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Qual a importância de um design para um site?

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O design de um site é muito importante porque ele se trata da aparência da plataforma, e se ele não causar uma boa impressão, pode prejudicar a imagem da empresa.

Além disso, quando acessamos uma plataforma visualmente bem construída, temos mais interesse pelo seu conteúdo, queremos ver as outras páginas e voltamos mais vezes.

Por outro lado, quando o site não é bem trabalhado, a tendência é que o visitante abandone as páginas rapidamente.

Você pode pensar que basta investir em um bom conteúdo para superar o design do site, mas está enganado. 

Mesmo que você tenha os melhores materiais da internet publicados em seu portal, se o design da página não é bom, pode perder uma oportunidade.

Como uma pessoa vai ler seu conteúdo se a página demora para carregar ou se ela não consegue acessá-la pelo celular? Para que o público veja o quanto seu conteúdo é bom, primeiro o site precisa funcionar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar qual é a importância do design para um site, como escolher o melhor modelo para um projeto e quais são as vantagens de um site com boa aparência.

Importância do design para um site

O principal objetivo do design é transmitir a essência do negócio usando imagens e itens como logomarca, cores, fontes e outros fatores estéticos que ajudam a compor a plataforma.

O design gráfico não é importante apenas para o site do negócio, mas também para os materiais físicos, como panfletos, cartões de visita e outras formas de acao de marketing promocional.

Quanto mais simples e objetivo ele for, mais clientes vai conseguir fidelizar. Isso porque muitos detalhes podem deixar o site confuso e até mesmo dificultar o acesso a ele.

Antes mesmo de se tratar apenas de uma questão estética, a empresa precisa considerar alguns aspectos antes de determinar o design de seu site. Ela precisa saber quais são os seus objetivos e quem é seu público-alvo.

Se ela tiver esses dados em mãos, conseguirá desenvolver toda a sua parte gráfica de maneira mais personalizada e assertiva.

É por meio da identidade visual que a marca consegue criar um vínculo entre ela e o consumidor. 

Se o seu negócio possui um design marcante, sempre será reconhecido pelos consumidores e lembrado por eles quando precisarem de um produto ou serviço.

Portanto, agora que você já sabe qual é a importância de um bom design para o site, no próximo tópico, vamos mostrar como escolhê-lo. Continue a leitura.

Como escolher um bom design gráfico?

Todo material que carrega a imagem da companhia, como um banner com foto, precisa ser bem pensado para que possa atrair os consumidores e agradá-los.

O site é uma plataforma que precisa ser visualmente atraente e encantar o visitante. Isso depende de um design bem elaborado, e para escolhê-lo bem, algumas dicas são.

Investir em um conceito minimalista

Um design inspirado no princípio de que “menos é mais” é o segredo para um design de sucesso porque ele prioriza o que é realmente importante.

As páginas precisam ser leves e fáceis de interpretar, assim sendo, evite um layout cheio de distrações e elementos desnecessários.

Lembre-se que as empresas têm alguns segundos para cativar a atenção do visitante, portanto, prefira um design que tenha as seguintes características:

  • Elegância;
  • Objetividade;
  • Clareza;
  • Simplicidade.

Procure manter o foco nos pontos importantes e relevantes do negócio, garantindo que o portal tenha páginas leves, bem posicionadas e com navegação fluida.

Usar a identidade visual do negócio

A identidade visual do seu negócio deve estar presente no seu site, assim como em outros pontos de contato entre o cliente e a marca.

Não podemos nos esquecer de que a identidade visual de uma empresa, por meio de Convites Personalizados e outros canais, tem como objetivo criar uma unidade e uma padronização.

É assim que facilitamos a comunicação e fixamos a marca na mente dos consumidores. 

Assim sendo, elementos como cores, logotipo, tipografia e grafismos precisam estar presentes no site e criar um padrão visual consistente.

Apostar em um design responsivo

O design responsivo é aquele em que as páginas do site se ajustam perfeitamente a qualquer tamanho de tela, tanto de celulares quanto de notebooks, tablets e desktops.

Isso é importante porque as pessoas, atualmente, acessam a internet, principalmente, por meio de dispositivos móveis. 

É importante que a página se ajuste bem a esses aparelhos para que os visitantes tenham uma boa experiência.

Independentemente de o site do seu negócio ser acessado por um computador completo ou por um celular, a pessoa vai conseguir acessar todas as páginas, ler todos os conteúdos e o carregamento será rápido.

Um site responsivo se tornou requisito mínimo para quem deseja aparecer entre os primeiros resultados de busca no Google. 

O buscador prefere essas plataformas, pois sabe que seus usuários fazem a busca, principalmente, pelo celular.

Facilitar a navegação do usuário

Procure simplificar e facilitar ao máximo a navegação no site do seu negócio. 

Uma das maneiras de fazer isso é por meio de um menu principal, claro e objetivo, usar os links de maneira estratégica e sempre indicar os caminhos para quem acessa.

Se uma empresa de conserto de celular tem um blog ou uma loja virtual, deve organizá-los em subcategorias, de forma que as pessoas encontrem tudo o que estão procurando.

Para deixar o visitante ainda mais curioso, use estratégias como o CTA (Call to Action), que são chamadas para ação que vão induzir a pessoa a seguir uma ação solicitada.

Facilitar a leitura

Os visitantes da sua página precisam consumir o conteúdo textual do site da maneira mais fácil e confortável possível. 

Por isso, esteja atento na hora de escolher as fontes do seu texto.

O ideal é escolher uma família tipográfica que será usada ao longo de todo o portal, mas, caso seja necessário usar mais de uma fonte, utilize-a apenas para destacar uma informação.

Isso vai garantir que o visual do texto seja mais clean e padronizado, o que torna a leitura muito mais simples e fluida, o que vai permitir que as pessoas absorvam todo o conteúdo visual.

Vantagens de um site com boa aparência

Toda empresa, como uma de chips grao vegetal de espelhamento, precisa garantir que o site tenha uma boa aparência. É assim que ela vai ter acesso a vantagens.

Eleva a confiabilidade dos clientes

É fundamental que o usuário se sinta confiante ao navegar em seu site, e para conseguir isso, precisamos investir em um design que transpareça essa segurança para os visitantes.

Eles vão se sentir mais seguros para buscar informações, o que vai abrir as portas para novas oportunidades de negócio.

Só que não se esqueça de que isso depende de uma interface de fácil utilização, tipografia legível, design moderno, imagens de qualidade.

Além de uma composição visual amigável que transmita profissionalismo e os valores do negócio.

Valoriza as estratégias de SEO

Toda empresa, como uma de digitalizacao 3D, investe em SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de ações que tem como objetivo fazer com que um site apareça entre os primeiros resultados de busca do Google.

Portanto, se o seu site tem um bom design, então ele consegue aumentar seu tráfego orgânico, o que colabora para o SEO da empresa.

Nesse sentido, não podemos deixar de destacar a importância de investir em um design responsivo, que mencionamos anteriormente.

Se mais pessoas estão fazendo pesquisas no Google usando dispositivos móveis, nada mais natural do que ele priorizar os sites que podem ser acessados por esses aparelhos, já que o objetivo do Google é garantir a melhor experiência aos usuários.

Melhora a experiência do usuário

Quando um profissional entrega um cartao de visita advogado para um cliente, ele se preocupa com a qualidade do cartão e com sua aparência, para que ele transmita credibilidade e profissionalismo ao cliente ou potencial cliente.

Essa preocupação também deve ser direcionada à aparência do site porque, mesmo que seu conteúdo seja bom, ele nem será lido se o usuário não gostar do design do seu site.

Um bom layout melhora a experiência do usuário, faz com que ele se interesse pelo conteúdo e desperta o interesse pelas soluções que você vende.

Conclusão

Ter um site é muito importante para qualquer empresa hoje em dia. Mas, não basta ter um site, é necessário trabalhá-lo para que ele tenha uma boa aparência, atraia os visitantes e com isso gere novas oportunidades de negócio.

O design é capaz de fazer isso, e neste site você aprendeu um pouco mais sobre a importância dele e como melhorá-lo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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