Por admin

Pós-produção de campanhas. Por que é tão importante?

A pós-produção é um importante elemento de qualquer campanha publicitária. É neste momento que o produto final está quase pronto, e é possível identificar falhas e reparos que precisam ser feitos antes de lançar a campanha.

Na produção de qualquer conteúdo audiovisual, seja ele para peças publicitárias, campanhas de marketing, flyer digital, ou mesmo como arte no cinema e televisão, as etapas são divididas em três.

Na pré-produção são realizados os primeiros passos para que a peça tenha sucesso.

Aqui, existe uma preocupação com o que será gravado em primeiro lugar. Trata-se do momento do qual são realizadas pesquisas, entrevistas e outros detalhes necessários, que variam de acordo com o roteiro ou planejamento.

Durante a produção, o grosso do trabalho é realizado. É o momento de montar figurinos, cenários e gravar efetivamente, em diversos takes, até que o conteúdo fique bem estruturado e haja material para trabalhar.

Por fim, a pós-produção ou edição tem como objetivo integrar tudo aquilo que foi utilizado nos meios anteriores. É nessa etapa que o material final ganha vida.

Isso porque é na pós-produção onde os cortes transformam o material bruto no resultado final, apresentando um conteúdo satisfatório que pode encantar diversas pessoas. Para a etapa de pós-produção, é necessário levar em conta uma série de itens, como:

  • Decupagem;
  • Processo de montagem;
  • Finalização;
  • Exportação.

Além disso, a pós-produção tem o objetivo de organizar e reparar qualquer imperfeição que tenha acontecido nas etapas anteriores. Anotar em um banner informativo todos os elementos que precisam ser alterados pela sua equipe pode ser uma boa saída.

Afinal, uma gravação que teve problemas na iluminação ou nas cores pode ser arrumada com processos de edição na pós-produção.

Hoje em dia, conquistar clientes pode ser um processo difícil. Isso porque a concorrência aumentou muito, enquanto o consumidor tem mudado seu perfil e se tornado muito mais exigente.

Pensando nisso, foram criadas estratégias de produção de conteúdo para cativar o cliente.

Um dos meios de comunicação mais utilizados pelas pessoas atualmente é o conteúdo em vídeo.

Esse formato é muito mais dinâmico, interessante e acaba sendo muito atrativo para os clientes, principalmente pessoas mais novas, que já estão crescendo consumindo esse material. Por isso, é fundamental estar adequado a qualquer variação.

A pós-produção tira todo o elemento de amadorismo de um filme, permitindo que ele consiga passar uma mensagem de forma direta, objetiva e profissional.

Assim, o conteúdo se torna muito mais atrativo para qualquer pessoa interessada em consumi-lo.

Vale lembrar que a pós-produção não é uma exclusividade de filmes ou vídeos. Fotografias e até mesmo textos podem passar por um período de ajustes conhecido como pós-produção. O importante é criar um material adequado para a divulgação.

Quanto mais você explora estes conceitos, maiores são as chances de você conseguir resultados positivos com as ações de marketing para seu estabelecimento de placas informativas personalizadas ou qualquer outro negócio.

Por que realizar a pós-produção?

A pós-produção é o ponto final em qualquer trabalho que você esteja desejando executar. Trata-se de um filtro de qualidade sobre o material bruto, explorando muito mais detalhes que podem ter passado em branco nas etapas anteriores do processo.

Quando sua empresa cria uma campanha, o ideal é que ela tenha o máximo possível de aceitação, com conteúdos de qualidade que atraiam o público. Para tanto, é preciso compreender o que o público deseja e como você irá alcançar isso.

Assim como um wobbler display, o conteúdo audiovisual tem o objetivo de atrair a atenção do cliente, e para isso, é preciso acertar alguns detalhes.

Para conseguir um resultado profissional e sério, que passe toda a autoridade que sua marca representa, é preciso passar um tempo identificando a melhor forma de explorar seu conteúdo.

Normalmente, isso acontece com a pós-produção, realizada por todos os profissionais envolvidos na campanha, como os diretores, roteiristas, montadores, sonoplastas e editores, que passarão pelo processo de selecionar as melhores cenas para a campanha.

Isso porque não importa o quanto você estude, programe e prepare os elementos da pré-produção, e nem quantas vezes você grave e regrave os takes do vídeo, sempre haverá margem de erro e elementos que precisam ser reparados.

Além disso, o corte final é o que dá sentido para o conteúdo, apresentando muito mais contexto e passando a ideia que a direção queria propor quando criou o material.

Por isso, é importante se atentar a diversos elementos que serão utilizados na pós-produção.

Passo a passo da pós-produção de vídeos

Existem algumas etapas que são essenciais para a pós-produção de conteúdos audiovisuais. Ela pode sofrer algumas alterações para outras mídias, mas a ideia permanece a mesma.

Alcançar exatamente o que você deseja com sua pós-produção pode dar bastante trabalho, mas o resultado final pode acabar sendo muito satisfatório, e por isso, deve ser bem explorado.

1 – Desmontando o cenário

O primeiro passo para iniciar a pós-produção é arrumar tudo o que foi movimentado para que você conseguisse fazer a gravação. Isso é fundamental, afinal, muitas vezes o espaço de trabalho acaba sendo reduzido, e quanto mais você conseguir organizar, melhor.

Além disso, os equipamentos de gravação costumam ser muito delicados e possuem um alto custo, sendo essencial que você aproveite o máximo possível deles.

Para ter certeza de que está mantendo o bom funcionamento deles, é preciso ter cuidado no armazenamento. Uma propaganda sobre rótulos biodegradáveis pode precisar de muito espaço, portanto, é importante ter tudo bem organizado.

Grandes estúdios possuem equipes completas para fazer a desmontagem e o armazenamento dos equipamentos e cenários, contratação de membros para a equipe e outros equipamentos, além de figurinos e outros detalhes que foram usados na produção.

Entretanto, mesmo que você possua um estúdio caseiro e tenha feito a contratação de empresas de instalação elétrica, é importante criar esse hábito.

2 – Editando o conteúdo

Esta é considerada a etapa mais importante da pós-produção, é o momento de pegar toda a filmagem crua e começar a criar o produto final. É importante frisar que não há espaço para pressa nesse momento.

Quanto mais você queira que seu conteúdo saia perfeito, mais horas passará encontrando os detalhes necessários para cortar ou adicionar na edição. De qualquer forma, esse tipo de trabalho demora um longo tempo.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração são os cortes. Eles darão o tom do vídeo que você está tentando criar, além de que todo o conteúdo que não ficou adequado ou que a equipe não gostou é removido neste ponto.

Quando você está criando um produto para uma campanha, é importante se atentar a diversos elementos para torná-lo mais profissional. Por isso, cortar gírias, vícios de linguagem ou posições pouco profissionais é essencial.

Além disso, é o momento de eliminar takes em que ocorreram problemas na iluminação, barulhos que atrapalham o entendimento do filme, entre outros.

É então o momento de se preocupar com o áudio do produto. Isso porque o tratamento de áudio é essencial para capturar o conteúdo e apresentá-lo ao público.

O resultado final é altamente ligado a qualidade e ao quanto as pessoas compreenderão do conteúdo planejado.

Por isso, atenção ao áudio é fundamental, para obter clareza nas falas e uma mensagem que consegue chegar a seus interlocutores.

As imagens são o próximo passo, eliminando erros de cores, foco e diversos outros pontos. Aqui, o profissional de edição pode ser um pouco mais criativo, embora deva se manter criterioso. Utilize filtros de cor e outros efeitos que julgar adequados para o vídeo.

É importante lembrar que o resultado final deve ficar de acordo com o objetivo da campanha, então, evite destoar destes pontos. Caso o vídeo precise de algum efeito digital, como textos e legendas, essa fica sendo a última etapa da edição.

3 – Analise o resultado

Antes de pensar em colocar o vídeo no ar, é hora de avaliar o resultado final. É preciso assistir tudo na íntegra, para garantir que o resultado esteja do jeito que o cliente desejava. Caso precise fazer alguma alteração, este é o momento de descobrir.

Em muitos casos, basta colocar o produto final em seu notebook escritório e apresentá-lo para os membros da equipe.

Além disso, nesta etapa é importante receber feedback. Convide outras pessoas para assistir a produção e avaliar com sinceridade, dizendo o que acham que ficou bom e o que pode melhorar. Dessa forma, é possível obter bons resultados finais.

4 – Fazendo a divulgação

Com tudo finalizado, é o momento de apresentar sua campanha. Para isso, você deve escolher o melhor formato e a plataforma de divulgação mais adequada.

Além de criar um calendário onde você poderá explorar com mais tranquilidade todas as possibilidades de apresentar seu conteúdo.

Quanto mais você puder anunciar sua campanha, seja nas mídias online ou em display de papelão para balcão, mais pessoas irão acompanhar o conteúdo e ficarão mais próximas de consumí-lo.

Considerações finais

A produção de qualquer conteúdo é um processo longo e com detalhes que precisam ser levados em conta para apresentar um conteúdo de qualidade. Entretanto, o resultado final destas empreitadas costumam ser muito satisfatórios.

Quanto mais você explorar seu conteúdo, mais chances de conseguir conquistar um espaço maior no mercado terá.

Escreva uma resposta