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Qual a vantagem de ter uma landing page?

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Neste artigo, você descobrirá o que é, de fato, landing page, qual a maneira correta de elaborá-la e quais são as vantagens e resultados que essa estratégia pode oferecer à sua empresa. Vamos lá!

O que é landing page?

Para se falar sobre landing page, é preciso primeiro saber do que isso se trata exatamente.

O termo em inglês, pode ser traduzido livremente como página de destino ou aterrissagem, isso porque seus inventores consideram que os visitantes vão aterrissar dentro do link indicado através dessa tal página de destino.

Você deve estar pensando “o que? como assim?” É meio confuso mesmo, mas depois de checar a definição mais completa, tudo vai começar a fazer sentido. Veja só:

Você estava navegando na internet, fazendo buscas aleatórias, sobre auto escola com carros adaptados, faz de conta. Você procurou, procurou. A partir daí, passaram a surgir inúmeros anúncios em suas redes sociais, mostrando um leque de opções de autoescolas, de todos os lugares e valores.

De repente, no dia seguinte, quando, mesmo em meio a tantos anúncios, você até já se esqueceu que estava procurando por isso virtualmente, acaba entrando em site novamente e dando de cara com uma página gigante.

Nessa página, estão algumas informações interessantes sobre autoescolas, como preço cobrado para tirar a carteira de moto e carro, formas de pagamentos, descontos e quantas aulas estão inclusas, por exemplo. 

Ou pelo menos algo que te instigue a querer saber dessas informações e, assim, entrar no site de vez.

Nisso, você acabou de se deparar com uma landing page legítima. E, agora, já sabe do que está sendo falado, porque, com certeza, já passou por isso. 

Talvez não com pesquisas sobre autoescola, nem sobre produtos ou serviços alimentícios. Mas quem sabe naquele dia, quando estava procurando uma bandeja para rack?

Mas então, as landing pages servem só para isso, para servir de um tipo de  intermédio entre uma página e outra?

As landing pages no Marketing Digital

Para o Marketing Digital, as chamadas páginas de aterrissagem são mais requisitadas para um só objetivo, que é a conversão, conforme relatado lá no início do artigo.

Este tipo de página contém menos links e conteúdos do que um site normal, é verdade. Mas isso é proposital, já que, no caso, a pessoa já estará visualizando um conteúdo seu, de qualquer forma. A meta agora é apenas convertê-la de vez.

Mas não vai se empolgar e achar que é só fazer de qualquer jeito. Para te ajudar, foram listados alguns passos essenciais para você, que quer realizar conversões, conseguir montar uma landing page de tirar o chapéu.

  1. Utilização de título e subtítulo

Sabe-se que, para as estratégias de Marketing Digital, o texto é uma das formas mais usadas como estratégia para se alcançar os crescimentos desejados e esperados.

No caso das páginas de destino ou aterrissagem, não seria diferente. É claro que, como falado anteriormente, esse tipo de método não combina com um “textão” de 1000 palavras, por exemplo.

Mas isso não significa que apenas uma imagem, uma mera palavra solta ou um desenho já sejam o suficiente para atingir o desejado, ao decidir investir nessa estratégia.

O título e o subtítulo sempre vão ser essenciais para toda e qualquer forma de comunicação, porque são o que chama a atenção, de cara, de um visitante, de um lead ou até mesmo de quem já é um cliente.

A maioria das pessoas não têm paciência para ler além de um cabeçalho, mas e se o título e subtítulo desse cabeçalho estiverem tão bem elaborados a ponto de convencê-la a chegar até o final do texto?

Além do mais, mesmo que não chegue até o fim da leitura, ela provavelmente já ficou instigada pelo teor do título e subtítulo.

  1. Capricho nas imagens

Até aqui, já é de sumo conhecimento que as landing pages são estratégias mais voltadas ao design do que ao texto em si, apesar de não dispensarem, de forma alguma, uma parte escrita, mesmo que pequena.

Por isso, para a formação de uma página de aterrissagem de verdadeiro sucesso, é imprescindível que o tratamento das imagens seja especial, de modo que elas possam refletir bem e nitidamente qual é a proposta que está sendo passada.

De modo ainda que emitam a mensagem desejada de forma eficiente. A imagem deve refletir a sua oferta.

É aconselhável evitar imagens de bancos de dados, aquelas que todos costumam usar ou aquelas que todos já pelo menos viram. Inclusive, se você estiver ofertando um produto novo e tiver como mostrar parte dele, mostre! 

Por exemplo, sua empresa pode já ser conhecida em certo ramo e, atualmente, está ingressando em outro. Agora seu negócio será pintar fachadas de prédios e exteriores. Antes, você era conhecido por pintar apenas áreas internas.

Dessa maneira, você pode produzir uma foto de um funcionário já exercendo a nova atividade, realizando a pintura da fachada de um prédio, supondo. 

Essa imagem, junto ao logo de sua marca, com a escrita “marca X agora também com pintura de exteriores fachadas”, já podem compor uma boa parte de sua landing page. Que tal?

  1. Descrição da(s) oferta(s)

Esse passo mostra a importância do texto. Muitas vezes, uma imagem pode não conseguir transmitir tudo aquilo que deseja. Principalmente, se você estiver ofertando algo que é preferível não ser divulgado já na landing page.

Sendo assim, uma breve descrição sobre o produto/serviço se faz necessária, não tem jeito. Dessa forma você vai conseguir vender melhor sua ideia, sanar algumas dúvidas iniciais e causar certa expectativa no visitante.

Aqui, talvez você já esteja fornecendo serviços mais específicos, como a impermeabilização de telhado com manta bidim, quem sabe?

Neste caso, você pode já colocar isso em destaque na sua página de aterrissagem, mesmo que seja escrito, sem problemas. 

Na verdade, é um dever seu fazer isso, já que, independentemente da predominância ilustrativa na estratégia de landing pages, o diferencial do seu negócio nunca pode ser desperdiçado.

Ou, você pode também solicitar algum flyer digital para uma empresa voltada à essa produção e fornecimento. Essa ferramenta do Marketing Digital vai conseguir caracterizar, em forma de imagem, seu produto ou serviço de forma excepcional.

  1. Desenvolvimento de um formulário

O formulário é uma parte crucial, pois ele é a conversão, em si – ao preencher o formulário, o visitante é convertido em lead, abrindo as portas a uma futura conversão em cliente.

No desenvolvimento deste formulário, é importante solicitar apenas as informações que realmente vai precisar por parte desses novos leads. Porque, quanto mais solicitações, menor o número de conversão, devido à falta de paciência das pessoas.

  1. Divulgação de sua landing page

Para que a página de destino cumpra o propósito de conversão, é necessário que seja definido um direcionamento de tráfego para ela.

Isso pode ser feito através de e-mail marketing, como forma de divulgação da sua página para aqueles seus assinantes, por meio da publicação do link da página nas redes sociais também.

Você pode ainda otimizar a página para as ferramentas de busca, através dos métodos de SEO, como o uso de palavras-chave.

Talvez, a URL do link da sua página de destino, voltada para seu trabalho arquitetônico em residências, por exemplo, pode contar com palavras-chave, como “sala planejada apartamento”, nesse caso. Quem sabe?

Quais são as vantagens da estratégia de landing pages?

Confira a lista preparada abaixo contendo algumas vantagens dessa estratégia de Marketing Digital:

  • Alto índice de conversão: geração de leads;
  • Baixo custo, porque, normalmente, você precisa somente daquilo que possui;
  • Praticidade: comunica o que deve ser comunicado e pronto;
  • Alcance de dados precisos sobre avaliação de campanhas, pelos formulários;
  • É temporária: a cada nova oferta, uma nova landing page.

Deve ser por isso que esse é o método de conversão preferido dos marketeiros digitais de plantão. Mas em contrapartida, é sempre bom lembrar que uma estratégia está ligada a outra.

Por exemplo, você resolveu se dedicar à formação das landing pages, mas adivinha? O texto de blog e as técnicas de SEO são grandes aliadas na divulgação desta página.

Ainda por cima, você pode usar sua página de destino ou aterrissagem para divulgar os conteúdos de seu blog de tornozeleira feminina ouro, por exemplo, ou os serviços fornecidos pela sua plataforma de e-commerce, otimizada pelo SEO.

Lembre-se sempre, as landing pages devem ser práticas, contando com imagens de qualidade, bem como uma básica descrição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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