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Qual a vantagem de desenvolver uma identidade visual?

Fazer com que a sua empresa seja facilmente identificada pelo público é essencial. Para isso, a identidade visual é um dos fatores mais importantes, pois é o caminho que atende de forma mais certa esse tipo de necessidade. 

Construir uma boa imagem para a sua empresa é uma das fases que merecem prioridade e atenção. Afinal, é por meio de uma boa estruturação do visual da marca que se pode obter os retornos desejados no que diz respeito à atenção dos clientes com o seu negócio. 

O visual é sempre o primeiro contato do público com a sua marca. Por isso, saber desenvolver uma boa imagem é fundamental para começar um relacionamento de sucesso com os potenciais consumidores da sua empresa. 

Assim, qualquer tipo de estabelecimento, seja ele especializado em aluguel de telão ou uma fabricante de roupas femininas, precisa investir no desenvolvimento de uma identidade visual compatível com as suas características e que seja, ao mesmo tempo, chamativa. 

Isso porque, além de atrair os olhares do público para o seu negócio, é essencial que ele perceba, por meio da imagem transmitida pela companhia, conceitos como qualidade, idoneidade, confiança e respeito. 

Um trabalho bem realizado ainda pode trazer resultados como uma marca tão forte que essa apresentação acaba até por superar os seus produtos ou serviços. Dessa maneira, a identidade visual se mostra um item indispensável na construção de uma história. 

Sendo assim, entender melhor o que uma identidade visual representa para uma empresa e quais as vantagens de desenvolvê-la da melhor maneira possível é fundamental para alcançar objetivos corporativos no curto, no médio e no longo prazo. 

Se você reconhece a importância do assunto e deseja se aprofundar mais nele, este artigo é para você. Por isso, siga na leitura dele e saiba como criar uma identidade visual efetiva para a sua marca, conquistando os efeitos desejados para ela. 

A importância da identidade visual

É verdade que todo empresário busca um destaque para o seu negócio. Assim, quando ele é dono de um colégio particular ensino médio, um dos seus objetivos é o de fazer com que as pessoas reconheçam o seu estabelecimento de forma simples e prática.

Vários elementos podem contribuir para isso. Alguns dos principais são:

  • O logotipo;
  • As cores;
  • As fontes; 
  • Os símbolos;
  • Os grafismos; 
  • Os contornos;
  • Os componentes gráficos em geral.

Todos esses aspectos são fundamentais para a criação de uma identidade visual, pois eles influenciam diretamente na forma como as pessoas veem uma companhia. 

É comum que ao dar início a um novo negócio, principalmente quando se começa de forma menor, o investimento em identidade visual fique de lado. No entanto, esse pode ser um erro, já que a percepção do público é um fator diretamente ligado ao sucesso da marca.

Nesse sentido, é possível dizer que o desenvolvimento de uma imagem positiva para a empresa é um dos passos mais importantes para o sucesso, pois impacta diretamente na avaliação dela perante o mercado. 

Além disso, esse ponto se estende para toda a trajetória da companhia. Assim, ele não é apenas indispensável no início da atuação de uma empresa de cenografia de palco, ou de qualquer outra de segmento diferente, como também por toda a sua vida. 

Dessa forma, desenvolver maneiras de garantir que a sua marca seja facilmente reconhecida e esteja pronta para ser vista pelo público é um dos pontos mais importantes da identidade visual. 

Como desenvolver uma identidade visual efetiva

Apesar de parecer algo simples, o desenvolvimento de uma identidade visual vai muito além da criação de um logotipo, e depende de estudos e conhecimentos técnicos na área.

Assim, é comum que todo o processo dê trabalho e seja relativamente longo, podendo ainda ser aperfeiçoado com o passar dos anos. De qualquer maneira, começar o quanto antes e investir de modo especial em cada etapa faz toda a diferença. 

Afinal, para construir uma marca forte de banho e tosa delivery no mercado, é essencial que ela se mostre comprometida, qualificada e de fácil reconhecimento, o que significa que cada ponto pode fazer a diferença no projeto. 

Por isso, é necessário entender como uma identidade visual deve ser criada, para que tudo ocorra dentro do desejado. Conheça alguns passos a seguir.

1. Faça um briefing da sua empresa

Uma identidade visual de impacto precisa carregar consigo toda a história e as características da marca. Sendo assim, o primeiro passo é justamente o de realizar um briefing, levantando todas as informações do seu negócio. 

Para elaborá-lo, é preciso que ele traga dados sobre a história da marca, os valores, a missão e os objetivos que ela deseja conquistar. O público-alvo também é um aspecto importante que deve ser incluído. 

Conhecer os seus potenciais clientes é bastante relevante nesse processo, uma vez que para desenvolver uma marca forte de anilha de academia, é necessário considerar as necessidades do público e o que ele busca em uma empresa que atua nesse ramo. 

2. Defina os elementos gráficos

Depois de uma retomada geral da história e dos objetivos da empresa, chega o momento de definir os elementos gráficos que farão parte da sua comunicação com as pessoas. 

Assim, é nessa etapa que se define as formas, as cores e o conteúdo como um todo, que vai abranger desde o logotipo, os grafismos, as fontes e até o slogan da marca, que serão usados em cada uma das ações de marketing e comunicação do estabelecimento. 

Criar uma sinergia e um equilíbrio entre todos esses elementos é indispensável para ter uma abordagem coerente e significativa, garantindo que o cliente seja impactado de forma positiva pela sua marca, onde quer que ele a veja.

Afinal, é por meio de cada um desses detalhes que o consumidor que está em busca de uma divisória de granito para banheiro conhecerá mais sobre a sua empresa, desde a visão dela até os seus fundamentos, colhendo uma experiência única com o seu negócio. 

3. Crie um manual da identidade visual da sua marca

Ao finalizar o processo de criação da identidade visual da sua empresa, é indicado elaborar um manual que terá como função ser o guia do uso da marca, garantindo maior assertividade em diferentes situações. 

Essa manual é fundamental para que a identidade visual seja sempre aplicada em cada campanha da mesma forma, promovendo a uniformidade das cores, da fonte e de cada componente gráfico estabelecido na etapa de criação. 

Assim, ao realizar a propaganda de artigos para sinalização de trânsito horizontal, é possível ter a certeza de que cada elemento gráfico será usado igualmente na embalagem do produto, nas peças publicitárias, nos anúncios virtuais e em qualquer outro local. 

É indispensável que o manual seja utilizado em cada campanha, pois ele oferece exemplos de como usar ou não cada um dos elementos da identidade visual, o que vai garantir a apresentação sempre adequada do seu estabelecimento. 

Por isso, ao realizar um pedido de cartão de visita, ao desenvolver embalagens para a empresa, ao solicitar um banner ou imprimir folhetos, é essencial seguir as instruções estabelecidas no manual, evitando erros nesses processos. 

Ao seguir essas fases de desenvolvimento, a criação da identidade visual é realizada de forma assertiva e completa, o que é de suma importância para promover um crescimento sustentável da marca dentro do seu nicho de atuação. 

Qual profissional desenvolve a identidade visual?

Mesmo que pareça relativamente fácil criar elementos como um logotipo ou escolher as fontes que serão usadas em um anúncio, desenvolver cada ponto da identidade visual de uma empresa exige conhecimentos técnicos para ser satisfatório. 

Isso quer dizer que um mecânico para bicicleta ou um restaurante precisam buscar pelo serviço de criação da identidade da sua marca de maneira profissional, de forma a obter um resultado que atenda às suas expectativas e necessidades. 

Sendo assim, buscar por uma agência especializada em branding é um dos melhores caminhos para construir uma marca de sucesso, pois cada etapa de design e estratégia é concluída de forma coerente e seguindo as características da empresa. 

Dessa forma, é possível obter uma identidade visual em conformidade com o segmento em que se atua, sem deixar de lado aspectos como a história da marca e os valores que ela deseja transmitir ao seu público. 

Considerações finais

Para que uma empresa conquiste o seu espaço no mercado e se consolide entre as suas concorrentes, é fundamental que ela possua uma presença fortalecida, capaz de fornecer toda preparação para uma atuação de destaque no seu ramo. 

Esse trabalho se torna possível ao criar uma identidade visual exclusiva e totalmente voltada para a sua missão, impactando o público positivamente e colhendo benefícios em cada etapa da sua jornada.

Por isso, se você é empresário e reconhece que a sua empresa precisa de uma boa identidade visual, não deixe de investir nesse aspecto e colha os frutos de investir na sua marca, garantindo o espaço dela no segmento de atuação. 

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