in ,

QR Code: Quais as vantagens de possuir em seu negócio

Qr code

Entre uma infinidade de recursos disponíveis hoje, um deles é o QR Code, uma ferramenta que se torna indispensável por várias razões. 

A tecnologia é um elemento que faz parte da vida das pessoas e da rotina das empresas de modo cada vez maior. 

É possível visualizar o avanço da sociedade em grandes elementos e em pequenos detalhes. 

Tudo isso se deve, em grande medida, à tecnologia e aos seus benefícios, que tornam o dia a dia muito mais simples e otimizado. 

Da mesma forma que atualmente é possível montar um escritório planejado em poucos dias com os móveis modernos e completos, há pequenas tarefas que se pode fazer com poucos cliques, como pagar boletos diretamente pelo celular. 

Neste último caso, por exemplo, usa-se um recurso muito simples, que é o código de barras. Ele se trata de um elemento que traz, em sua composição, uma série de informações que podem ser acessadas por meio de uma leitura daquele código. 

Com o passar do tempo, novas ferramentas vão surgindo nessa mesma linha, com o intuito de facilitar diversos processos e necessidades do cotidiano. 

E elas podem ser utilizadas por pessoas físicas e jurídicas, o que faz com que elas sejam ainda mais interessantes. 

O QR Code é justamente isso: um recurso bastante semelhante ao código de barra, inclusive visualmente falando, e que pode ser usado como um código de resposta em uma leitura rápida.

Dessa maneira, ele acabou se popularizando e conquistando o seu espaço na rotina das empresas, como uma ferramenta que permite ações práticas, rápidas e seguras em poucos segundos. 

Não à toa, é perceptível que o QR Code já se tornou um elemento bastante presente no dia a dia, e que ele será cada vez mais utilizado para ações de diversas finalidades, contribuindo para a realização de estratégias em vários segmentos.

Se você reconhece que essa é uma realidade e quer entender melhor como o QR Code pode ser usado pela sua marca de forma positiva, não deixe de conhecer mais sobre o tema nos tópicos abaixo.

O que é o QR Code?

O QR Code é um tipo de código de barras, mas que possui suas próprias características, a começar pelo formato ser quadrado. 

Ele foi desenvolvido no Japão em 1994, mas ganhou uma popularidade maior nos últimos anos.

Não à toa, ele é cada vez mais visto em diversos estabelecimentos, como em um restaurante de alimentação vegana ou nas embalagens de diferentes produtos, sendo uma fonte de informações.

Entre as principais funcionalidades de um QR Code estão:

  • Realização de pagamentos;
  • Acesso a sites;
  • Download de apps;
  • Ações de marketing.

Ele pode ser lido diretamente pela câmera de um celular, ou ainda por meio de aplicativos específicos para essa finalidade. 

Muitas instituições bancárias, por exemplo, já aceitam os pagamentos de contas que possuam o QR Code.

Além disso, um cliente que esteja passando por um buffet corporativo e queira conhecer o site do estabelecimento pode, por meio desse código, acessar o site do local rapidamente. 

Muitos restaurantes aderiram ao QR Code para disponibilizar ao seu público o cardápio de forma online, otimizando o atendimento e tornando-o mais dinâmico.

Outra ação possível é a de criar um rápido acesso a download de apps, sendo uma ótima maneira de estimular os clientes a baixarem o aplicativo da empresa, já que ao disponibilizar o código, o processo se torna bem simples e ágil.

Até mesmo ações de marketing podem ser feitas utilizando o QR Code. Isso porque, ao utilizá-lo em uma campanha, o estabelecimento consegue fornecer ao seu público algumas ações que façam com que ele saiba mais sobre a marca por meio desse código.

De fato, as possibilidades de uso do QR Code são infinitas, o que mostra que ele é uma verdadeira ferramenta útil e tecnológica, capaz de gerar benefícios diversos nas estratégias de uma empresa.

Por que utilizar o QR Code no seu negócio

É verdade que nem sempre um elemento tecnológico é útil para todos os tipos de negócios. Muitas vezes, eles podem ser indicados para alguns tipos de segmento ou mesmo para ações muito pontuais, e por isso, acabam caindo em desuso.

No caso do QR Code, isso não se aplica. Afinal, ele não é uma ferramenta nichada, muito pelo contrário, o seu uso pode ser bastante abrangente, uma vez que não está limitado a uma característica específica.

Nesse sentido, ele pode ser visto em um totem fotografico de um supermercado, que pode oferecer por meio do código o acesso ao seu panfleto de ofertas de forma digital, como pode estar disponível na bancada de uma loja para facilitar o pagamento do cliente.

De fato, as possibilidades são várias, o que quer dizer que o QR Code é um item cada vez mais indispensável nas estratégias de uma marca e deve ser utilizado de forma estratégica para que ela possa colher diferentes vantagens, como as que veremos a seguir.

1. Rapidez

Por ser um código de leitura rápida, o QR Code se destaca por oferecer agilidade em diferentes ações. 

Uma delas é o pagamento de produtos, que pode ser realizado em poucos segundos por meio desse código.

Assim, dispensa-se o pagamento por cartão, o que torna a fila de diversos estabelecimentos muito menor e mais rápida. 

Afinal, um cliente que esteja comprando um computador novo, por exemplo, pode fazê-lo em poucos segundos pelo celular.

2. Segurança

Ao lado da rapidez, outra vantagem do uso de QR Code em um negócio é o aumento da segurança das transações. 

Isso porque ele é criptografado, ou seja, tem um mecanismo de proteção de dados muito maior do que vários outros meios de pagamentos.

Além disso, uma das características de alguns dos QR Codes de pagamento é a de se atualizar com frequência, mantendo assim maior segurança.

Por isso, o código vem se tornando uma ferramenta indispensável para essas aplicações.

3. Praticidade

O QR Code é, também, bastante prático, um exemplo disso é quando ele é utilizado para fazer com que o cliente consiga acessar rapidamente o site da empresa ou que baixe um aplicativo sem ter que fazer pesquisas ou buscas nas plataformas.

Uma loja que vende aparelho de surdez pode perfeitamente disponibilizar o seu catálogo de produtos por meio do QR Code, o que vai garantir aos seus clientes um acesso rápido aos modelos e características, otimizando o processo de escolha do item.

De fato, isso traz muitos benefícios no atendimento, pois permite que ele seja realizado sem dificuldades e dá maior liberdade ao cliente, que pode acessar informações de forma prática diretamente na tela do celular dele.

4. Integração

Hoje, um dos aspectos mais importantes dentro de uma companhia é a sua capacidade de integração. 

Se ela vende mochila feminina personalizada no seu estabelecimento físico, é interessante que ela ofereça o mesmo produto na sua loja virtual.

Isso porque um cliente que tenha gostado do produto e queira comprar mais unidades dele precisa encontrar o item com maior facilidade, de modo que fazer um pedido online pode ser o caminho mais interessante para isso.

Ao mesmo tempo, em termos de atividades financeiras, o QR Code é uma ferramenta que unifica e garante maior agilidade dos pagamentos, tornando essas ações mais rápidas e simples de serem realizadas pelo smartphone.

5. Economia

Por fim, vale mencionar que o uso do QR Code é também um meio de economia. 

Afinal, a digitalização de pagamentos pode trazer um corte de custos mais interessante, dispensando a necessidade de emitir boletos, por exemplo.

De fato, tal como um relógio de ponto digital com comprovante, ao receber um pagamento, o estabelecimento precisa emitir uma nota ao comprador. 

Com o uso do QR Code, a quantidade de comprovantes de uma compra passa a ser menor. 

Outro ponto interessante é o de que essa é uma forma de reduzir taxas, que podem ser cobradas durante o uso de alguns aplicativos específicos. 

Nesse cenário, é possível perceber que o QR Code é um recurso bastante interessante, que vem trazer benefícios substanciais para as pessoas de modo geral, mas também para as empresas de diferentes ramos do mercado.

Considerações finais

Portanto, a tecnologia é um elemento presente na vida das pessoas hoje, de modo que ela se mostra cada vez mais necessária e importante para otimizar ações e facilitar a realização de ações diversas.

Entre as ferramentas de maior destaque nos últimos tempos, é possível mencionar o QR Code, que torna qualquer ação muito mais simples por meio da leitura rápida do código, possibilitando diferentes atividades.

Portanto, se você tem uma empresa e investe em recursos que otimizem a vida dos seus clientes e tragam benefícios para o negócio, não deixe de implementar o QR Code e aproveite as vantagens que ele pode trazer. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

marketing

Entenda a real importância do setor de marketing e vendas trabalharem juntos

black friday

Black Friday: O que você precisa para economizar e não cair em golpes?