in

Saiba como aproveitar os feriados prolongados em 2021

Além do ano novo, apenas dois feriados são considerados prolongados este ano. Confira as melhores dicas para programar uma viagem no período e sair da rotina.

Os feriados prolongados são muito esperados pelos brasileiros. Afinal, é uma oportunidade para dar uma pausa na rotina de trabalho e descansar. Enquanto alguns preferem ficar em casa, outros aproveitam para fazer viagens rápidas e relaxar em um novo destino.

Uma das vantagens do Brasil é a variedade de destinos disponíveis aos turistas. O ecoturismo está em alta e pode ser praticado tanto no litoral quanto na serra. Desse modo, é possível escapar da rotina urbana por alguns dias e reconectar-se com a natureza.

A seguir, confira os feriados prolongados deste ano e veja como programar uma viagem de curta duração.

Feriados prolongados em 2021

Antes mesmo do ano virar, os apaixonados por viagens conferem o calendário para saber a quantidade de feriados prolongados do período seguinte. Considera-se feriado prolongado aqueles que caem na segunda ou na sexta-feira porque emendam com o final de semana.

Em 2021, o brasileiro vai aproveitar três feriados prolongados. Confira a lista a seguir.

  • 1 de janeiro (sexta-feira) — Confraternização Universal e celebração do ano novo;
  • 2 de abril (sexta-feira) — Paixão de Cristo,
  • 15 de novembro (segunda-feira) — Proclamação da República.

Além dos feriados prolongados, o cidadão terá mais seis feriados nacionais para descansar, sendo que dois deles caem no sábado. Veja abaixo.

  • 21 de abril (quarta-feira) — Tiradentes;
  • 1 de maio (sábado) — Dia Mundial do Trabalho;
  • 7 de setembro (terça-feira) — Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (terça-feira) — Nossa Senhora Aparecida;
  • 2 de novembro (terça-feira) — Finados,
  • 25 de dezembro (sábado) — Natal.

Dicas para viajar no feriado prolongado

Para algumas pessoas, viajar é uma forma de espairecer e sair da rotina. Para outras, uma oportunidade de conhecer culturas diferentes e aprender coisas novas. Independentemente da razão por trás da viagem, é essencial programar-se e organizar-se. Confira as principais dicas e garanta uma boa experiência.

Destino

Escolher o destino é o primeiro passo para começar a organizar a sua viagem e tirar as ideias do papel. Os feriados prolongados duram três dias, por isso, cidades próximas são a melhor escolha. O litoral Norte, por exemplo, costuma ser um dos destinos preferidos dos paulistanos nessas situações.

Entretanto, também é possível optar por cidades próximas, que ficam no interior do estado. Assim, você evita o trânsito para o litoral e aproveita ainda mais a viagem. Então, separe um momento para pesquisar destinos próximos, onde seja possível chegar de carro ou de ônibus em poucas horas.

Hospedagem

O meio de transporte e a hospedagem costumam ser responsáveis pela maior parte dos gastos em uma viagem. Por isso, comece a pesquisar o local em que irá ficar com antecedência e explore diferentes opções.

Além dos hotéis e das pousadas, é possível procurar casas, apartamentos e chalés para alugar. Os hostels também são uma opção interessante. Então, invista tempo para encontrar uma hospedagem com boa localização, estrutura, serviços e preço justo.

Roteiro

Outro ponto essencial para programar a sua viagem no feriado prolongado é a definição do roteiro. Quem pretende ir para o litoral pode explorar praias diferentes e fazer uma trilha, por exemplo.

Já quem vai para o interior ou optou por ficar em grandes cidades deve procurar os pontos turísticos e definir aqueles que tem vontade de conhecer. Como a viagem é curta, evite fazer uma programação muito exigente e com vários compromissos. Afinal, o objetivo é relaxar e espairecer, não voltar ainda mais cansado.

Logística

A logística deve ser pensada em conjunto com o roteiro. O engarrafamento nas estradas é grande na véspera do feriado. Então, uma solução para isso é viajar durante a madrugada. Para aqueles que pretendem fazer o percurso de ônibus, essa ideia é ainda mais interessante, já que é possível dormir por todo o trajeto.

Além disso, a logística no destino merece atenção e precisa ser feita de maneira estratégica. Apesar de interessantes, alguns pontos turísticos exigem muito tempo na estrada, por isso, devem ser repensados em uma viagem de curta duração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os games mais jogados até hoje

Seu gato é fofo ou obeso?