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Qual a importância dos brindes em campanhas promocionais?

Além de estratégias de marketing bem elaboradas, os brindes podem ser ótimos recursos para que empresas passem a aumentar sua visibilidade no mercado, por meio de vendas, além de ampliar o alcance de cada vez mais pessoas em uma campanha.

Diversas empresas que se tornaram memoráveis já atuaram pelo menos uma vez apresentando brindes para seu público, entrando na história como uma companhia que oferece uma experiência personalizada e cultural para os consumidores no geral.

Ao longo deste artigo, vamos entender um pouco mais sobre como os brindes são uma excelente estratégia para empresas de todos os portes, salientando as melhores formas de escolher esses objetos que tanto ficam na cabeça dos clientes. Acompanhe a leitura!

Brindes em campanhas publicitárias

Quem não gosta de brindes, que chegam de surpresa ou até mesmo são esperados, trazendo uma sensação diferente e que quase sempre remetem à felicidade ou sensação de consideração por quem lembrou da gente, mesmo quando enviados por empresas?

Muitas marcas focam na aquisição e distribuição de brindes, seja para seus parceiros, clientes e até mesmo funcionários, com uma proposta não apenas de acrescentar uma experiência dentro da campanha, mas também para lembrar o cliente sobre a sua marca.

Alguns desses brindes podem ser:

  • Canetas personalizadas;
  • Amostras de produtos;
  • Objetos que representam a empresa;
  • Cupons para serviços e descontos;
  • Dentre outros.

Essa prática, que sempre foi comum, com o passar do tempo se tornou essencial dentro dos setores de marketing de grandes empresas, pois cada vez mais o público necessita de uma conexão com o que a marca agrega e entrega ao mercado em geral.

Sobre os brindes, podemos dizer que eles quase sempre representam um complemento daquilo que é comunicado em uma campanha, como uma grande empresa do ramo de alimentação coletiva, que ficou famosa por distribuir uma degustação de seus produtos.

Nesse e em outros casos, os clientes se sentem cada vez mais motivados para executarem uma compra e ganhar aquele determinado brinde, que quase sempre vem atrelado a algo que é pago pelo consumidor, que quando gosta do que recebeu, passa a recomendar.  

Importância para as empresas

As vantagens na distribuição de brindes em campanhas publicitárias pode atingir tanto internamente quanto externamente uma marca, fortalecendo inúmeros pontos considerados essenciais para uma companhia com potencial de crescimento.

Veja abaixo os principais benefícios e saiba por que você deve começar hoje mesmo a planejar os brindes que sua empresa pode oferecer:

1 – Melhores relacionamentos

O relacionamento de uma empresa com seu público quando oferece brindes é um dos principais pontos para as marcas adotarem essa estratégia. As pessoas costumam se lembrar de empresas que fazem essa prática e costumam compartilhar com outros.

Além disso, os brindes oferecidos dentro da empresa para os funcionários e fornecedores, como lojas de barraquinha de comida festa infantil, fazem com que laços sejam ainda mais estreitados, formando uma boa relação com aqueles que cooperam com o serviço.

Dessa forma, podemos entender que no caso de um agrado por meio de um brinde, o relacionamento nasce da experiência, algo que muitas vezes é necessário para que uma empresa se destaque no mercado ou se evidencie como uma forte concorrência.

2 – Maior fidelização de clientes

Boa parte do público se atrai por empresas que concedem brindes, pois muitas vezes, esses presentes são considerados únicos, e são entregues em um curto período de tempo, o que acelera ainda mais o consumo por parte dos clientes.

Isso faz com que muitas pessoas foquem, ao longo do tempo, na fidelização, pois sabem que aquela determinada empresa agrega uma experiência diferente, e que todas as vezes que ela for escolhida, poderá conceder um brinde ou um presente personalizado.

Além disso, quanto mais uma empresa fica em evidência pelas promoções e campanhas diferentes que realiza, seja online ou em um quiosque móvel, mais ela se torna popular por seus clientes, que passam a ser fiéis da marca e de tudo o que ela oferece.

3 – Atração de leads

Muitas pessoas passam a ver, por meio de outras, seja colegas ou até mesmo amigos próximos, quando uma campanha ou uma promoção de uma empresa se torna popular por conta dos brindes que ela oferece, promove uma sensação de atração.

É importante colocar em foco que quanto mais uma empresa apresenta uma ideia interessante e cada vez mais condições para que clientes saiam ganhando, mais ela se torna conhecida e desejada, impulsionando o aparecimento de novos clientes.

Por exemplo, um consultório veterinário pode passar a oferecer ultrassom para cães gratuitamente para clientes e amigos que passarem a fechar consultas com a empresa. Além de fornecer um serviço de graça, ainda aumenta as chances de uma parceria.

4 – Fortalecimento da imagem

As campanhas publicitárias com foco em brindes interessantes são uma ótima oportunidade para que as empresas passem a fortalecer suas marcas no mercado, ainda mais em casos onde a companhia já atua há muitos anos, e agora foca em uma estabilidade.

Digamos que um profissional que trabalha como mecânico de bike há mais de 20 anos deseja ofertar sua imagem com maior potência no mercado, com o intuito de aumentar sua loja e acrescentar filiais na cidade, algo que sonha há algum tempo.

Para isso, ele pensa em como pode, primeiramente, fortalecer sua imagem e aumentar seu número de clientes, começando então uma campanha onde cada um dos primeiros dez clientes a fecharem negócios com a loja ganharão uma bicicleta.

Com essa estratégia, a empresa logo passará a ser a opção de muitas pessoas, que irão ser movidas pelo que vão ganhar. No entanto, com o produto de alta qualidade, elas terão a certeza que além de surpreendente, a marca é eficiente naquilo que trabalha.

5 – Experiências personalizadas

De uma certa forma, empresas que oferecem brindes, sejam dentro ou fora de campanhas, passam a personalizar seus serviços através de experiências, algo que se torna ainda mais importante se o presente for algo que se assemelha com o que o negócio representa.

Uma loja de construção pode passar a oferecer para seus clientes, apenas no mês de agosto, em comemoração aos mais de trinta anos de funcionamento, uma chave canivete codificada em tamanho real, por ser algo que combina com o que é vendido pela loja.

Isso faz com que a empresa de fato entregue aos seus clientes, ainda que dentro de uma campanha passageira, o que ela realmente representa, dessa forma mostrando ao público que seus serviços e a experiência que ela agrega é personalizada.

Como escolher os brindes ideais?

A escolha dos produtos que vão fazer parte de uma possível campanha devem ser feitos com o máximo de cuidado, visto que podem tanto trazer excelentes experiências para quem irá recebê-las, ou até mesmo passarem despercebidas, se forem usuais.

Antes de tudo, é preciso entender aquilo que deve ser passado, e como esse objeto ou serviço que será oferecido de brinde pode ter alguma conexão com o que a campanha da empresa está trazendo, para que nada saia da ideia principal.

Por exemplo, se uma autoescola deseja conceder brindes para os alunos durante o início do semestre, é interessante que ela ofereça algo que vai além de materiais de aula ou alimentos, focando em itens que fique na memória, como placa de sinalização vertical.

Nesse exemplo, vemos que a empresa optou por dar de brinde um objeto incomum, um tanto maior do que os comumente vistos, mas que certamente será lembrado por todos que receberem, podendo até mesmo fazer parte da decoração de uma residência.

Esse então é o principal foco de uma campanha que envolve a presença de brindes. Ser uma sensação duradoura para os clientes que passam por essa experiência de fato vai determinar o sucesso da ação e impor resultados positivos.

Uma outra boa questão ao escolher o brinde que será focado pelo estabelecimento é entender o custo-benefício do produto, que deve ser avaliado juntamente com o que o público vai desejar, o que mostra uma diferença para cada empresa.

Por exemplo, para um consultório odontológico pode ser interessante focar em brindes como braquetes autoligados, que vai fazer com que grande parte do público entenda como esse objeto se assemelha à empresa. 

Considerações finais

Podemos entender que brindes são uma maneira divertida e chamativa de uma empresa colaborar com a satisfação e a experiência positiva de seus clientes, proporcionando ainda grandes chances de crescimento, que acabam aparecendo com a visibilidade.

Por meio de campanhas, quase sempre publicitárias, inúmeras companhias entram na cabeça de seus consumidores, que passam a ter uma sensação de proximidade e desejo cada vez mais aprofundado por seus produtos e serviços por meio da entrega de brindes.

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