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Qual a importância de um design para alguma peça publicitária?

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O design é um dos pontos fundamentais em todo o universo concreto e virtual, estando presente desde em um objeto em uma cozinha de casa até nas campanhas publicitárias de uma empresa, lugar onde desempenha uma tarefa importantíssima em questão de venda.

Podemos, portanto, ter como princípio de seu significado, o poder de colocar em prática, seja de modo tátil quanto de maneira visual, uma representação de uma ideia, uma solução que corresponde a uma atuação organizada e focada na estética de algo em pensamento.

Um bom exemplo que podemos utilizar para entender mais sobre o design e sua importância é quando pensamos em um objeto dentro de casa, no quanto ele pode ser útil, essencial para algum tipo de função diária, e igualmente interessante esteticamente.

Já em quesitos visuais, o design pode servir para deixar uma ideia a par da realidade, quando pensamos, por exemplo, em uma campanha de um buffet de hamburguer picante para festa que foca em trazer novos clientes para o negócio por meio das redes sociais.

Assim, entendemos, nos pequenos detalhes e exemplos, que o design é importantíssimo para diferentes vertentes de trabalho, e dentro da publicidade, é importante para que diferentes propósitos sejam colocados em prática. 

Veja no texto a seguir um pouco mais sobre cada uma dessas questões, e ainda, quais são as vantagens de investir no design para a comunicação da sua empresa.

A importância do design

Desde os tempos mais antigos, quando pintores passaram a ter ampla visibilidade desenhando quadros e projetando suas ideias em paredes e até mesmo em monumentos dentro de igrejas e em lugares históricos, o design já tinha sido consagrado importante.

Pode parecer um tanto difícil colocar em palavras o que é e qual a importância do design, quando estamos cercados de exemplos nítidos de seu valor e sua utilização. 

Basta olharmos para o lado e vermos qualquer objeto que temos, ou entrar nas redes sociais.

Mas, uma coisa é certa, sua utilidade fica nítida ao notarmos a importância de objetos do dia a dia, como uma cadeira ou uma caneta. 

São elementos, tal como outros exemplos, que fazem parte do nosso dia a dia e precisam ser da maneira que são para terem utilidade.

Tudo fica ainda mais palpável quando entendemos a importância do design fora dos mais comuns do nosso dia a dia, como aqueles que temos em nosso trabalho ou dentro da sala de estar. No caso de um cartao de idoso estacionamento tudo fica bem evidente.

Neste caso vemos que a organização de palavras com números e uma organização de imagens e ícones pode formar uma ideia interessante sobre uma mensagem que deve ser apresentada, e também uma maneira de padronizar um documento tão importante.

Assim, entendemos que o design é uma maneira de solucionar tanto em elementos estéticos como de forma prática e compreensiva algumas formas de comunicação e utilidade. Sem esse artifício, seria impossível entender uma placa no meio de um caminho.

Mas, a compreensão e a utilização do design, apesar de cada vez mais significativa em áreas como decoração e utilidade doméstica, tem sido ainda melhor observada em amplo crescimento no setor de comunicação, em especial aquele que remete à publicidade.

Isso porque, nesse sentido, existe uma mensagem específica a ser entregue ao consumidor, e nesse âmbito, nada melhor do que a criação de uma linguagem visual, para que de fato o cliente tenha a sensação de estar sendo acometido por algo interessante

Sua utilização em peças publicitárias

No mundo publicitário o design é um elemento necessário e altamente importante para que as comunicações sejam de fato efetivas.

Desde o caso de uma impressao 3D brindes até um formato de um logotipo vinculado a um slogan, que mostra para que veio a empresa.

Nos tempos mais antigos da publicidade o design foi um dos precursores do elemento visual, entregando às propagandas de empresas imagens e desenhos que complementam os textos e muitas vezes eram mais impactantes que estes.

É o caso de um dos símbolos mais conhecidos da cultura pop, que nada mais é do que a representação gráfica de uma lata de sopa, um produto verdadeiro que até hoje é um dos mais procurados do mercado, e que foi simbolizado por um bom trabalho de design.

Hoje em dia essa utilização não poderia ser diferente. Afinal, no mundo virtual, o visual e o trabalho entre imagem e texto continua sendo eficiente e altamente poderoso. 

Mas, por meio das redes sociais e dos aparelhos eletrônicos, tudo acabou sendo mais do que duplicado.

Em uma propaganda online de uma casa de repouso 24h para idoso com Alzheimer internacao, por exemplo, a conotação visual de uma peça publicitária pode fazer com que o cliente entenda informações relevantes, como preços, promoções e datas limites para isso.

Em outro caso, na promoção de uma loja de roupas em um shopping, uma arte em uma rede social pode fazer com que muitas pessoas passem a ter sentimentos de desejo, pois a composição apareceu como uma forte indagadora de um consumo rápido.

Hoje são cada vez menores o número de empresas que não utilizam uma forte vertente de design dentro de suas promoções. 

Afinal, o mercado inteiro já entendeu o quanto essa forma comunicacional é importante e de que forma ela pode ser bem orquestrada.

Por isso, cada vez mais empresas, como uma grafica cartao de visita, estão apostando no trabalho de concepção de campanhas, logotipos e formatos de comunicação visual, tendo ênfase na maneira como a empresa pode comunicar seu público da melhor forma.

Mas, ainda assim, nem todas as empresas parecem estar convencidas da importância do design, e muitas vezes acabam deixando de lado essa eficiência que ele traz, não investindo em bons profissionais e muito menos nas ferramentas para seu trabalho.

Isso pode causar um desinteresse do cliente, que cada vez está mais exigente quanto aos formatos visuais, a falta de comunicação certa para questões como promoções ou autoridades de marca, e principalmente, deixando a empresa em pleno esquecimento.

As vantagens de investir em um design para sua comunicação

Se você ainda não está convencido pelo poder que o design pode trazer para a comunicação da sua empresa, e melhor, para os objetivos que você deseja alcançar dentro do seu negócio, veja a seguir alguns pontos que podem te trazer melhor essa relevância.

Coesão visual

Em primeiro lugar, marcas como uma assistencia tecnica de lavadora industrial conseguem trazer com o design uma coesão visual de maior força, fazendo com que o cliente entenda o que de fato está sendo oferecido por meio de imagens e formatos.

Por exemplo, se uma empresa afirma que trabalha com alguns propósitos voltados à proteção animal e à natureza, é importante que por meio da comunicação o cliente saiba disso, e nada melhor do que utilizar o design à seu favor nesse momento.

Propósitos melhor repassados

Uma comunicação visual por meio do design pode fazer com que uma empresa repasse ou crie um desejo no consumidor de compra, algo que pode não estar escrito, mas pode ser trazido por meio do bom uso de alguns elementos, como:

  • Letras;
  • Frases;
  • Ícones;
  • Cores;
  • Organização visual.

O mesmo pode acontecer em um sentido de fidelidade do negócio. 

Tudo isso depende, então, da forma como tudo é comunicado e montado pelo design na concepção de uma pela gráfica, como uma arte que vai diretamente ser compartilhada na rede social.

Desejos de compra mais rápido

Um bom anúncio na internet pode ser essencial para que o cliente vá até uma loja de construcao em estrutura metalica e faça uma compra, baseado na maneira como a comunicação remete uma escassez ou uma posse que deve ser feita rapidamente.

Só quem consegue, muitas vezes, chegar a esse denominador, é o designer, por meio de criações focadas com os propósitos repassados pela marca, algo que deve ser bem alinhado para que não existam erros ou focos diferenciados. 

Diferenciação da concorrência

Você já deve ter diferenciado uma empresa de outra por questões estéticas e visuais. 

Isso também entra como uma vantagem do trabalho de um designer, afinal, criasse uma comunicação totalmente focada na empresa e no que ela representa.

Considerações finais

Seja em uma empresa de aluguel de maquinas de construcao  até uma grande marca internacional de calçados. 

O design sempre será uma forma essencial de comunicação com o público, tanto no produto a ser consumido quanto na comunicação em canais essenciais.

Mas, para isso, é importante saber e investir em profissionais de qualidade, que possam traduzir em suas criações os propósitos das empresas e a maneira na qual elas se diferenciam de outros concorrentes no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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