in

Vai para Curitiba? Saiba por que você precisa conhecer a Rua XV de Novembro

Apaixonante, a Rua XV de Novembro é um ponto indispensável para os turistas que desejam  fazer um roteiro completo e a pé. Confira os detalhes!

O Brasil é repleto de destinos incríveis para quem deseja viajar. Um deles, feito pela Princesa dos Campos, é a cidade de Curitiba. Ideal para um passeio tranquilo e, até mesmo, um bate-volta no fim de semana, a região é repleta de pontos turísticos que podem ser feitos a pé. Já imaginou? Hoje, especialmente, queremos falar sobre um dos mais famosos deles: a Rua XV de Novembro. 

Diariamente, o famoso calçadão recebe mais de 100 mil pessoas. Turistas e moradores, frequentemente, passam pelo local para explorar o seu comércio. Assim que andar por lá, você conseguirá se aproximar do lifestyle curitibano, além de conferir várias lojas, bares e lanchonetes super tradicionais. 

Portanto, se a sua viagem já está marcada, fique atento. Neste post, vamos te contar quais são as características desse local para que a sua experiência fique ainda mais completa. E quer mais? Este é um passeio 100% gratuito. Não perca!

Um pouco de história: a origem da Rua XV de Novembro

Ao caminhar por uma das ruas mais conhecidas em território curitibano, pouca gente imagina que essa via carrega muita história. Tudo começou em 1972, quando a Prefeitura Municipal de Curitiba resolveu criar o primeiro calçadão do país, na região central da cidade. 

A localização escolhida não poderia ser outra: a própria Rua XV de Novembro, que vai da Praça Santos Andrade até a Praça Osório. Inicialmente, o planejamento das obras teria duração de seis meses. Mas, após um longo estudo e grande investimento, essa realização se concretizou em somente um fim de semana. 

A ideia era que a população tivesse uma via exclusiva para os pedestres. Inclusive, a proposta gerou bastante reclamação na época, já que a tendência era encontrar ruas amplas e com infraestrutura suficiente para os carros de passeio — que haviam acabado de se tornar o grande desejo das famílias bem-sucedidas. 

Ou seja, esse incrível calçadão surgiu, ironicamente, no momento em que as cidades estavam sendo projetadas exclusivamente para os veículos. Mas, nada disso impediu que a sua beleza se destacasse. Ao longo de suas cinco quadras, a área ficou conhecida como “a menor Avenida do mundo” e, com o tempo, passou a conquistar o coração dos moradores e turistas. Inspirador!

Características gerais

Para encantar os visitantes, a Rua XV de Novembro foi constituída com um piso feito em pedras portuguesas, as chamadas petit pavé. Fora isso, o local foi composto por móveis especiais e bem estilosos. 

Bancos de madeira, floreiras, luminárias clássicas e equipamentos públicos cobertos por acrílico em tons de púrpura ganharam notoriedade. 

Juntos, esses detalhes foram responsáveis por envolver o público e, gradativamente, atrair a atenção dos mais diversos comerciantes que instalaram os seus negócios em antigos casarões.

O que fazer na Rua XV de Novembro: dicas para os turistas

Atualmente, a Rua XV de Novembro é um prato cheio para quem deseja garantir um programa interessante durante os seus dias de folga. Uma vez no local, você terá por perto excelentes opções para se distrair e garantir momentos incríveis em uma viagem. Te contamos já quais são eles. 

Bondinho da Leitura

Um dos pontos de destaque da Rua XV de Novembro é o Bondinho da Leitura. Basicamente, o local abriga uma pequena biblioteca, que é gerenciada pela Fundação Cultural da cidade. Lá, adultos e crianças podem entrar, escolher um livro e ler uma história. Se estiver em família, esta também é uma excelente parada para fazer uma foto e garantir um registro fantástico.

Artistas de rua

Assim como acontece nas ruas mais movimentadas do Brasil, a XV de Novembro é um espaço público e que transborda cultura. Nos finais de semana, você não terá dificuldade em encontrar vários artistas realizando performances que envolvem o público — alguns, até mesmo, conseguem arrancar boas risadas. Mímicos, músicos, estátuas vivas e personagens folclóricos fazem parte dessa lista.

Bares e restaurantes

Todo passeio “de respeito” merece aquele pit stop para o lanche. E, sem dúvida, a Rua XV de Novembro é repleta de opções capazes de agradar a todos os gostos. Fora as famosas redes de fast food, como McDonalds e Bob’s, você encontrará lanchonetes tradicionais. Esse é o caso da Confeitaria das Famílias — fundada em 1945 e responsável por criar a famosa receita da Torta Martha Rocha.

Teatro Guaíra

Chegando ao fim desse passeio incrível, e mais precisamente na Praça Santos Andrade, você encontrará o Teatro Guaíra. Construído em 1884, o local foi, por mais de 10 anos, considerado o principal polo cultural de Curitiba. Hoje em dia, o espaço é responsável por realizar peças de teatro, espetáculos de dança e até shows musicais. Certamente, vale uma visita!

Curitiba é uma cidade para todos. Em seu roteiro de viagem, inclua a Rua XV de Novembro e explore a região assim que descer do ônibus. Você terá as melhores recordações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

    LinkedIn Ads: Como funciona e qual vantagem de utilizá-lo?

    Qual gasta menos energia: fogão elétrico ou a gás?