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Saiba o que é lançamento perpétuo

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Nos dias de hoje, já não dá para negar o crescimento da internet e a quantidade de soluções comerciais que ela pode trazer a uma empresa. Dentro desse universo, uma das mais inovadoras e interessantes é a do lançamento perpétuo.

Trata-se da diferença entre abrir e fechar o carrinho da sua plataforma de vendas, ou deixar a solução na opção perpétua, que como diz o nome, implica não fechar o carrinho nunca, ficando sempre disponível para consumo, embora com lançamentos estratégicos.

Claro, uma coisa é comprar gerador a gasolina, um produto tradicional cuja venda precisa estar disponível a qualquer momento. Contudo, quando falamos em infoprodutos, que são cursos, vídeos, apostilas, e-books, aulões e afins, a situação muda.

Ou mesmo produtos tradicionais como os próprios geradores, que diante da esfera digital respeitam outras regras de mercado, que incluem oportunidades como o lançamento perpétuo.

Os impactos que isso causa em termos de negociação e marketing são tremendos, por isso, eles precisam ser levados em conta na hora de discutirmos o assunto, sobretudo em comparação com as demais modalidades de venda.

Pode parecer um detalhe, mas trata-se de algo cujos efeitos vão mudar suas principais formas de divulgação, a maneira como seu público-alvo reage às suas propostas e, por fim, o seu próprio modo de faturar e fazer receita e lucro.

Engana-se quem pensa que soluções tradicionais não podem usar a fórmula do lançamento perpétuo. O segmento de automacao eletrica industrial é um dos mais tradicionais do mercado, e uma marca pode simplesmente liderar o mercado digital.

Basta implementar uma plataforma online e começar a lançar soluções de automação como as dos infoprodutos que mencionamos acima, ou as tradicionais. A questão é como fazê-lo.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores soluções da área, além de conceitos básicos e conselhos que qualquer um pode começar a colocar em prática hoje mesmo, sem margem a erros ou dúvidas.

O mais interessante é que esse tipo de lançamento evoluiu tanto nos últimos anos que realmente já pode ser aplicado por qualquer segmento ou nicho de mercado, seja um professor de música que dá cursos online ou um negócio de caldeiraria aco inox.

Então, se você quer compreender como exatamente isso é possível e mudar a realidade da sua empresa graças a uma das estratégias mais incríveis da atualidade, basta seguir adiante na leitura deste artigo.

Lançamento perpétuo: o que é?

O modo mais fácil de entender o lançamento perpétuo é por comparação com o método de lançamento recorrente, que é aquele que abre e fecha o carrinho, usando gatilhos sobre a escassez e apoiado na demanda reprimida.

Ou seja, se a pessoa fala sobre vender um curso ou algo semelhante apenas durante uma semana do ano (depois o carrinho fecha e ela não sabe mais quando voltará a abri-lo), isso vai gerar um efeito psicológico enorme no público.

Por outro lado, o lançamento perpétuo também gera seus efeitos psicológicos. Porém, sua vantagem não está tanto no modo como o público vai reagir, mas em fatores ligados à estratégia da empresa e sua relação com outros grupos comerciais.

Nesse sentido, o perpétuo é o formato mais tradicional, como uma loja que vende lampada fluorescente 40w em qualquer dia que o estabelecimento estiver aberto. Basicamente, esse é o formato “perpétuo”, porém na internet ele ganha novas possibilidades.

Um dos fatores que mudam para a marca é sobre o grupo de parceiros e de afiliados que possam ajudar a promover aquele produto. 

Na modalidade perpétua, essas parcerias costumam desaparecer com o tempo, devido à sua sazonalidade. Portanto, é preciso dedicar-se a esse ponto. 

Ademais, o perpétuo pode criar uma dependência da marca com um único produto, além de defasar a aplicação do funil de vendas. Adiante veremos como evitar esses pontos.

O papel do funil de vendas

Um dos pontos mais importantes ao discutir as vantagens ou desvantagens do lançamento perpétuo em relação ao recorrente é o funil de vendas.

Se você vai lidar com lançamento recorrente, é desnecessário dizer que vai precisar trabalhar as etapas do funil de maneira frenética quando estiver perto de abrir o carrinho, já que todo seu público precisará estar de olho no seu trabalho.

Basta essa descrição para percebermos como surge a falsa impressão de que, se o carrinho está perpetuamente aberto, já não há urgência em lidar com as etapas do funil. Mas, afinal, um despachante cnh cassada precisa preocupar-se com isso?

Ora, certamente ele precisa preocupar-se com o funil de vendas, caso queira ter resultados incríveis. Para entendermos melhor o porquê, vejamos quais são os estágios tradicionais do funil:

  • Geração de conteúdos;
  • Atração de público;
  • Captação de leads;
  • Consideração de soluções;
  • Prospecção e comercial;
  • Fechamento de vendas;
  • Fidelização de clientes.

Ou seja, gerar conteúdos que engajam e agregam valor ao público, atraindo cada vez mais pessoas e captando leads, é algo indispensável para todos. Esse é o topo do funil, já o meio diz respeito à educação do cliente.

Ou seja, as etapas de fechamento que são típicas do comercial entram em jogo apenas no fundo do funil, no último estágio, mas antes disso há muito que o marketing pode fazer pelo lançamento perpétuo, ajudando-o a alavancar o negócio.

Sobre criar produtos novos

Outro ponto que nos ajuda a entender o lançamento perpétuo é a questão do mix de produtos, que é o famoso portfólio. Ele demonstra claramente como a solução perpétua tem suas peculiaridades e precisa supri-las para fazer sucesso.

Dito de modo claro, uma empresa não pode contar com apenas um produto, mesmo que ele esteja fazendo todo o sucesso do mundo. É a famosa história de colocar todos os ovos no mesmo cesto.

Se a loja vende persiana horizontal aluminio 25mm na modalidade perpétua, é claro que ela também vai ter outras persianas, além de cortinas e acessórios como varão, parafusos e até mesmo outras peças do mesmo segmento, como tapetes e afins.

Portanto, mesmo trabalhando o lançamento perpétuo, é preciso trazer sempre inovações que sejam capazes de manter o seu público engajado.

Deste modo, focando no funil e no portfólio, o perpétuo supera suas duas maiores barreiras, tornando-se tão vantajosa quanto a modalidade tradicional ou a recorrente.

A conhecida “Fórmula de Lançamento”

Se você está estudando a questão do método perpétuo, certamente ouviu falar em uma “Fórmula de Lançamento”, como uma metodologia criada nos EUA por Jeff Walker e divulgada no Brasil por Érico Rocha.

Foi graças a essa fórmula que o termo “perpétuo” ganhou um sentido mais específico e estratégico. Passou a haver três modalidades básicas: a primeira é a tradicional, do produto que simplesmente está à venda em qualquer momento.

A segunda é a do lançamento recorrente, que abre e fecha o carrinho. A terceira é a do lançamento perpétuo, que faz um meio-termo, usando estratégias do lançamento recorrente para promover um produto que está sempre disponível.

Assim, ao vender autoclave cristofoli para dentista, é claro que você não vai ficar abrindo e fechando um carrinho (como poderia fazer no caso de um curso ou consultoria para os mesmos dentistas), mas pode acelerar o funil por meio do lançamento perpétuo.

Tudo o que vimos acima sobre funil de vendas e mix de produtos se torna ainda mais importante, pois são eles que ajudam a alavancar o produto por meio do perpétuo.

Assim, o ideal é pegar um lançamento que fez sucesso no seu mix de produtos, controlar o funil de vendas para saber quem são seus leads novos, e então fazer novos lançamentos para eles, como se fosse uma novidade.

Um ponto aqui é fundamental: no fundo, para os seus leads novos aquele lançamento é mesmo uma novidade, portanto você não estará mentindo para ninguém. O modo como isso pode alavancar um produto é incrível e indiscutível.

Bônus: segredos e vantagens

Finalmente, agora que você já entendeu melhor como funciona o lançamento perpétuo, já deve ter percebido que ele traz uma economia incrível de recursos.

De fato, é possível reaproveitar conteúdos e gatilhos perpetuamente. Uma dica de ouro aqui é que nem por isso você deixe de atualizar algo aqui e ali, trazendo novidades aos seus conteúdos já gerados.

Outro segredo é fechar um período fixo para fazer o lançamento perpétuo, como a cada três meses, o que exige uma automação com a ajuda de programas.

Por exemplo, se um lead descobriu sua página hoje ao buscar a palavra-chave comprar lanterna decorativa artesanal, quando ele será contatado para o lançamento?

É preciso trabalhar com um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) para que isso não aconteça no dia seguinte, mas só após ele passar pelas etapas do funil.

Considerações finais

Com isso chegamos ao fim, deixando claro que o lançamento perpétuo é considerado uma das estratégias mais poderosas.

Ele tem um poder incrível de fazer com que os novos leads mergulhem em sua solução como se ela tivesse surgido ontem, sentindo a empolgação que seus primeiros consumidores sentiram.

Além de economizar recursos, tempos e ampliar as vendas, isso vai tornar sua marca uma referência no mercado. Com as dicas dadas acima, vai ficar ainda mais fácil.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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