in , ,

4 tipos de propaganda gratuita para utilizar na internet

propaganda
Tiny peple, marketing manager with megaphone and push advertising. Push advertising, traditional marketing strategy, interruption marketing concept. Bright vibrant violet vector isolated illustration

A integração entre mundo real e o online vem dissolvendo a barreira entre estas duas dimensões, tornando uma mais parecida com a outra. A possibilidade de emplacar uma propaganda orgânica em um espaço web é a demonstração disso, um exemplo claro quando buscamos por (transportadora de veiculos) nos buscadores aparecem os resultados melhores e mais otmizados em primeiro. 

Na realidade anterior e fora da internet, o sucesso na tarefa de chamar a atenção ou mesmo disponibilizar um produto ao público era fortemente impactado pelo investimento que o produtor ou fornecedor estivesse disposto a fazer. 

Sabe-se hoje que o mundo virtual também funciona nestes termos. 

Multiplicam-se as plataformas de anúncio pago no mesmo passo em que cresce o investimento em luz, câmeras e outros equipamentos que garantem uma imagem limpa e atraente. 

Para aqueles que não poderiam acompanhar tal fluxo monetário, havia outras maneiras. 

Nem todos os anunciantes exibiam condições para estampar sua marca em um outdoor ou banner com foto e nem por isso era o fim da linha em suas vendas. 

Do mesmo modo, anunciar na internet não é sinônimo de custo financeiro. As melhores propagandas da História foram orgânicas ao ponto de ser quase involuntárias. 

Desvendar a força por trás delas e replicá-las em um modelo verificável é o grande desafio do marketing. 

A propaganda gratuita e o seu grande poder

O início de uma campanha de marketing de conteúdo se dá pela definição do local onde o produto será comercializado. 

Na dimensão online e offline, os espaços disponíveis para este tipo de interação podem ser divididos em três grupos.

Espaços pagos, semi-pagos e gratuitos, por onde se encaixam todas as formas de anúncio existentes, até mesmo o adesivo decorativo de parede cozinha, estampando o contato para algum serviço.

Os espaços pagos no ambiente online dizem respeito às plataformas específicas de propaganda que contam com painéis de controle e muitas ferramentas de análise. 

Esses sistemas criam, divulgam e monitoram o anúncio com uso de métricas que avaliam o desempenho de uma campanha com base em fatores como alcance, em números totais, taxas de conversão, frequência de leads, dentre outros. 

Exigindo um valor pré-pago pelo serviço, o anunciante tem direito a usufruir do trabalho de algoritmos que calculam o andamento de uma propaganda.

Os melhores locais de divulgação e os melhores termos a ser utilizados com base no público-alvo.

Os links cadastrados, endereços que redirecionam a um local de compra, são conquistados por meio da aquisição de um domínio web, construído com uso de técnicas de programação e web design. Ambos os serviços demandam pagamento prévio.

Fora do ambiente virtual, os espaços de anúncio pago envolvem plataformas de mídia offline como canais de TV abertas ou fechadas, programas de rádio, front light banner e outdoors

Os valores despendidos são altos, visto que a manutenção destas estruturas também extrai altos custos de equipamento, locação e mão de obra.

Um anúncio na TV também redireciona para um local de compra, neste caso, trata-se de um endereço físico exibido na propaganda. 

Estes endereços são imóveis sinalizados como comerciais e sua aquisição exige uma taxa total de compra ou uma taxa mensal de aluguel.

O aluguel de uma casa e a compra de um domínio web são semelhantes em muitos pontos. Ambos são quitados por uma taxa mensal, sem a qual o acesso ao endereço é suspenso. 

Alguns domínios são mais disputados que outros, assim como algumas ruas o são.

Estilos semi-pagos

Os anúncios semi-pagos são caracterizados por ser uma modalidade híbrida entre o serviço monetizado e o serviço gratuito. 

Na internet, a maior parte dos espaços de marketplace oferecem este formato. 

São sites, ou seja, domínios contratados por uma empresa que constrói uma estrutura para instalação de múltiplas lojas, como um shopping online. 

Essa estrutura fica disponível para qualquer anunciante, seja pessoa física ou jurídica que, por meio de um cadastro gratuito, conquista a autorização para anunciar seus produtos dentro da plataforma, sem limite de prazo ou produtos. 

Os tipos de produtos ou serviços podem ser variados ou apresentar algum aspecto em comum a depender da proposta do site ou aplicativo. 

Alguns sites funcionam como um grande stand de ofertas para todo tipo de produto, enquanto alguns segmentam num serviço específico, como aula canto

Os gastos com o domínio, web design, a criação e atualização de algoritmos que otimizem os processos da página, bem como a utilização de ferramentas pagas de anúncio do site são repassadas ao vendedor por meio de uma taxa descontada em cada venda. 

Isto significa que o anunciante fornece uma parcela de seus lucros em troca do livre uso da plataforma. 

No entanto, caso ele não lucre nada, não será compelido a pagar nada, nisto consiste a característica semi-paga deste espaço. 

Exemplos offline desse tipo de operação são as feiras, stands e flyer de divulgação que permitem o cadastro gratuito de comerciantes. 

Muito utilizado em eventos e shows, é um recurso que melhora a experiência do evento para os consumidores.

Profissionais liberais e autônomos também estão familiarizados com a estratégia. 

Programas de revendedores para grandes marcas e serviços prestados à agências são exemplos de modalidades semi-paga. 

Note a terceirização do esforço de anúncio, marcas menores ligam-se a marcas fortes e consolidadas em busca da alavancagem de seus resultados de Marketing. 

Marcas maiores se beneficiam com a pluralidade de produtos e fatias dos ganhos. 

O que pode se traduzir no momento do pós-venda como uma propaganda paga para o pequeno fornecedor, é para o site, empresa ou evento que disponibiliza o cenário uma oportunidade de gerar propaganda orgânica e gratuita.

Estilos gratuitos

As opções totalmente gratuitas de divulgação e venda exigem um nível de independência maior do empreendimento que deseja adotar este modelo. 

As plataformas gratuitas de marketing e comercialização de produtos sem custo anterior ou posterior à venda oferecem poucas comodidades, delegando todo o processo de divulgação e preparação do espaço de atendimento para o empreendedor. 

No entanto, esta é uma chance para estar inteirado de todas as fases da elaboração de uma campanha publicitária. 

Algumas empresas de tecnologia oferecem domínios completamente gratuitos, onde o anunciante pode elaborar postagens monetizadas ou não.

Além de manipular o layout de sua página e personalizá-la para oferecer uma experiência exclusiva ao leitor.

A construção de uma identidade visual é tão importante que grandes indústrias estampam seus símbolos até mesmo em uniforme empresa feminino como forma de divulgação orgânica. 

Por que a propaganda orgânica é tão importante mesmo para aqueles que possuem recursos para pagar? O método orgânico depende quase exclusivamente da criatividade do anunciante. 

É a forma mais certeira e com volumes mais robustos de resultados positivos por ser impulsionada pela reação emocional humana, o motivador mais poderoso em torno de uma ação. 

As pessoas gostam de saber que estão interagindo com algo genuíno. Uma publicação impulsionada por pagamento acrescenta uma artificialidade que, apesar de não gerar danos irreversíveis, reduz a percepção da naturalidade da informação. 

Por este motivo, as redes sociais, outra ferramenta gratuita de publicação que pode ser utilizada para anúncios e realização de compras, valorizam enormemente aqueles que são capazes de gerar engajamento de forma orgânica. 

A tentativa de naturalizar o relacionamento entre produtores e consumidores não deve ser feita ignorando a realidade do tipo de relação estabelecida. 

Mais importante do que ser natural é a credibilidade e honestidade com o público demonstrada por meio do compromisso em passar informações e porta etiqueta de preco corretas.

Desenvolvendo sua propaganda gratuita: 4 tipos

Lançando mão das plataformas e ferramentas exemplificadas acima, o próximo passo é desenvolver uma estratégia firme de posicionamento na internet. 

A depender do objetivo traçado, estes são os quatro tipos de propaganda online 100% gratuita:

  1. Fotos e vídeos nas redes sociais;
  2. Artigos informativos em sites e blogs;
  3. Aplicativos intermediários entre vendedor e consumidor;
  4. Uso de SEO e link-building para palavras-chave. 

Uma opção gratuita para descobrir o que seu público procura e relacionar seu produto a esse tráfego é a pesquisa por palavras-chave. 

Digitadas em sessões de busca de diversos sites, sua frequência funciona como um termômetro sobre o que está em alta no momento.

As palavras-chaves são indicativos não apenas de hits temporários, como também de fenômenos periódicos onde a busca e aquisição de determinado produto ou serviço é maior. 

Outros produtos se comportam em demanda constante o ano inteiro, como é o caso da assistencia tecnica Apple Iphone e outros equipamentos eletrônicos.

O uso de vídeos informativos, publicações sobre curiosidades, transmissões ao vivo e fotos tentadoras não devem ser dispensadas na elaboração de um plano de ações online. 

A palavra de ordem é produzir conteúdo de qualidade. 

Conclusão

Portanto, o mundo online se estabeleceu como uma extensão que aproxima e oferece oportunidades pouco exploradas no mundo offline. 

Sendo assim, viagens, compras, oportunidades de trabalho, encontros com amigos e equipes de marketing passaram a estar ao alcance da mão.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

bcg

Você sabe o que é matriz BCG?

O que é propaganda enganosa?