in

Sala de jantar: como organizar para receber os amigos

Para organizá-la de maneira a oferecer conforto e espaço, é preciso medir as suas dimensões, caprichar na iluminação e escolher bem as cores.

Há poucas décadas, quando se pensava em sala de jantar, o mais comum era associá-la a uma mesa e cadeiras. Com o passar do tempo, este cômodo da casa ganhou novas funções,  podendo sediar outras atividades, como ver um filme, ouvir música e até trabalhar remotamente.

Nesse novo contexto, é preciso selecionar bem o número e o tamanho dos móveis que serão colocados na sala de jantar para não sobrecarregar o ambiente ou dificultar a circulação de pessoas.

Além do tamanho, é preciso pensar nos modelos e cores dos móveis, que podem estar em tons claros ou em estampas decoradas, dependendo do gosto de quem decora. Veja algumas dicas de como organizar bem a sala de jantar para receber os amigos e relaxar em sua casa.

Tamanho dos móveis

O primeiro passo para organizar a sua sala de jantar e torná-la um ambiente aconchegante é medir as dimensões dela. A distância ideal entre a parede e a cadeira deve ser de pelo menos 70 centímetros. Lembre-se também de deixar espaço entre a mesa de jantar e a parede. A mesa costuma ser o móvel mais importante e espaçoso de uma sala de jantar, por isso verifique bem o modelo escolhido, pois é nele que as pessoas vão se acomodar na hora de compartilhar refeições e drinks.

Se a sua sala de jantar não é tão espaçosa, vale apostar em móveis dobráveis e multifuncionais, que são ótimos para otimizar cada canto da residência e ainda conferem um ar inovador ao ambiente.

Outra possibilidade é escolher uma mesa redonda ou oval, já que elas garantem mais lugares à mesa, sendo mais indicadas para espaços reduzidos. Verifique o formato dos móveis  escolhidos e dos limites da sala, para não desperdiçar espaço.

Nesse caso, também é recomendado optar por um número menor de móveis, para poupar espaço e organizar melhor a sala, tais como mesas com gaveta, escadas vazadas nas quais é possível colocar livros e garrafas, mesas dobráveis, entre outros.

Boa iluminação

Esse fator pode passar despercebido, mas caprichar na iluminação é fundamental para proporcionar conforto e poder conferir maior sensação de amplitude para os cômodos de uma residência.

Em espaços pequenos, pode ser mais adequado escolher uma iluminação embutida, já que ela evita a barreira visual criada pelo pendente que a sustenta. Também é possível colocar lustres, luminárias e pontos de luz em lugares mais específicos, como sobre a mesa. É importante lembrar de iluminar os cantos da sala de jantar.

Cores e estampas

As cores são fundamentais para organizar qualquer espaço doméstico. Na sala de jantar, optar por móveis em cores claras (como branco, bege e marrom) é uma boa estratégia para conferir mais sensação de amplitude para este cômodo. Para quem gosta de uma decoração mais marcante, uma boa estratégia é apostar em cores contrastantes, pois elas ajudam a realçar móveis e objetos e se valorizam reciprocamente.

Lembre-se de escolher as cores com cautela, a fim de não deixar o ambiente sobrecarregado. Se você deseja uma sala que transmita uma sensação de tranquilidade e calma, é bom optar por cores como azul e verde. Se a sua preferência é por ambientes alegres e vibrantes, as cores quentes (como vermelho, amarelo e laranja) são mais recomendadas. Para ousar na decoração, estampas podem ser uma opção alegre. Escolha uma peça ou móvel para ter estampas e chamar a atenção das visitas.

Simultaneamente, deixe o restante da decoração em tons mais neutros, para ampliar o ambiente e equilibrar o visual. Colocar algumas plantas também ajuda a deixar a sua sala de jantar aconchegante, estilosa e receptiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Seu gato é fofo ou obeso?

6 dicas para manter suas calcinhas sem fungos ou bactérias