in

Qual gasta menos energia: fogão elétrico ou a gás?

O melhor modelo vai depender das necessidades do seu lar

Seja você um apaixonado por culinária, seja apenas alguém que precisa esquentar a água para o café, uma coisa é certa: o fogão provavelmente será um eletrodoméstico muito útil na sua casa.

A questão é que, com o mercado oferecendo diferentes tipos de fogão, a missão de escolher o seu pode se tornar bem mais complicada. Fogão elétrico ou a gás? Cooktop ou fogão convencional? Qual modelo é mais econômico e qual oferece a melhor relação custo-benefício?

Para te ajudar a decidir o seu próximo fogão, reunimos as respostas a todas essas perguntas, facilitando assim a sua escolha na hora de adquirir este eletrodoméstico essencial a qualquer lar.

Qual o melhor fogão?

Esse tipo de pergunta é um tanto quanto controversa, já que isso vai depender de vários fatores, como disponibilidade financeira e espacial, a forma como o fogão será usado no dia a dia e até mesmo a possibilidade de movimentação fácil ou não.

No final das contas, o fogão ideal será o que melhor atende às suas necessidades. Claro que modelos mais caros tendem a ter uma qualidade maior, mas isso não significa necessariamente que seu aparelho será inadequado só por ter um preço inferior. Nesse caso, busque informações sobre as marcas e os modelos.

Agora, o que é fundamental é conhecer as características de cada tipo de fogão. Essas informações vão te permitir saber qual é o melhor tipo para você.

Fogão a gás

O modelo clássico e mais comumente encontrado nas casas é o fogão a gás. Ele precisa da conexão com o gás de cozinha, seja por meio de um botijão, seja via encanamento, usado principalmente em apartamentos residenciais.

Para acender o fogo, é necessário o uso de fósforos ou isqueiro, ou a ligação na tomada, caso ele possua acendimento automático. O fogão a gás pode ser tanto móvel quanto fixo, quando se opta pelo modelo de embutir. Em relação ao uso de panelas, não há restrições, já que qualquer tipo pode ser usado sem problemas.

Quanto à limpeza, o uso da boa e velha bucha e do detergente é indispensável para manter o seu fogão sempre limpo, principalmente a parte de cima. No caso de acúmulo de sujeira e gordura, as partes removíveis podem ser higienizadas com água quente e bicarbonato de sódio, deixando-as de molho por um tempo.

Por último, mas não menos importante, o fogão convencional tem o benefício de ser mais barato e incluir o forno, parte inexistente em modelos do tipo cooktop.

Fogão elétrico

Modalidade bem moderna e recomendada para quem ama um belo design de cozinha, o fogão elétrico é outro modelo que pode ser muito útil como eletrodoméstico. Ele é adequado principalmente se você tem pouco espaço em casa, já que não possui a parte do forno.

Seu acionamento é feito apenas através da energia elétrica, sem a necessidade do gás de cozinha. A única diferença é que, exatamente por conta disso, o aparelho vai consumir uma quantidade maior de energia.

Ao mesmo tempo, esse modelo é excelente no quesito limpeza. Para limpá-lo, basta passar um pano úmido, especialmente aqueles que não deixam fiapos. Se a sujeira for um pouco maior ou mais intensa, use um pouco de bicarbonato. Os queimadores devem ser removidos para a higienização, mas também precisam ser limpos com pano úmido e detergente.

Outro aspecto positivo é a questão da mobilidade. Isso porque a maioria dos aparelhos desse tipo, por serem uma peça única e muito mais leve, podem ser facilmente carregados em caso de mudanças ou viagens de última hora. Uma boa alternativa para quem vive na estrada ou não tem casa fixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Vai para Curitiba? Saiba por que você precisa conhecer a Rua XV de Novembro

    Como evitar picada de mosquito e pernilongo nos pets?