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Quais os cuidados necessários ao elaborar uma publicidade?

A publicidade tem sido há séculos uma das principais maneiras de empresas desenvolverem um contato com o público.

Fazendo anúncios sobre seus produtos e serviços e movimentando o mercado, principalmente, com desejos genuínos  de consumo.

Portanto, não é à toa que essa área é uma das mais rentáveis, movimentando contas de empresas que pagam milhões para posicionamentos e desenvolvimentos de campanhas.

Isso mostra o quão é complexo e trabalhoso fazer de fato um trabalho de publicidade.

Por exemplo, para uma empresa de mobiliario urbano em Sao Paulo, já que ao mesmo tempo que ela pode ser incrível e trazer muitos benefícios, pode igualmente ser perigosa.

O motivo por trás disso pode ser um ou outro, mas baseado quase que inteiramente pelas mudanças da sociedade, e por diferentes olhares complexos que cada um de nós tem.

Portanto, nesse artigo vamos desvendar os poderes e destruições que a publicidade pode trazer, entendendo melhor alguns pontos de cuidado para negócios de administracao de restaurante corporativo e alguns dos pontos negativos de uma má publicidade.

A potência e os perigos de uma publicidade

Desde muito cedo a publicidade passou a fazer parte do mercado, sendo sua grande ascensão em tempos de construção de grandes empresas.

Como uma marca famosa de refrigerantes, que apostou em campanhas para formar sua imagem, que prevalece até hoje.

Podemos dizer que essa é uma forma de comunicação que diferente de outros segmentos, como o jornalismo, procura sempre evidenciar o que há de melhor naquela empresa.

Mas, a conversa pode ir além dessa questão, agregando também quesitos essenciais para que empresas se tornem únicas e potentes.

Como o desenvolvimento de um valor de marca ou de um comportamento que é típico de seus clientes, mostrando sua particularidade.

Por exemplo, dentro de uma publicidade feita por uma agência para uma marca de armario aco podem ser incluídos os valores, propósitos e desejos da marca para o público.

Além disso, a criação pode estar sempre em torno de uma mensagem que deseja ser transmitida, que de acordo com o exemplo acima, pode ser uma ideia de luxo, de requinte, unindo pessoas com um mesmo gosto por arte ou pelo apoio a materiais recicláveis.

De fato a publicidade é uma feroz arma para potencializar aquilo que a empresa representa e o que pensa sobre si, sempre atrelando isso à uma identidade que o cliente deve ver.

Entretanto, nem sempre o desenvolvimento de publicidades evocam o melhor das empresas, já que tudo pode ser considerado perigoso quando se fala de uma comunicação, ainda mais as pensadas para atingirem grandes públicos com pessoas diferentes entre si.

É então como uma faca de dois gumes, onde em um lado uma marca de impressora eco solvente A3 pode atingir o sucesso, por outro, sem cuidado, ela pode atingir o fracasso.

Isso se deve quase sempre pela forma como a empresa pode criar uma campanha incrível aos olhos da equipe e do próprio cliente.

Entretanto, as pessoas que de fato vão receber essa criação podem não pensar o mesmo, e causar uma forma de boicote à marca.

Por isso, é altamente essencial que haja uma preocupação em diferentes quando se vai produzir uma campanha, atentando para o que pode ser decisivo para o seu resultado

Quais os pontos de cuidado ao desenvolver uma?

Separamos a seguir algumas dicas fundamentais para a preparação de uma campanha, independente do tipo de produto ou serviço que você vai estar trabalhando, como o caso de uma ação de divulgação de um novo estampo de corte e repuxo em uma loja.

Opiniões de fora são sempre importantes

Ainda que sua equipe de criação tenha os melhores profissionais do mercado, experientes em formatar campanhas para empresas dos mais diferentes ramos, é sempre importante estar atento às opiniões de fora, vindas de pessoas com diferentes visões.

Isso porque, sempre que uma campanha é divulgada, ela pode atingir muitas pessoas em diferentes e lugares, e não é sempre que você vai ter pensamentos iguais aos outros.

Dentro disso, é bem possível que alguém ache algo negativo, entendendo que aquela mensagem pode não ser tão legal quanto deveria ser. 

Isso pode acontecer sempre, afinal, dentro da comunicação sempre podem existir ruídos e más interpretações.

Por isso, é essencial que você passe a dar importância para o que diferentes opiniões pontuam, para que no geral você tenha melhores resultados, respeitando sempre interpretações e pontos de vistas diferentes daquele que deve ser o seu alvo.

Atente-se a assuntos delicados na sociedade

Como em diferentes momentos da sociedade, sempre vão existir assuntos que são as pautas do momento, gerando discussões e indagações em diferentes pontos. 

Algumas delas, em um contexto atual, podem ser:

  • Machismo;
  • Capacitismo;
  • Diversidade;
  • Sexualidade;
  • Direitos Humanos;
  • Feminismo.

É importante trazer à tona a importância das empresas em se alinharem ao que a sociedade discute.

Afinal, é ali que está um cliente de uma assistencia tecnica de lavadora industrial, que pode se interessar por aquele posicionamento.

Entretanto, é importante ter cuidados ao retratar essas questões, e ainda mais quando não se percebe que uma simples campanha publicitária pode evocar pensamos que impactam alguns desses grupos, como o caso de uma fala errônea sobre mulheres.

Agregue sempre a identidade da sua empresa

A identidade da sua empresa deve ser sempre o ponto de partida para qualquer tipo de campanha que vá ser criada.

Afinal, é isso que te diferencia da concorrência e agrega de fato um significado para seus clientes e ao público em geral que vai consumir seu material.

Portanto, sem nenhum tipo de identificação da sua marca a comunicação se torna vazia, ou até mesmo irreal, podendo levantar críticas em torno do que é dito na campanha.

Por isso, sempre que estiver pensando em criar uma publicidade em flyer de divulgacao pense como ela vai representar seus propósitos, aquilo que você de fato pensa, e entenda se o caminho que você está tomando é certo ou não diante do que você pensa.

As redes sociais são canais decisivos

Com uma campanha finalizada em mãos, a prioridade é fazer uma boa divulgação, atentando para os canais de comunicação que melhor trarão algum retorno.

Dentro disso, e pensando na forma como empresas e clientes se conectam na atualidade, as redes sociais são as principais ferramentas, agregando tanto uma potencialidade em espalhar esse conteúdo, como uma atenção à forma de comunicação com o cliente.

Afinal, é por meio desse meio que a empresa pode começar interações e melhorar a potência da campanha, mas também pode acabar destruindo o objetivo desejado.

Sobre isso, o melhor a se fazer é investir em profissionais e equipes que saibam se comunicar bem nas redes, mantendo uma forma de contato que transmita o que uma campanha tem como prioridade e fazendo um acompanhamento de painel em papel.

Tenha atenção com propagandas falsas

Quando falamos em campanhas publicitárias, é essencial o cuidado com a disseminação de algo falso, que vão contra o que a empresa acredita ou com o que ela de fato coloca em prática, como o caso de pautas cuja empresa nem ao menos trabalha em cima.

Um bom exemplo disso é uma empresa de tecnologia que faz uma campanha de proteção de dados.

Entretanto, ao mesmo tempo está sendo acusada juridicamente pelo vazamento e venda de informações de clientes, o que de fato acaba sendo mal visto pelo público.

Por isso, considere sempre a atenção com a verdade e principalmente uma autocrítica, entendendo de que forma se comunicar sem parecer falso ou mentiroso.

É importante saber, ainda, que empresas que desenvolvem publicidades enganosas, ou que atingem um ponto de importância na sociedade, como uma marca de comidas que se diz sustentável mas na verdade não é saudável, podem acabar sendo prejudicadas.

Sobre isso, uma das formas de trazer uma preocupação é por meio de análises de órgãos voltados à verificação de campanhas publicitárias nos principais meios de comunicação.

Dentro desse trabalho é considerado tanto uma verificação da realidade quanto outros pontos de prioridade, como indução indevida a algo mentiroso, como a compra de um brinquedo que vai ter um tipo de uso, mas no fim das contas não agrega isso tudo. 

Considerações finais

Publicidades podem ser consideradas verdadeiras armas comunicacionais para se colocar uma empresa em evidência, adicionando e criando um público que pode se tornar inteiramente fiel à marca. Ainda assim, é mal utilizada, por trazer inúmeras desvantagens.

Por isso, fica a cargo do negócio e dos profissionais que desenvolvem essa comunicação a trabalharem bem todos os pontos de atenção, sempre deixando prevalecer a verdadeira identidade da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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