dos consumidores buscam a opinião dos influenciadores digitais antes de comprar.

Além disso, 40% já realizaram alguma compra depois de ouvir a opinião de um influencer. 

Isso mostra que a proximidade entre essas pessoas e seu público faz parte do dia a dia de muitos usuários.

Outra razão para trabalhar com os influencers é o ROI (retorno sobre investimentos), que é capaz de aumentar 8 vezes aquilo que a empresa está acostumada.

Mas, se você ainda não se convenceu ou quer saber mais, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens de trabalhar com os influenciadores. Continue com a gente.

Vantagens dos influencers para as estratégias de marketing

Os influenciadores digitais têm alto poder de mobilização de seu público, seja para contratar uma express grafica rapida ou para qualquer outra ação.

Essa influência pode ser compensadora para as estratégias de marketing de um negócio, principalmente se o objetivo é melhorar as vendas.

Se o influenciador fala sobre um produto ou serviço que já consumiu, a maioria dos seus seguidores sente a necessidade de fazer o mesmo.

Sem falar que esses profissionais conhecem muito bem o ambiente virtual, já que passam a maior parte do tempo nele.

Sendo assim, se você está pensando em incluir um digital influencer nas estratégias de marketing do seu negócio, saiba que terá acesso a vantagens, como:

Aumento do alcance

Por meio dessa estratégia, um fabricante de camisa com logo bordado consegue atingir um público mais amplo. 

É uma maneira, inclusive, de mapear um público-alvo que você nem mesmo sabia que existia.

Sem falar que a parceria com um influenciador é apenas uma das muitas estratégias de marketing que devem fazer parte do seu planejamento.

Juntamente com as outras ações, sua marca é capaz de atingir uma audiência específica, que ajuda a ampliar o alcance da marca.

Diversifica os canais de comunicação

Se um dos seus objetivos é impactar um número cada vez maior de pessoas, precisa estar em diferentes canais de comunicação.

Os influenciadores digitais se destacam nesse cenário porque a maioria utiliza mais de uma plataforma para veicular seus conteúdos.

Nesse caso, um meio digital influencer pode falar sobre uma grafica online atual card em canais, como:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • Blog.

Pelo fato de o sucesso dessas pessoas depender da qualidade do conteúdo que criam, elas gerenciam muito bem todos os canais que utilizam. 

Portanto, é uma forma de fazer com que sua marca esteja presente em diferentes canais.

Audiência mais engajada

Os influencers têm alto poder de persuasão, além de um público fiel. É isso o que lhes confere poder para ditar tendências, formular opiniões e formar conceitos acerca de qualquer assunto.

Consequentemente, se um influenciador disser que determinada empresa de busdoor anuncio em amazonas faz o melhor serviço do mercado, muitas pessoas vão confiar na indicação e contratar a companhia.

É isso que fará com que seu produto ou serviço consiga alcançar um público maior, já que o influenciador digital faz essas recomendações.

Falar com um público bem segmentado

Uma das maiores vantagens de inserir esses profissionais em suas estratégias de marketing é o fato de que eles lidam com um público bem segmentado.

Portanto, todo o trabalho de divulgação é totalmente direcionado para pessoas que realmente se interessam pelo seu mercado.

Lembre-se de que quanto mais segmentado for o seu público, maiores serão suas chances de conversão.

Aumento da produção de conteúdos

Hoje em dia, produzir bons conteúdos é essencial para a relevância de uma marca, seja ela um restaurante ou uma gráfica de impressao digital.

Ao fazer parceria com um influenciador digital, sua marca ganha em quantidade de conteúdos produzidos.

Visto que esse profissional vai criar materiais sobre suas soluções para postar nos canais.

A empresa terá acesso a conteúdos novos e diferenciados, uma vez que, mesmo seguindo um briefing estipulado pela companhia, o influenciador tem total liberdade para criar, usando uma linguagem que seja mais adequada ao público.

A cada nova postagem, a marca ganha mais força no mercado, atingindo uma nova parcela de usuários na web.

Também é uma forma de diversificar a localização do conteúdo, chegando a pessoas que não estão nos canais usados pela empresa.

Conclusão

Os influenciadores digitais estão em alta e novos estão por vir. Eles entendem as pessoas e buscam levar para elas uma inspiração, seja na hora de comprar um produto ou serviço, ao adotar um estilo de vida ou passar a ter determinados comportamentos.

Por conta disso, seus seguidores se sentem muito próximos a eles e acatam praticamente tudo o que dizem. 

Sendo assim, trabalhar com os influencers é colocar os seus produtos nas mãos de pessoas realmente capazes de fazer sua marca brilhar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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