in

Turismo literário: 4 destinos nacionais para quem ama literatura

Ver de perto onde os escritores viveram é também um jeito de entender melhor as obras. Veja destinos que você deveria considerar se gosta de livros.

Cada livro é uma viagem para um lugar diferente. Quem já leu histórias que se passam em cidades familiares sabe que a experiência é outra. Saber exatamente como é aquele lugar que o livro cita, pode ajudar até a tornar a ficção mais real. Afinal, grande parte de uma obra literária é o que a gente sente quando a lê.

O mercado de turismo sabe disso e as cidades onde viveram nomes célebres da nossa literatura se tornaram também lugares para celebrar suas obras. Se você é do tipo que gosta de mergulhar nas leituras, visitar alguns desses lugares pode ser uma ótima ideia para as próximas férias. Antes ou depois de ler o livro.

Gostou da dica? Fizemos uma lista de cidades brasileiras que você deveria visitar e alguns espaços que não pode deixar de ir quando passar por elas.

Salvador – BA

Uma das capitais mais famosas do Brasil, por suas praias e muita história, Salvador também é um ótimo destino para quem gosta dos melhores livros de literatura. No Pelourinho, você pode visitar a Fundação Casa Jorge Amado, que celebra não só a obra do escritor, como outras manifestações da cultura baiana.

Um dos livros mais célebres do autor, Capitães de Areia, tem as praias e a periferia da cidade como palcos e, quem visita de perto, vê a obra por outra perspectiva. Quem é fã de Gabriela, Cravo e Canela, outra obra famosa do mesmo autor, pode dar um pulo em Ilhéus, que fica a apenas algumas horas de carro.

Cidade de Goiás – GO

Antiga capital do estado, a Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, é um excelente destino para quem gosta de história. E também para quem gosta de literatura. Foi lá que viveu uma das poetisas mais famosas da região, Cora Coralina.

No ano em que Cora completaria 100 anos, foi inaugurado o Museu Casa de Cora Coralina, no imóvel onde ela passou seus últimos anos. A casa foi construída em 1770, do lado da ponte, um dos cartões-postais da cidade. Tem 16 cômodos e até uma bica de água potável no quintal.

Mais do que relembrar a vida e obra de Cora, o local também valoriza a identidade e a memória do povo goiano, também muito presentes em sua literatura. Os outros passeios pelas ruas de pedra da cidade remetem a várias outras obras literárias do estado. A culinária goiana, também citada nos livros, é uma atração à parte.

São Paulo – SP

A maior cidade do Brasil é também um grande centro cultural, que celebra a arte em todas as suas formas. A literatura tem lugar de destaque na capital paulista, que tem até uma Rede de Museus-Casas Literários.

Um dos lugares mais famosos é a casa onde viveu o escritor Mário de Andrade, que também dá nome à gigantesca biblioteca municipal da cidade. Não deixe de visitar também a Casa Guilherme de Andrade, um centro de estudos e tradições literárias.

A terceira integrante da Rede é a Casa das Rosas, que fica na famosa Avenida Paulista. O local abriga várias exposições temporárias, mas também é morada do acervo bibliográfico de um dos mais importantes poetas paulistas, Haroldo de Campos.

Rio de Janeiro – RJ

Como não podia deixar de ser, a cidade maravilhosa também é o cenário de vários enredos da literatura nacional. Além dos icônicos pontos turísticos, como o Cristo Redentor, o Corcovado e as praias, que aparecem em vários livros, o local também tem museus e centros culturais que celebram livros de literatura, livros de romance, entre outros.

As livrarias por lá não são apenas locais para comprar livros, mas também pontos turísticos. Uma delas é o Real Gabinete Português de Leitura, que fica num belíssimo prédio histórico no centro. 

Tirar fotos sentados ao lado das famosas estátuas de Clarice Lispector e de Carlos Drummond de Andrade é outra forma de celebrar a literatura na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

    O que deve constar num contrato de compra e venda de imóvel?

    Biquíni de cintura alta: estilo e conforto