in

Qual a importância do layout?

qual-a-importancia-do-layout

Um bom layout consegue passar para qualquer pessoa uma comunicação ou mensagem desejada pela parte criativa. Seja dentro de um ambiente ou em peças publicitárias, essa é a maneira de informar de maneira coesa um conjunto de elementos.

Podemos ter como primeira ideia em mente de um layout uma sala de um consultório, ou até mesmo a disposição de elementos dentro de um site de uma marca de cosméticos. Em ambos os espaços, a disposição certa faz parte de sua construção, feita por profissionais.

Mas muitas pessoas, apesar de conviverem com exemplos formais de layouts em suas rotinas, quase não entendem a real relevância de uma concepção boa e focada, disposta não apenas para chamar a atenção e agradar, mas também para impor algum tipo de ação.

É o caso de uma loja de impressao digital que exibe um layout que evidencia não apenas o local onde os produtos são produzidos, mas também setores que mostram prêmios da empresa, outros projetos que podem ter sido feitos e também uma sala de descanso.

No texto de hoje, você irá entender um pouco mais sobre o que significa o layout e como ele é visto na prática no nosso dia, colocando a relevância dessa montagem dentro de projetos digitais e as vantagens de investir em um bom trabalho, feito por profissionais do ramo.

Afinal, o que é layout?

O layout pode ser caracterizado como uma organização ou disposição de elementos e até mesmo objetos, tendo como função uma comunicação que esteja à altura do observador, onde ele entenda tudo o que se passa dentro dele e suas funcionalidades expostas.

Por exemplo, provavelmente você já viu que dentro de uma loja, o layout pode ser visto como o espaço onde tudo acontece, desde as vendas, os provadores, um espaço para descanso, onde existem cadeiras, bem como os formatos gráficos no lugar.

Tudo isso pode parecer estruturado de maneira natural, mas dentro dessa concepção, existe uma ampla estratégia que faz com que o cliente entenda, assim que entrar no lugar, tudo o que está disposto ali, compreendendo pela comunicação visual o que ele quer trazer.

Podemos sentir melhor um layout mais significativo em uma creche bebe de 2 anos, onde parte da comunicação visual pretende informar algo específico, no caso, um espaço acolhedor, divertido, sereno e sempre voltado às brincadeiras que crianças fazem.

No celular, um item que temos sempre em mãos, a jogada não fica diferente. Com certeza, a organização do seu aparelho, desde os aplicativos mais úteis até os botões, estão representando uma usabilidade cada vez mais dinâmica e fácil de ser compreendida.

Certamente, se neste caso um botão estivesse no mesmo local da entrada de um carregador, ou até mesmo os aplicativos estivessem em um lugar de difícil acesso, a experiência com essa tecnologia seria cada vez menos interessante para você.

Por isso é tão importante que empresas como assistencia tecnica de informatica computador ou até mesmo aplicativos de redes sociais pensem bem na concepção de um layout, que além de qualquer outra utilidade, é visto como a cara daquela empresa.

Como dito, o layout pode ser um item a ser encontrado em diferentes esferas, mas sempre direcionando algum tipo de ação, pensamento e até mesmo utilidade diária, que pode facilitar outras atitudes e respostas, como dentro de uma grande fábrica.

Neste exemplo vemos bem que as máquinas, armazéns de distribuição e salas de controle estão organizadas estrategicamente, cada uma evocando sua importância para o processo e tendo uma função de metodologia dentro do trabalho diário do funcionário.

Qual sua importância dentro de projetos digitais?

Até aqui, entendemos de maneira prática como o layout pode ser observado no dia a dia, contribuindo com uma série de responsabilidades e ações que fazem parte de uma empresa, uma marca e da vida diária de uma pessoa ao utilizar um aparelho.

Agora, em um conceito estrito a um projeto digital, seja um site de uma empresa de demolicao com retroescavadeira ou uma nova rede social a ser lançada, tudo acaba sendo ainda mais necessário e positivo, caso seja bem estruturado.

Isso porque dentro dessas produções, existe uma imagem a ser repassada, geralmente a um cliente ou um usuário, no caso das redes, que deve entender como aquela comunicação funciona para que possa se interessar em praticar alguma ação, por exemplo.

Como dentro de um site de uma loja limpeza de assoalho de madeira, o layout da página é uma forma de trazer um contato visual correto com o cliente, explicando para ele de forma intuitiva onde estão algumas informações que ele pode querer, tal como:

  • Página para contato;
  • Produtos e serviços;
  • Clientes da empresa;
  • Informações sobre a marca;
  • Redes sociais.

Com certeza, no caso de um layout bagunçado e não planejado minimamente, o usuário que entraria na página poderia se perder, e nem ao menos passar muito tempo naquele local, algo que geraria prejuízos para a empresa que investiu em sua criação.

Já utilizando um exemplo de uma peça publicitária, o layout pode ser definitivo para chamar atenção ou não de quem visualiza o elemento, fazendo com que ele tenha uma forma positiva ou negativa de ação com a companhia, e sobretudo com a informação dada.

É o caso de uma comunicação de uma empresa para funcionários, que faz uma generalização de diferentes atitudes que são consideradas enriquecedoras dentro do trabalho cotidiano, e que muitas vezes podem ser esquecidas dentro da rotina.

Para informar bem essas propostas, a marca e o designer que vai criar o layout do comunicado devem dispor bem as palavras de frases de atenção, fazendo o mesmo com imagens e elementos como ícones, que incorporam um auxílio àquela mensagem.

Pensar nisso não é nada fácil. É preciso que um profissional capacitado faça essa organização, baseando-se não apenas na coesão da mensagem a ser direcionada, mas também nas formas estéticas e de entendimento visual, algo próprio de uma experiência.

Isso faz com que empresas como locacao de guindaste de container tenham sempre em mente que dentro de suas comunicações, sejam internas ou externas, deve existir sempre uma forma de dispor bem elementos visuais, entregando uma qualidade de consumo.

Colocando em prática a elaboração de um bom layout

Como dito ao longo do texto, uma das melhores formas de ter em mãos um layout bem acabado, feito com responsabilidade e com a criatividade é investir em profissionais que têm experiência com essa prática, e que de fato podem entregar um produto de qualidade.

Ainda assim, é importante que as pessoas da empresa, principalmente os tomadores de decisão e líderes que trabalham gerindo os produtos que vão ser destinados a um público, sejam internos ou externos, tenham a noção do que fica ou não convincente.

Para isso, separamos algumas dicas que você pode utilizar para entender como fazer um bom layout dentro de sua empresa, principalmente para peças digitais que são elaboradas com um objetivo em específico. Entenda nos tópicos a seguir:

1 – Lembre-se que menos é mais

Se você deseja fazer uma impressao adesivo perfurado para uma sala de reuniões, e está criando a peça de maneira online, pense sempre em como a redução de cores fortes pode ser mais prestativa para o trabalho atual, sem utilizar nada muito chamativo.

2 – Tenha um objetivo formado

Antes de iniciar um projeto de layout, tenha sempre em mente aquilo que quer ser informado, ou uma ação que deseja ser retirada de quem for observar a peça, desde a vontade de compras, até mesmo um entendimento sobre um comunicado importante.

3 – Trabalhe a psicologia das cores

Trabalhar as cores que melhor se dão bem juntas é algo que pode ser difícil. Por isso, não deixe de lado o jogo das paletas daquela comunicação, seja utilizando partes de cores da marca ou o tom que vai desenvolver uma sensação diferenciada, como paz ou alerta.

4 – Opte por aquilo que é mais responsivo

O layout é sempre feito para os outros. Não pense que o que você vai produzir será apenas algo para você, que entende o conceito da criação. Assim, é melhor escolher sempre o que vai ser intuitivo e responsivo, ou seja, fazendo com que as pessoas interajam com a peça.

Considerações finais

Seja para a comunicação interna de uma empresa de impressora etiqueta codigo de barras ou na elaboração de um site de uma loja de roupas, o layout é essencial para uma comunicação coesa e dentro das propostas que precisam ser trazidas à pauta.

Por isso, invista sempre em profissionais capacitados e que de fato entendam como adequar elementos em uma comunicação visual, fazendo dela uma forte projetora de ações, que devem ser consideradas a partir do desejo da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

qual-a-importancia-de-um-design

Qual a importância de um design para alguma peça publicitária?

voce-sabe-o-que-fluxo-de-automacao

Você sabe o que é fluxo de automação?