in ,

Vale a pena se especializar em Web Design?

Se você já visitou algum site em busca de comprar, ou somente receber informações, provavelmente já se deparou com lentidão ou travamentos.

Passar pela experiência nada boa de esperar minutos no momento em que mais precisa de agilidade é no mínimo desconfortável. 

Além disso, existem casos em que saem do site e vão para outro, simplesmente por não se agradarem pelo layout, mas para que isso não aconteça, é preciso ter um Web Design bom. 

Quer saber mais sobre? Continue lendo com atenção, pois vamos mostrar um pouco deste conceito, junto das vantagens e tudo o que precisa saber! 

O que é Web Design? 

Como o nome já explica bem, o Web Design é o trabalho voltado para layout e design de páginas online, como produção de conteúdo, por exemplo, mas é usado mais comumente na criação de sites, para personalizar e dar a melhor experiência, como neste site de contabilidade

Sabe aquelas páginas com linguagens de marcação, que você não entende, como “HTML”? Os Web Designers que fazem. 

Fora isso, a parte mais visual é cargo do CSS (nome dado para se referir aos elementos escritos em HTML. Esta seria a junção mais comum entre os Web Designers na criação de sites, afinal, ambos definirão como as páginas aparecerão para quem navega. 

Para criar um site, são necessárias algumas ferramentas, como o tão conhecido “Adobe Dreamweaver”, tal que geralmente é usado por profissionais, já que precisa de um conhecimento amplo sobre códigos. São usados “CMS”, que são plataformas para gerenciar conteúdo. 

Um dos mais conhecidos e práticos usados é o WordPress, tendo a função de dar base ao site criado. Com a ferramenta, o Web Designer tem a tarefa de instalar e personalizar os templates, de acordo com o que cada cliente deseja.  

O que é HTML? 

É o guia básico para Iniciantes, que significa “Hypertext Markup Language”. Permite que os usuários criem e estruturam seções, parágrafos, cabeçalhos e links para páginas da internet ou aplicações. 

O que é CSS? 

É a sigla para o termo em inglês “Cascading Style Sheets”. Se traduzir para o português, significa “Folha de Estilo em Cascatas”. O CSS é fácil de aprender e entender e é facilmente utilizado com as linguagens de marcação HTML ou XHTML. 

Quais elementos um Web Design precisa ter? 

Assim como qualquer trabalho relacionado com a internet, o Web Design possui alguns pontos que jamais devem ser ignorados. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais, que não podem faltar. Tais são: 

Escalabilidade 

Existem alguns E-mails que apresentam aquele Bloco de Texto, e é cansativo ler, já que toda a mensagem foi escrita em um parágrafo só. Isto pode acontecer com os visitantes do site, caso o Web Designer não trabalhar bem com a Escalabilidade textual. 

Responsividade 

Provavelmente você possui um celular ou tablet, assim como seu vizinho, melhor amigo, mãe, filho e afins. Estatísticas apresentam que mais de 50% da população utiliza principalmente dispositivos móveis, portanto, os sites precisam ser adequados para eles acessarem sem experiências ruins. 

Carregamento rápido 

Em qualquer momento, independente do lugar, todos estamos com pressa, correndo contra o único recurso irrecuperável chamado “tempo”. Sabendo disso, é essencial que o site carregue o mais rápido possível. Segundo o próprio Google, caso demore mais do que 2 segundos, a experiência do visitante, assim como a indexação do site são prejudicadas. 

Tipografia 

O site precisa obrigatoriamente possuir uma tipografia equilibrada. Seria desconfortável ler um texto escrito por um tipo de letra, e pela metade, notar que ela mudou para uma totalmente diferente. Claramente geraria uma expressão de rejeição. Por isso, é preciso que exista uma harmonia com o conteúdo. 

Vantagens de investir em um Web Design bom 

Tudo o que possuir qualidade acima da média é bom, e não é diferente aqui. Existem vantagens caso queira investir em um Web Design bom, e tais são: 

  • Vantagem competitiva 
  • Maior geração de receita 
  • Aumento do marketing boca a boca 
  • Acesso mais prático e rápido à sua empresa 
  • Processos melhores de SEO 
  • Boas primeiras impressões 

O que um Web Designer faz? 

Quando falamos em Web Designer, pensamos que eles são os responsáveis por criar sites atrativos e funcionais, mas não é só isso, sua função é ainda mais rica. 

Um Web Designer possui a sua rotina de trabalho ligadas à criação de layout para meios digitais e criação de conteúdo. Desta forma, ele precisa analisar as necessidades do cliente e os objetivos para a criação de um site, com o intuito de fazer o visitante ter a melhor experiência possível. Ele também precisa saber como incluir elementos gráficos, utilizar sites quando necessário e usar linguagem como o “HTML”. 

É uma profissão importante e interessante, pois sua responsabilidade é voltada para fazer quem entra no site ter uma passagem de qualidade, sem erros, travamentos, lentidão ou qualquer tipo de erro que faria alguém mudando para outros lugares. O problema vem quando o responsável por isso não faz seu papel direito, e, consequentemente, faz o site perder mais visitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Dicas e informações para fazer o e-mail marketing funcionar para sua empresa

    Conceito de trabalho de autor ou redator de conteúdo

    Por que um site deve investir em conteúdo informativo?