in

Por que uma empresa deve estar em diversas redes sociais?

A rede social se tornou uma grande aliada de empresas em todo o mundo, justamente por trazerem mais pontos positivos para a melhoria de resultados da corporação. 

Com o advento da internet, seguido pela popularidade dos aparelhos móveis, as redes sociais se tornaram parte do dia a dia de muitas pessoas, sendo responsáveis pelo desenvolvimento de novos estilos de vida e comportamento. 

As mais utilizadas pelo público nos dias de hoje são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • Entre outras.

Atualmente, estar fora das redes sociais pode, por um lado, ser um alívio para tanta informação e conteúdo que por ali passa, algo que, em excesso, pode atrapalhar a rotina das pessoas e bombardeá-las de informações.

No entanto, é dentro desses canais que é possível acompanhar o dia a dia de amigos e familiares, além de descobrir marcas e empresas que tenham a cara do consumidor, notícias e informações de personalidades que gostamos, etc.

Ou seja, ficar por dentro de todas essas situações na internet se faz útil na vida que levamos hoje, onde muitas vezes não temos oportunidades de conversar pessoalmente com as pessoas que gostamos, podendo ainda estarmos geograficamente distantes delas.

Mas, além disso, o relacionamento nas redes sociais passou a ser importante para a formação de opinião e acompanhamento de notícias e situações do mundo contemporâneo, uma vez que grande quantidade de pessoas e marcas se expressam por lá.

Por exemplo, um estúdio que promove aula de dança sertanejo pode estar conversando com seus seguidores de uma rede sobre novidades da escola, datas de aulas e recessos, bem como valores e promoções relacionadas às turmas.

Por outro lado, uma segunda marca pode utilizar as redes sociais para apontar problemas causados pela própria empresa, justificando algumas atitudes e até mesmo emitindo um comunicado de desculpas por lá, algo que nem sempre sai em canais de notícia.

A verdade das redes é que, estar conectado, te permite um acesso ilimitado às informações e conteúdos mais relacionados com a sua personalidade, e essa importância é essencial para a construção de relacionamentos duradouros.

Ao longo deste artigo, entenda um pouco mais sobre a relevância das redes em sua empresa.

Importância para empresas 

Estar nas redes sociais permite um maior contato entre pessoas, mesmo que ambas estejam distantes. Essa questão veio se tornando essencial para os negócios, que começaram a pensar sobre as possibilidades de relacionamento que poderiam ter.

Hoje em dia, grandes empresas do mundo todo possuem contas nas principais redes sociais, divulgando seus trabalhos, lançando campanhas de venda e atraindo pessoas por meio de conteúdos indiretamente relacionados aos negócios, mas focados na humanidade.

As redes sociais foram essencialmente criadas para melhorar relacionamentos, e até hoje é preciso manter esse conceito, mesmo que existam pontos secundários a serem tratados por meio desses canais de comunicação.

Uma empresa de aluguel de telão, por exemplo, pode utilizar as redes sociais, por exemplo, sua conta no Instagram, para compartilhar dicas de montagem de telão dentro de casa, bem como a instalação de aparelhos que trabalhem com essa ferramenta.

Certamente, a companhia está divulgando seu produto, mas ao mesmo tempo que faz isso, ela acaba produzindo um conteúdo de valor, que pode servir como auxílio para pessoas que tenham dúvidas sobre a temática.

Essa construção de comunicação acaba resultando em uma maior interatividade de seguidores, que acabam por engajar as redes da empresa, provocando uma maior autoridade em um ambiente online, algo essencial para a popularização da marca.

Um bom exemplo disso é uma conta no Facebook de um cemitério, que pode acabar chamando a atenção dos usuários pela forma como as campanhas comunicacionais falavam sobre a morte, um assunto delicado e que até hoje é ligado a tabus culturais.

Nesse caso, a utilização de uma linguagem apropriada unida à ideias que saem de um sentido estritamente comercial podem ajudar a empresa a entender melhor seus colaboradores, respeitar seus limites e também ajudar os negócios a venderem mais.

Presença em diferentes redes

Estar presente em uma rede social já é um passo positivo para uma empresa, mas estar em diferentes redes promove ainda mais a criação de um relacionamento com clientes e colaboradores, respeitando a diversidade dentro do público dessa comunicação.

Por exemplo, um negócio de construção de projeto data center pode ter como público principal pessoas que gostam de estar em um determinado aplicativo de conversa, ao invés de estarem em páginas de rede social focada em mídias.

Dessa forma, embora a empresa tenha conta em outras plataformas e aplicativos, ela prioriza também a comunicação e produção de conteúdo para aquela em específico, agregando uma boa relação com essa audiência diversa.

É importante entender que cada rede social, por ter uma particularidade de suas ferramentas, funciona de formas diferentes, seja como linguagem ou maneira de postar seus materiais, algo interessante para marcas que produzem conteúdo.

Uma empresa ambiental, que tem como foco divulgar serviços de licença ambiental cetesb, pode preferir utilizar o Facebook para divulgar postagens informacionais, já que nesta plataforma o foco é mais textual.

Se essa mesma empresa escolhesse o Twitter, por exemplo, ela teria alguns problemas de divulgação de todos os dados, da mesma forma que o Facebook, já que nesta primeira plataforma, os caracteres das postagens são reduzidos.

Neste caso, uma boa solução é diferenciar os conteúdos em cada um dos lugares, traduzindo quando necessário uma mesma informação para públicos e ferramentas diferentes, aproveitando para estar presente em mais de uma rede social.

Principais vantagens das redes sociais

Um negócio presente nas redes tem como resultado inúmeras vantagens relacionadas diretamente com a melhoria de resultados, embora atuem em diferentes áreas dentro da construção da imagem e firmeza de uma companhia.

Entenda algumas das principais abaixo, e saiba porque você deve começar sua migração para as redes sociais hoje mesmo!

1. Aumento das vendas

O principal efeito da melhoria ou participação nas redes sociais é a implementação nos números de vendas, que acabam sendo transformadas com a maior visibilidade que a empresa tem na participação ativa em ambientes de relacionamento.

Na era das redes, uma empresa que não tem uma conta não é vista e, logo, entende-se que ela não existe. Por isso, não perca tempo fora das redes, porque com a criação de conteúdo interessante, muitas pessoas podem começar a comprar com você.

2. Criação de autoridade

Qual das duas empresas de avaliação de ativos e passivos você gostaria de contratar: aquela que não têm páginas na rede social mas é tida como tradicional, ou aquela que se faz presente nas mídias digitais e conta com o apoio de inúmeros clientes?

Estar nas redes é, não só uma forma de levar um estabelecimento ao progresso das relações atuais, mas também mostrar que o negócio está por dentro das principais atualizações sociais, o que mostra uma autoridade em um sentido mais amplo.

3. Comunicação direta com cliente

Clientes de uma loja de estrutura em aço quase sempre passam por complicações na hora de solicitar contatos e informações sobre produtos e serviços, o que muitas vezes pode prejudicar a continuidade de um relacionamento de trabalho.

No entanto, tendo contas nas redes sociais, essas empresas oferecem um leque maior de entrada de contatos, além de informações que podem ser úteis na hora da retirada de dúvidas simples, como aquelas relacionadas à qualidade e entrega dos serviços.

Além disso, as redes sociais são ótimos lugares para medir satisfação de clientes, já que permitem a utilização de ferramentas que buscam interagir com seguidores, seja com perguntas, enquetes, imagens e outros tipos de ações.

4. Ensinamentos sobre a área

De certa maneira, com uma empresa estando nas redes sociais, é possível formar uma comunicação real sobre o que acontece ou não dentro daquela área de atuação, bem como informações sobre serviços e produtos, algo que, em alguns casos, poucos conhecem.

Por exemplo, um revendedor de escora metálica pode passar por dificuldades para explicar a importância de adquirir seus produtos, e como tê-los pode evitar problemas relacionados à construção de grandes estruturas.

Ou seja, muitas vezes os clientes não sabem da utilidade dos produtos de um negócio até o momento que os utilizam. Para que esse processo de conhecimento aconteça mais rapidamente e em maior quantidade, são criados conteúdos para as redes sociais.

5. Estudo da concorrência

Estar nas redes é testar não apenas suas estratégias de comunicação, mas também compará-las com a de concorrentes, que quase sempre produzem conteúdos similares, que podem ou não ser interessantes para uma companhia da mesma área.

Por exemplo, uma papelaria vê que sua concorrente acabou de fazer um conteúdo especial sobre papel indicador universal, o que fez sucesso entre os seguidores. Dessa forma, ela consegue entender o quanto essa campanha foi mais forte do que as que ela produziu.

Conclusão

Não tenha dúvidas: ter presença nas redes sociais é uma das melhores propostas de sucesso que você poderá implementar na sua estratégia de crescimento da sua empresa. 

Comece hoje a estruturar essa ideia e transforme sua relação com o público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que são métricas e como utilizá-las?

linguagem-nao-verbal

Qual a função do endomarketing?