in ,

Tráfego de dados. Quais os cuidados necessários?

tráfego
SEO specialists work on high-quality organic search traffic for websites. SEO analytics team, SEO optimization, internet promotion concept. Bright vibrant violet vector isolated illustration

O tráfego de dados são os canais pelos quais as informações pessoais de uma pessoa física ou jurídica passam no momento em que é realizada uma inscrição em algum site da internet.

 

Se tornou comum as pessoas aceitarem diversos termos antes de adquirir algo na internet. 

Praticamente todas as estratégias de marketing digital precisam de diversos dados para que seja realizada, por isso, os sites criam diversos métodos para que o usuário disponibilize seus dados para que as campanhas sejam feitas.

Note que todo o site, inscrição em alguma aula online, aquisição de algum ebook gratuito ou recebimento de ofertas, é necessário realizar o preenchimento de um formulário ou aceitar algum termo. Assim que o usuário aceita os termos os dados são enviados.

Outra forma de gerar tráfego de dados é quando você registra sua voz em uma plataforma, envia fotos pessoais e de documentos via e-mails ou sites governamentais, além do registro do cartão de crédito para realização de alguma compra digital. 

Empresas de entregas de comida, por exemplo, tem o próprio aplicativo onde os dados são salvos e redirecionados para as marcas parceiras no momento da realização da compra. Assim os dados fornecidos por você são direcionados a outra empresa. 

Portanto, o tráfego de dados está ocorrendo, justamente por seus dados estarem sendo constantemente enviados e enviados para diversos tipos de sites com diferentes domínios e objetivos, a responsabilidade de mantê-los seguros é das próprias empresas.

Contudo, diversas plataformas sérias investem pesado na preservação dos dados de seus clientes, por meio de pessoas especializadas em segurança digital. 

Essas pessoas trabalham para que hackers não tenham acesso aos dados e vendam ou utilizam de forma ilegal.

Um exemplo é quando uma rede social é acessada em um dispositivo novo, imediatamente o dono da conta é avisado do acesso novo.

Assim, é possível verificar a procedência do acesso e se necessário bloqueá-lo. Muitas pessoas ficam irritadas com este tipo de segurança, mas saiba que são importantíssimas para a preservação de contas bancárias, contatos, fotos e conversas pessoais. 

Um grande erro das pessoas é ao comprar um notebook novo, acreditarem que ali não existem problemas em acessar diversos sites, pois o acesso está limitado apenas ao dono da máquina, contudo, o roubo de dados é feito por meio do acesso aos sites. 

Ninguém está totalmente livre de um hacker, existem diversos casos de autoridades e marcas famosas no mundo todo que já foram hackeadas por usuários. 

Mesmo assim, existem formas de nos proteger e evitar que dados essenciais como senhas sejam usurpadas. Vejamos algumas delas. 

Troque a senha frequentemente 

Pense nas senhas que são utilizadas como uma escova de dentes. São seguras e realizam o trabalho de forma constante e objetiva, mas após um tempo de uso nota-se que devido o uso constante, perdem um pouco da qualidade, por isso a necessidade da troca.

A gestão patrimonial dos seus bens deve ser realizada da mesma forma que o exemplo acima. 

São muitos locais de acesso e por isso, após algum tempo vão sendo registradas em diversos computadores, tablets e smartphones diferentes, portanto:

  • A troca das senhas deve ser realizada a cada 90 dias;
  • Não utilize a mesma senha para todos os canais;
  • Senhas com caracteres especiais e números são mais seguras;
  • Evite salvar as senhas em bloco de notas digitais;
  • Não compartilhe sua senha com ninguém.

Esses passos são relevantes, pois ajudam na preservação, as senhas são o meio mais direto de acesso a conta de alguém.

Lembre-se de ativar notificações para estar atento a qualquer mudança repentina de acesso ou atividade em suas contas. 

Cuidado com Home Office 

Cada dia mais as empresas estão contratando mais pessoas para realização de trabalhos remotos. 

E as oportunidades nesse ramo estão crescendo diariamente em todo o mundo, pensando nisso, muitas pessoas migraram para esse sistema sem tomar os cuidados necessários. 

A internet se tornou um espaço de coworking, então reuniões e apresentações são realizadas todos os dias no meio digital, cada vez mais, com mais frequência. 

Trabalhar em casa exige alguns cuidados, por além de seus dados os da empresa também estão sob risco. 

Diferente de um trabalho em uma empresa física, onde os computadores estão em uma rede sob os cuidados das equipes de segurança da informação, trabalhar de casa, não. 

Por isso, é preciso ter alguns cuidados na hora de acessar documentos importantes.

Redefina os navegadores 

Umas das medidas de segurança é redefinir os navegadores para as configurações originais. 

Assim, todos os acessos que foram feitos antes do início dos trabalhos são excluídos sem deixar vestígios.

Com isso, o navegador estará livre para que o colaborador monte seu próprio workspace somente com os acessos necessários para realização de seu trabalho. 

Não utilize Wi-fi público 

Wi-fi e VPNs públicas e gratuitas podem ser um problema, como muitas pessoas têm acesso àquele mesmo login, os computadores e celulares passam a trabalhar em uma única rede. A única camada que protegerá o seu computador são as defesas dele mesmo. 

Para assuntos muito importantes, busque utilizar a própria internet, mesmo que roteando de seu celular. É uma maneira muito positiva de preservar os dados que serão utilizados.

Ao acessar uma rede pública você compartilha sua localização em tempo real para muitas pessoas, nunca se sabe quando alguém mal intencionado irá aparecer, por isso, previna-se.

Faça Backups com frequência

Trabalhar de casa ou ter o próprio negócio exige um método para preservação de dados. Nunca se sabe o que pode ocorrer. 

Sem a boa contração de empresas de instalação elétrica, um prédio pode pegar fogo ou um curto em uma tomada destruir seu notebook.

Assim, sem os cuidados necessários para preservar esses dados, causará grandes problemas para a empresa. 

Tenha um plano B para problemas. Lembre-se que imprevistos acontecem, esteja preparado.

Monte um perfil para a empresa 

Essa dica é importante para quem divide o computador de trabalho com outras pessoas de casa ou colegas de trabalho. 

Cada pessoa deve ter um perfil e isso se torna essencial se o indivíduo trabalha de forma remota.

Crianças, e pessoas mal intencionadas podem ter acesso a pastas, históricos e contas que ficam abertas no computador. 

Tome cuidado, crie um perfil para a galera de casa jogar e assistir vídeos e tenha o seu para o trabalho para entrega de documentos e afins

Cuidado com os golpistas 

Pessoas com intuito de se beneficiar da inocência de outras pessoas costumam criar sites com ofertas milagrosas ou aparência parecida com os veículos oficiais para conseguir dados sem que o internauta perceba que o site é uma fraude.

O nome popular desse método é Phishing, e busca roubar contas por meio de fraudes na internet. O primeiro passo para realizar uma compra pela internet é suspeitar do canal.

Ofertas que parecem ser muito boas, podem ser perigosas, busque sites consagrados no mercado ou a indicação de um conhecido, evite colocar seus dados em qualquer local que promete algo. Suspeite. 

Um método simples é saber a procedência do site e ver comentários sobre ele em sites que averiguam a conduta das lojas. 

Olhe atentamente para o URL desses sites e verifique se a escrita está correta. É muito comum os golpistas copiarem o site exatamente como o da marca original e colocar no endereço do site um caractere diferente que passa despercebido pelos usuários. 

Se precisar, ligue para a empresa antes de realizar a compra, envie um e-mail. Veja a procedência da marca e se é organizada.

Esse tipo de cuidado é tomado em diversos setores como em empresas de motoboy, arquitetura e aparelhos eletrônicos. 

Cuidado com os jogos nas redes sociais 

As redes sociais são locais propícios e fáceis de entregar dados sem os cuidados necessários ou até mesmo sem ao menos perceber. 

Com diversas postagens e links que convidam para diversos tipos de oportunidades é preciso ter cuidado.

As redes sociais em si, são seguras, os desenvolvedores devem prestar aos governos medidas de segurança com os dados obtidos dos usuários, então as redes estão em vigilância contínua. 

No entanto, ao adentrar em sites pode levar o usuário a um grande problema. Jogos são um exemplo de método utilizado pelos hackers.

A pessoa entra em jogo para saber qual artista famoso mais se enquadra em seu perfil, mas para o teste ser realizado é preciso fazer login em uma rede social ou fornecer algum dado. O perigo está aí.

 Exatamente porque eles montam o login como se fosse de uma rede social, mas se trata de uma caixa de dados montada pelos golpistas. 

Sem perceber, o usuário fornece o login e senha sem perceber, após o registro o usuário é devolvido para rede social de origem.

Por isso, todo o cuidado é pouco. Note que são medidas que buscam iludir o usuário. Invasões em si são mais difíceis, pois exigem maior trabalho. 

Dependendo do tanto de dados que precisam ser preservados, somente esses cuidados e um pouco de atenção a mais podem preservar a conta bancária e a realização de transações sem medo, basta prevenir-se e ficar atento. 

Apesar dos cuidados necessários, a cada dia a internet está se tornando um ambiente de relacionamento e compras cada vez mais seguro. 

As pessoas que trabalham para uma internet segura e saudável se dedicam dia e noite para que os usuários tenham boas experiências. 

Portanto, não precisa ter medo na hora de comprar aquela tão sonhada mesa de som profissional, tênis de marca ou pedir uma comida em um final de semana tedioso. A internet é muito mais segura do que já foi algum dia.

Apenas previna-se como em todo o local em que precisamos nos expor de alguma. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

técnicas de vendas

Técnicas de vendas. Conheça algumas destas práticas

Você sabe o que é Wi-fi 6?