in

Por que utilizar o Facebook Ads?

facebook ads

O Facebook Ads é uma plataforma de anúncios dessa rede social que oferece uma diversidade de formatos. 

Com ele, você pode criar campanhas e estratégias de divulgação do seu negócio no Facebook e no Instagram.

Trata-se de uma das ferramentas de anúncios online mais utilizadas pelas organizações, por isso, ele é muito importante para as estratégias de marketing digital.

Ao utilizá-lo, contamos com uma plataforma completa que nos permite utilizar toda a criatividade para criar anúncios em vários formatos.

Para se ter uma ideia de sua dimensão, hoje em dia, cerca de 1 milhão de empresas investem milhões de dólares por ano com esse site. 

Isso quer dizer que ele oferece retornos reais e ajuda o seu negócio a se destacar no mercado.

Isso se deve à qualidade da campanha, mas mesmo sendo uma ferramenta intuitiva, é necessário estar atento a alguns pontos que devem ser bem trabalhados, e um deles é a característica do público-alvo.

Se você tem um negócio e está pensando em começar a investir no Facebook Ads, leia este artigo. Vamos explicar o seu conceito, como a ferramenta pode ser trabalhada e mostrar as suas vantagens.

Entendendo o conceito de Facebook Ads

Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga do Facebook que oferece diferentes formatos de anúncios. 

Essa ferramenta é eficaz porque possui uma vasta gama de segmentação, o que ajuda a gerar um número maior de conversões.

Com ela, uma empresa de conserto de TV Philips cria diferentes públicos de modo a atender os seus interesses, com base em informações, como:

  • Localização;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Desejos;
  • Necessidades.

Com isso, a marca consegue direcionar os seus anúncios para as pessoas certas, o que aumenta as chances de conversão.

Hoje em dia, as estratégias orgânicas, como produção de conteúdo, estão em alta, e elas realmente são muito importantes. 

No entanto, você não deve descartar os anúncios pagos, pois eles trazem resultados imediatos.

Com base nisso, não temos como negar que utilizar o Facebook Ads é uma maneira rentável de atingir os objetivos e oferecer anúncios condizentes com o público e os objetivos da companhia.

Ele deve ser usado de maneira integrada com as outras estratégias do seu negócio, uma vez que é uma das mídias pagas mais eficientes, visto que o Facebook é uma plataforma que possui um grande público.

Isso garante mais alcance e você ainda tem a oportunidade de investir em formatos diferentes e não ficar preso apenas aos textos.

Essa ferramenta tem um alto poder de segmentação, permitindo que as organizações selecionem o seu público e com isso possam impactar as pessoas certas.

Ademais, ele permite a realização de testes como o mesmo anúncio, para saber como serão os resultados e com isso aperfeiçoá-los.

No entanto, para que suas campanhas no Facebook Ads sejam um sucesso, é necessário saber trabalhá-lo, e vamos falar sobre isso no próximo tópico.

De que forma trabalhar o Facebook Ads

Para trabalhar o Facebook Ads, um fabricante de judogi Adidas precisa seguir um passo a passo determinado pela própria ferramenta.

Entrar no gerenciador de negócios

Você deve acessar o gerenciador de negócios e fazer login. Essa ferramenta serve para a criação e análise de anúncios e é nela que você vai criar, alterar e acompanhar suas campanhas.

Definir um objetivo

Aqui você vai começar a sua primeira criação, e é necessário ter um objetivo para o anúncio, por exemplo, para aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego, aumentar o alcance, dentre outras possibilidades.

Depois que você selecionar uma opção, vá para o final da página e uma nova parte surgirá para que você confirme todas as opções e inicie a criação da campanha.

Uma gráfica especializada em digitalização de livros, por exemplo, pode selecionar a opção “Reconhecimento da marca”. 

Antes de finalizar, podemos escolher a opção “Otimização de orçamento da campanha”.

Nela você vai definir o investimento, podendo ser diário ou vitalício. 

Se você escolher diário, vai visualizar o teto máximo de gasto. Em vitalício, por sua vez, o valor total é distribuído pelo tempo de funcionamento do anúncio.

Segmentar o público

Feito isso chegamos no momento de criar o público, que são as pessoas para as quais você deseja direcionar seus anúncios, e as informações podem ser salvas para que você possa utilizá-las futuramente.

Esse momento é muito importante para o sucesso da estratégia e você só vai conseguir defini-lo se conhecer bem a sua persona.

A segmentação também é muito importante nesse momento, pois conforme vamos afunilando as opções, no canto direito, podemos acompanhar a média de alcance do anúncio.

O segredo para o sucesso da campanha de uma empresa de serviço de entrega motoboy ou de qualquer outro negócio é a segmentação. 

É dessa forma que você vai otimizar os seus gastos e atingir o usuário certo.

Outras informações como gênero e idade podem variar de acordo com o negócio e com seu público, mas podemos selecionar outros dados demográficos que também são relevantes.

Por exemplo, uma empresa pode criar um anúncio específico para pessoas solteiras ou casadas. 

Também podemos considerar outras informações, como formação profissional, gostos pessoais, ocupação, país, dentre outros.

Também é possível selecionar os interesses, comportamentos e outras informações referentes à persona.

Escolher o posicionamento

Na mesma página em que selecionamos o tipo de público também podemos escolher o posicionamento do anúncio, ou seja, a localização dele para o usuário.

Uma empresa de pintura residencial pode escolher entre duas opções, sendo automáticos ou manuais.

O automático é mais recomendado, pois o próprio Facebook se encarrega de definir as melhores opções, com base em seu orçamento. Já na posição manual, você é quem escolhe os locais.

Também é possível definir em qual rede social o anúncio será veiculado, mesmo que a sua empresa não tenha um perfil ativo.

Ter controle e otimizar os gastos

Aqui vamos definir o quanto vamos pagar por clique no link, por exemplo, se você tem uma landing page que traz bons resultados, pode optar pelo custo por clique para otimizar o seu investimento.

O normal é que a veiculação dos anúncios seja feita ao longo do dia, assim, mais pessoas podem visualizá-los.

Por fim, uma empresa especializada em contrato de endereço fiscal pode selecionar uma programação, escolhendo data e hora para início e fim do anúncio.

Criar o conteúdo do anúncio

É possível criar anúncios com múltiplas imagens e a partir de uma publicação que já existe na sua página. 

Depois que você escolher o formato, terá acesso a uma explicação sobre boas práticas para imagem ou vídeo.

Uma das maiores vantagens do Facebook Ads é que você pode ir acompanhando como está ficando o anúncio, o que permite fazer alterações a qualquer momento.

No entanto, independentemente do formato que você escolher, seja criativo e objetivo, transmita a mensagem de maneira clara, invista em gatilhos mentais, utilize emojis e evidencie a mensagem principal.

Vantagens do Facebook Ads

O Facebook Ads, como você já pode imaginar, traz inúmeras vantagens para os negócios, dentre elas:

Mais alcance

Essa ferramenta tem um alto poder de alcance, isso é muito importante, se você está acostumado a investir apenas em postagens orgânicas, pode desperdiçar recursos, uma vez que eles demoram mais tempo para alcançar as pessoas.

Você deve continuar investindo em publicações relevantes, mas procure equilibrá-las com os anúncios no Facebook para que você consiga atingir mais pessoas.

É dessa forma que todo o seu esforço para criar materiais relevantes vai valer a pena, já que eles serão consumidos por uma quantidade maior de usuários, o que ajuda a elevar a audiência do seu negócio na internet.

Melhora do retorno sobre os investimentos

Toda empresa, como um fabricante de carimbo médico personalizado, quer otimizar o seu recurso sobre investimentos (ROI), isso é ainda mais importante para os pequenos negócios.

Mas, para eles, se souberem utilizar o Facebook Ads, terão ainda mais retornos. Antes do marketing digital a publicidade era restrita às grandes empresas, afinal, custa caro anunciar no rádio ou na TV.

O Facebook, por sua vez, é uma ferramenta mais acessível, o que otimiza os investimentos e traz retornos muito mais positivos.

Em outras palavras, as pequenas empresas poderão competir de igual para igual com as marcas mais famosas, investindo aquilo que podem, desde que saibam criar suas campanhas nessa plataforma.

Conclusão

O Facebook por si só é uma ferramenta muito importante para as estratégias de marketing digital de qualquer empresa, como uma loja de notebook semi novo.

Mas, com sua plataforma de anúncio, essa rede social se tornou indispensável para que as marcas pudessem levar os seus produtos e serviços a um número maior de pessoas, de maneira segmentada e mais assertiva.

Ao utilizar uma plataforma popular como o Facebook, criando campanhas segmentadas, naturalmente, as conversões serão maiores, o que vai gerar vendas e aumentar os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

co-marketing

Por que investir em co-marketing?

152 milhões de pessoas tem acesso à internet no Brasil