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Estratégia de marketing: Quais dados levantar durante o processo.

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A estratégia de marketing é um dos passos fundamentais para qualquer empresa que deseja se manter ativa no mercado, principalmente atualmente, onde a concorrência cresce mais a cada dia.

É a estratégia que permite que você compreenda quais passos deve tomar, objetivos para concluir e como fazer isso. Uma ação de marketing sem estratégia fica perdida, sem conseguir alcançar nenhuma vantagem para a empresa.

O marketing está cada vez mais inserido na realidade das pessoas, principalmente no mundo online. As estratégias de marketing digital surgiram com força, apresentando conceitos muito úteis para o mercado.

Além disso, o marketing digital possibilitou que empresas menores, como as que antes não tinham condições de se inserir adequadamente no mercado, fizessem suas estratégias.

Dessa forma, hoje é possível encontrar em todos os lugares empresas utilizando ferramentas como grande painel de publicidade para:

  • Aumentar suas vendas;
  • Fortalecer sua identidade visual;
  • Inserir-se em um novo mercado;
  • Alcançar um público mais variado.

Entretanto, o investimento em marketing deve obrigatoriamente partir de uma estratégia. Do contrário, serão ações soltas que não terão uma boa efetividade, o que pode ser muito prejudicial para a empresa.

Embora o termo seja um jargão comum no mundo corporativo, poucas pessoas estão prontas para de fato criar uma estratégia de marketing, muito menos sabem por onde começar.

A estratégia de marketing parte de um princípio básico: o planejamento.

Quanto mais uma empresa se planeja para tomar decisões, mais assertivas elas serão. Ao optar por etiquetas auto adesivas personalizadas, por exemplo, uma oficina de adesivação de veículos é capaz de direcionar melhor sua produção.

Isso permite uma força muito maior no mercado para aumentar as vendas e se engajar corretamente com seus consumidores, aumentando assim seu posicionamento.

Portanto, uma das mais importantes ferramentas para a elaboração de uma boa estratégia de marketing é a coleta de dados. Através dela, é possível identificar toda a estrutura que você precisará para tomar as melhores decisões.

Os dados fornecem uma série de informações fundamentais para a apresentação de idéias e para traçar planos de ação e engajamento ao longo do período da campanha. Por isso, você deve se atentar ao máximo a estes dados.

Afinal, assim você saberá a efetividade de um banner impressão digital antes mesmo de ele estar pronto, tendo em base as experiências coletadas anteriormente.

Vale lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor, o que faz com que as empresas precisam tomar mais cuidados com relação às informações.

Além disso, em caso de vazamento de dados, as multas podem ser altíssimas, por isso, é fundamental que sua empresa tome todo o cuidado com estes dados.

É preciso solicitar o consentimento dos clientes de sua companhia de adesivo plástico personalizado para obtê-los, além de ser essencial que isso fique bem claro ao solicitá-los.

Quando você faz uma pesquisa ou recolhe os dados de clientes, tem uma infinidade de dados soltos, que podem ser disparados sem muito refinamento.

Então, é necessário utilizar estes dados de uma maneira inteligente para conseguir explorar melhor suas possibilidades.

Existem diversas ferramentas que compilam estes dados e geram relatórios com os quais você pode imaginar novos produtos, ações de marketing e até mesmo estratégias de engajamento com os clientes certos.

Uma boa maneira de compreender melhor o público com o qual você tem mais facilidade de engajamento é sabendo que é seu público-alvo. Essa ferramenta ajuda a compreender as pessoas que estão mais inclinadas a consumir seus produtos.

A tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas nesse ponto. Os avanços em inteligência artificial, sobretudo em big data, têm proporcionado diversos efeitos que melhoram o engajamento com o público.

Como elaborar uma boa estratégia?

Compreender as possibilidades que um negócio tem para conseguir atrair novos públicos é fundamental. Por isso, as estratégias de marketing devem ser organizadas e pautadas em coleta de dados para garantir resultados cada vez mais efetivos, e alguns passos são:

1 – Definição de objetivos

Com os dados coletados de suas experiências anteriores, você é capaz de identificar suas possibilidades e criar objetivos baseados nele. Com isso, sua estratégia consegue ter um norte para o trabalho, alcançando resultados muito mais efetivos.

Como consequência, é possível se concentrar com mais clareza nas ações que pretende alcançar de fato, definindo a média de tempo que precisará para resolver estas funções e como utilizar corretamente estes objetivos.

Portanto, se você deseja vender mais o serviço de plotagem para porta de vidro, deve considerar incluí-lo em seus objetivos.

É fundamental que consiga compreender todos os objetivos que sua campanha de marketing busca para saber como agir em cada situação.

2 – Melhorar a comunicação

A comunicação é uma etapa fundamental de qualquer negociação. O cliente de hoje espera uma comunicação muito mais assertiva, reflexo da quantidade de opções que existem no mercado para se comunicar.

Para que uma companhia obtenha resultados ainda melhores, o ideal é compreender quais são os canais mais utilizados pelo seu público, priorizando esse tipo de recurso em sua estratégia.

Assim, conseguirá atender com mais clareza e com a garantia de que o cliente terá suas necessidades solucionadas sobre sinalização vertical de regulamentação ou qualquer outro produto que sua empresa ofereça. 

Além disso, a comunicação interna também precisa de muita atenção. Quando os setores da empresa se perdem na comunicação, você não tem um bom resultado para efetivamente realizar as ações. 

O importante é garantir que todos os colaboradores falem a mesma língua, e estejam no mesmo tom.

Assim, obtém-se um atendimento externo muito melhor. Isso porque a comunicação se torna fluida, com todos os colaboradores compreendendo os problemas que o cliente está passando, buscando a solução.

Uma boa maneira de explorar este recurso é através da comunicação omnichannel. Neste caso, todos os caminhos de comunicação criados pela empresa devem convergir nas mesmas soluções.

Logo, a empresa que coloca o atendimento e a comunicação em sua estratégia acaba ganhando um espaço muito maior no mercado.

3 – Adoção de boas práticas

Identificar as melhores práticas para sua empresa também é um resultado de constantes pesquisas e recomendações de seu público. Os dados coletados, sobretudo em questões de pós-venda e feedback, são fundamentais nessa área.

Isso porque a maioria das interações acaba mudando muito rapidamente, principalmente no meio digital que sofre atualizações a todo instante. 

Por isso, seja você uma empresa que produz tag personalizada para laços ou uma indústria de cosméticos, deve perceber quando os clientes dizem que você não está atualizado.

Treinamentos e desenvolvimento de equipe são fundamentais para conquistar mais espaço para a sua empresa. Dessa forma, é possível obter novos investimentos e mais espaço no mercado, tornando-se uma empresa competitiva.

Aqueles que ficam para trás nessa corrida acabam tendo prejuízos e, muitas vezes, até fechando as portas, sendo fundamental que você consiga explorar melhor suas possibilidades.

4 – Acompanhamento de métricas e resultados

O objetivo final de coletar uma série de informações e dados é identificar se as ações de sua estratégia estão funcionando.

É por meio destes elementos que você conseguirá criar um ambiente muito mais adequado para conseguir explorar todo o potencial da empresa.

As métricas relevantes para o marketing digital são conhecidas como KPI’s, ou Key Performance Indicator. Tratam-se de indicadores que podem ajudar a compreender melhor o planejamento que se está fazendo, e o potencial de a estratégia dar certo.

Além disso, quando sua campanha de marketing estiver em atividade, será possível identificar uma série de fatores importantes para a empresa, como a quantidade de clientes alcançados, o lucro obtido e muito mais.

Por isso, o empreendimento deve constantemente buscar resultados que sejam condizentes com as métricas estipuladas, garantindo um resultado maior e melhor para seus recursos como um todo.

Por que sua empresa deve ter uma estratégia?

Se ainda restava alguma dúvida sobre a importância da estratégia de marketing, deve-se pensar em como ela pode auxiliar em outras áreas além da busca por clientes. O primeiro e principal elemento com relação a isso é a diminuição de estresse.

Uma vez que você crie estratégias complexas, terá muito menos dor de cabeça para lidar quando as coisas estiverem se encaminhando corretamente.

Se for precavido, terá até mesmo soluções para problemas comuns, que poderiam causar danos sem um planejamento.

Além disso, com a tomada de decisões mais assertivas, o negócio, como uma fábrica de toy art em papel, consegue economizar em gastos com ações de marketing, uma vez que a estratégia avaliará se uma atividade é de fato necessária ou não.

Quanto mais explorar estes recursos, melhor.

Considerações finais

A coleta de dados é um passo fundamental para qualquer ação estratégica da empresa, sobretudo no caso das ações de marketing. Através dela, identificar uma série de fatores que podem ser melhorados em sua estrutura torna-se mais simples.

Além disso, as ações de marketing pautadas em pesquisas com dados geram uma série de resultados muito mais efetivos, garantindo um espaço melhor no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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