in

UX design: Como trabalhar este recurso?

UX

O UX design tem  sido uma verdadeira febre dentro de empresas nos últimos tempos, transformando a comunicação nestes espaços.

Tanto em relação à conectividade com o público quanto dentro de procedimentos internos, facilitando a interação com funcionários.

De modo geral, podemos entender que o UX design nada mais é do que um tipo de construção em comunicação visual voltada à experiência do usuário por meio tecnológico.

Essa onda de mudanças envolvendo estes setores foi ainda mais fortalecida a partir da popularização e atualização dos principais aplicativos e plataformas utilizados nos dias de hoje, como serviços de streaming e aplicativos de delivery de comida.

Nestes espaços a comunicação e a praticidade visual é o carro-chefe, criando a possibilidade de que seus usuários tenham a melhor experiência possível.

Hoje em dia, podemos dizer que a experiência é tudo para uma empresa de mini guia de concreto, e além de trazer um aspecto estético interessante, também influencia em outras grandes vantagens para a marca. A seguir, vamos entender mais sobre UX design.

O que é o UX design?

O UX design ou User Experience remete à experiência do usuário a partir de uma criação de comunicação visual. 

Em outras palavras, esse tipo de linha dentro do design foca em prover a melhor utilização possível dentro de espaços diversos, como o caso de:

  • Sites;
  • Aplicativos;
  • Blogs;
  • Redes Sociais;
  • E-books;
  • Plataformas diversas.

A base do UX é justamente a compreensão do que é melhor para uma pessoa no momento em que ela entra em contato com um desses espaços, sabendo não apenas se localizar, mas ter a compreensão de como agir, de que forma utilizar e sobretudo utilizar a marca.

Utilizando um exemplo prático, podemos ver que o cliente de uma empresa de raspagem de tacos deseja entrar dentro do site de vendas e procurar por informações do serviço.

Em meio a uma forma convencional de comunicação toda a concepção do site poderia ser focada apenas naquilo que a empresa quer mostrar dentro da plataforma, no máximo organizando itens dentro de página e oferecendo uma configuração simples.

Porém, seguindo os preceitos do UX design, a marca poderia entender melhor qual a melhor experiência possível para aquele usuário, entendendo o caminho a ser construído.

O design de uma página ou de um produto, por exemplo, é apenas o caminho final a partir desse conceito. 

O ideal é criar todo o mecanismo necessário para entregar uma boa experiência, onde a pessoa possa sair satisfeita e controle tudo com exatidão.

Um dos principais exemplos de UX design vem de dentro das principais interações que temos nos dias de hoje com a tecnologia: plataformas de streaming e aplicativos diversos.

Estes espaços se tornaram pouco a pouco influentes em nosso comportamento e dentro de um estilo de vida, justamente pela facilidade que trazem funcionalidades que já eram existentes, mas que por meio do conceito de UX, puderam estar na palma da mão.

Ao observarmos um aplicativo de uma loja de compra de impressora de etiqueta zebra podemos perceber a interação fácil, a facilidade de locomoção pela plataforma e a rapidez em fechar algum tipo de negócio, comprando e passando as informações necessárias.

Nos streamings, por exemplo, temos acesso a catálogos de filmes, músicas e até mesmo livros, em um ambiente de fácil intuição e escolha, o que dá as caras da boa experiência.

Assim, entendemos que o UX design entrega conceitos baseados em investigações e informações que remetem à melhor forma de uma pessoa ter acesso a uma tecnologia e ter uma interatividade com ela, mas sobretudo com o que a marca entrega.

Algumas de suas vantagens

Até aqui entendemos que o UX design trabalha a experiência do usuário, e a partir da descoberta do que é melhor em meio a essa vivência, determina criações visuais nos em determinados espaços onde trabalha, contribuindo para a vivência com a marca.

Só em uma análise desta situação podemos notar que o UX faz toda a diferença dentro da comunicação de uma empresa, sobretudo, em relação ao que entregam os concorrentes.

No entanto, é possível chegar a outros resultados tão bons quanto este, abaixo vamos comentar alguns deles:

Resultados mais rápidos

Digamos que sua empresa de serviço terceirizado de portaria investe em uma plataforma baseada no UX, e que a partir dessa concepção os clientes passam a ter uma interação no local muito mais rápida, intuitiva e interessante, estando mais tempo nesse site.

Isso gera, além de uma conexão com a marca, um aumento nos resultados, principalmente, se aqueles forem relacionados à vendas, retratando o poder dentro da página.

Sendo assim, quanto melhor é a experiência que uma pessoa tem com um produto de uma marca, seja ele um meio de caminho para uma venda, melhor será a disposição daquela pessoa em colocar em prática uma ação já esperada pela empresa.

Fidelização

Seguindo o mesmo preceito do aumento de resultados podemos ver o aumento da fidelização, que significa a forma de um consumidor manter aquela página como preferida, e dessa forma, ter naquela marca de desinfetante concentrado uma maior proximidade.

Basta você entender a relação que você tem com empresas dentro de suas páginas ou aplicativos quando toda a comunicação é de melhor qualidade.

Isso ressalta as condições de praticarmos algum tipo de ação, mas também viabiliza uma confiança e um retorno que muitas vezes se torna constante, colocando então essa marca de preferência, em uma comparação com outros dentro do mercado.

Maior tráfego

Quanto maior o número de pessoas satisfeitas com uma experiência dentro de uma plataforma, maior será o tráfego gerado, ponto este que pode influenciar em ganhos diversos, principalmente, aqueles relacionados a anúncios e publicidades.

Além disso, uma empresa que possui grandes números de tráfego conseguem melhorar a performance da empresa dentro da internet, sobretudo em meio a buscadores.

Aumento do valor

O valor de uma marca significa a importância e sobretudo a valorização financeira que ela recebe, geralmente em razão de sua alta concentração de adoradores, mas também em meio de uma compreensão de que aquele espaço é considerado interessante.

Em outras palavras, uma empresa de instalação piso vinílico colado que é bem valorizada por suas ferramentas digitais, entregando uma qualidade de serviço para seus clientes, vai se diferenciar de outras, e com isso seu poder de mercado também aumentará.

De que forma começar a trabalhar com UX?

Agora que você já sabe o quanto é benéfico trabalhar com o UX, é hora de começar a entender os principais preceitos dentro dessa técnica, e de que forma sua empresa de venda de fresadoras ferramenteira pode começar a criar a melhor jornada do cliente.

  1. Usabilidade

A usabilidade de uma página é determinada pela forma intuitiva e prática como um usuário pode navegar dentro dela. 

Por meio do UX design toda a concepção visual auxilia neste sentido, trazendo comodidade, sobretudo satisfação dentro das experiências.

O ideal é entender de que maneira a jornada do cliente dentro de um site funciona, e trabalhar para construir o melhor caminho possível, contando com boas escolhas visuais. 

  1. Mobilidade

A mobilidade é um assunto extremamente importante quando falamos de UX, tendo em vista que é a partir dessa questão que as páginas podem ser entregues com a mesma qualidade dentro de plataformas totalmente diferentes, como celulares e computadores.

A melhor experiência do usuário vem a partir da interação com o produto de modo que ele seja maximizado em todos os lugares. 

Por isso, é impotente que o visual de uma página seja sempre atualizado para visualização em diferentes ferramentas.

  1. Carregamento

O carregamento da página, apesar de não ter uma direta relação com o design de UX é parte essencial para as escolhas gráficas, principalmente de programação.

Quanto mais rápida for a página melhor será a satisfação de quem a está consumindo, e para ajudar neste quesito nada melhor do que escolhas visuais que sejam menos pesadas.

  1. Excelente visual

O principal símbolo do UX design é o próprio design, a comunicação visual. 

Dentro da experiência de consumo em uma ferramenta digital é preciso contar com excelentes escolhas relacionadas a partes gráficas, pois essa de fato será a primeira a ser vista.

Evite trabalhar com algo que se desvencilhar do que a marca oferece, e lembre sempre de prover a comunicação visual que melhor determine a locomoção pela página da empresa de engenharia legal.

Considerações finais 

Portanto, o UX design trabalha com a experiência de um cliente dentro de uma página.

E para isso, entende a experiência dentro da plataforma e traça planos gráficos e de configuração que possam trazer a melhor usabilidade possível, aproximando a marca desses usuários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

gatilhos

Gatilhos mentais: Como trabalhar este recurso no marketing?

Saiba como vender mais no mês da Black Friday