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Por que um site deve investir em conteúdo informativo?

Conceito de trabalho de autor ou redator de conteúdo
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Conteúdo informativo proveniente de uma empresa e produzido para o ambiente online pode ser uma importante fonte de melhoria nas vendas e na valorização da empresa no mercado, podendo, ainda, garantir crescimentos interessantes para o negócio.

E mesmo com toda essa importância, nem sempre essa foi uma prática comum nas empresas, ainda mais antes com o advento e a importância da internet.

Além de vendas, informação!

Por muito tempo, mais especificamente antes da ascensão e popularização da internet e dos meios digitais derivados dela, empresas contavam apenas com a tarefa de pensar nas melhores formas de venda, fossem de forma presencial, ou por meio de propagandas.

As propagandas, aliás, eram trabalhos conjuntos feitos com equipes de venda de forma que o consumidor que visse uma campanha por meio de mídias tradicionais, pudesse desejar produtos e serviços da mesma forma que compradores sentiam fisicamente em lojas.

Por exemplo, uma empresa de refeição para empresa tinha como prioridade as vendas presenciais, com o máximo de divulgação boca a boca, entre pessoas da localidade da empresa, conhecidos e até mesmo pessoas que experimentaram o serviço aleatoriamente.

Não era necessário informar, criar nenhum tipo de conteúdo sobre a área e muito menos se preocupar em manter comunicações com compradores em outros meios que não fossem os verbais, que quase sempre eram rápidos e sucintos.

No entanto, com o passar dos anos e o atualizar dos modos de comunicar, tanto empresa quanto consumidores sentiram necessidades de implementar melhorias comunicacionais, que não apenas fossem focadas em vendas, mas sim em relacionamentos.

Essa foi uma demanda ainda mais sentida por parte de clientes, que por meio do consumo da internet, e as então milhares de descobertas das possibilidades de compras, sentiram-se mais tocados por alguns tipos de empresa do que por outras.

O fator decisivo para escolha estava baseado, mesmo que inconscientemente, na conexão entre conteúdos produzidos pelas marcas, que comprovam, que de certa forma isso passou a induzir o consumo naquele local, como em uma empresa de aluguel de empilhadeira.

Por isso, a produção de conteúdos relevantes por parte da empresa se tornou uma obrigação, para o caso daqueles que necessitam de compras influenciadas não apenas pela necessidade básica, mas também pelo desejo.

Por que você deve investir em conteúdo?

Ao compreender que empresas devem produzir conteúdos relevantes para incentivar que consumidores se sintam interessados não apenas pelo produto, mas por tudo o que ela agrega, fica mais fácil entender a importância de investir nessa prática.

Alguns exemplos de conteúdos informacionais em sites de empresas podem ser vistos por meio de:

Os benefícios e oportunidades empresariais que a informação relevante agrega ao comprador podem trazer incríveis vantagens para os negócios. Conheça mais sobre elas ao longo do texto abaixo:

Aumenta o alcance da sua marca

Produzir informações e conteúdos para o público, em especial da maneira online, faz com que sua marca atinja números consideráveis de reconhecimento do público em geral. Isso acontece porque seu conteúdo poderá chegar a lugares e pessoas não planejadas.

Por exemplo, ao produzir um conteúdo em vídeo para seguidores de uma rede social, com a temática manutenção elétrica industrial, uma empresa de tecnologia consegue atingir não apenas compradores do público-alvo, mas também pessoas interessadas.

Elas conseguem achar esses conteúdos muitas vezes por buscadores na internet, que entregam aquele material como uma opção relevante para quem necessita de informações que somente o seu vídeo estará mostrando na internet.

A partir deste momento você consegue se tornar uma referência naquilo, trazendo para suas redes e seus endereços na web pessoas de todos os cantos, que se identifiquem com aquele conteúdo, pensando, inclusive, em consumí-lo.

Para isso, é preciso pensar sempre em produzir conteúdos relevantes, utilizando fontes confiáveis, linguagens e tipos de comunicações específicas para cada plataforma utilizada, bem como manutenção na informação postada, como atualização e possíveis interações.

Melhora estratégias de venda

Por exemplo, uma creche berçário passa a fazer conteúdos relevantes na internet, com foco em informações essenciais para pais e responsáveis sobre os processos de aprendizagem de crianças e bebês, atingindo então uma relevante autoridade na internet.

Logo, um possível cliente daquele local, ao ver que as condições informacionais e de confiabilidade podem ser aprovadas pela reputação online, prefere escolher aquele local para matricular seu filho, tornando-se então um cliente vindo de forma orgânica.

Mas na verdade, essa forma natural de aquisição de cliente, só aconteceu com a produção de conteúdo relevante e focado, que serviu imensamente para melhorar as estratégias de venda, que geralmente ocorrem de outras maneiras, diferentes de um conteúdo na web.

Procure sempre complementar sua plataforma online além de conteúdos, trazendo, por exemplo, informações sobre o empreendimento, como números para contato, fotos do local e informações voltadas para o espaço, como um deck de piscina no ambiente.

Crie valor para sua empresa

Empresas que estão hoje na internet, ainda mais aquelas que são reconhecidas como produtoras de conteúdos relevantes, tendem a ser mais valiosas, não apenas como informacionais, mas como comerciais.

Você pode notar isso com grandes empresas de refrigerantes, por exemplo, que complementam suas participações no mercado físico com campanhas e conteúdos de alta requisição online, implementando as condições de geração de valor.

É interessante notar que, hoje em dia, ao procurar uma empresa de som e iluminação para festa, o cliente espera que ela esteja na web, pois isso facilita a venda, além de agregar muito mais credibilidade para a marca.

Melhora os leads

Muitas vezes você pode ter problemas com potenciais clientes, ou seja, pessoas que gostariam de ter interesse no seu produto e serviço, mas quase sempre deixam essa vontade para trás, muitas vezes por ainda não estarem convencidas da necessidade.

Nesses casos, a criação de conteúdo informacional, como no caso de postagens em redes sociais, blogs e interação por meio de e-mails, pode ser significante para começar um relacionamento baseado na atenção e no auxílio da escolha de compra.

Por exemplo, uma clínica de check up geral pode passar a informar potenciais clientes sobre alguns tipos de exames essenciais para serem feitos aos 30 anos. O detalhe principal é que cerca de cinco deles só estão presentes na empresa.

Isso faz com que as pessoas que tenham algum tipo de dúvida na compra, encontrem motivos para concretizar a escolha pela empresa. Essa técnica, no marketing digital, é conhecida como marketing de conteúdo.

Complementa trabalhos

A importância da produção de informação pode ser sentida não apenas por clientes ao se interessarem pela empresa, e não apenas pela empresa, por ganhar a confiança e a compra de serviços e produtos, mas também pelos colaboradores.

Geralmente, são os profissionais de uma empresa, os que trabalham em lugares físicos, responsáveis por vender para clientes em uma relação próxima, muitas vezes focada em ações imediatas, algo que nem sempre funciona.

Com a produção de conteúdos online, os clientes se tornam cada vez mais interessados por um produto naturalmente, e procuram a empresa, por meio de colaboradores, para firmar contratos sem muitas complicações, ou quase zero dúvidas.

Começando a criar conteúdo relevante

Com todas as provas de que criar conteúdos informacionais é parte essencial da permanência de uma empresa nos dias de hoje, entenda melhor como começar a criar seu próprio canal de comunicação.

Primeiro de tudo: conheça sua persona, ou o público ideal da sua empresa. Com todas as informações necessárias para fazer esse reconhecimento, desde dados da compra até classificações reconhecidas por elas, você criará um conceito perfeito.

Por exemplo, se você tem uma empresa de motoboy entrega  e deseja criar conteúdo relevante para os sites dela, é interessante, primeiro, saber o que seus consumidores mais vão gostar nas suas produções, baseado em preferências pessoais.

Em seguida, faça uma compilação dos conteúdos mais interessantes, e separe-os em um planejamento, que deve ser englobado em redes sociais, sites e até mesmo espaços físicos, que possam servir de complementação para a experiência.

Não esqueça de pensar bem o tipo de comunicação e linguagem para cada local que for veiculado a comunicação criada pela sua empresa. Lembre-se, ainda, de usar a seu favor todas as ferramentas de marketing digital disponíveis.

Uma delas, considerada uma das principais, é a Search Engine Optimization (SEO), responsável por incluir em conteúdos de sites algumas das palavras-chave mais procuradas do seu negócio, fazendo com que você seja encontrado em buscadores.

Conclusão

Por fim, tenha em mente que a conexão com o seu cliente sempre dependerá da maneira como você desenvolve sua comunicação, em especial, do que oferece a ele para que a confiabilidade em sua empresa possa surgir.

Utilizando a criação de informação em sites empresariais, os negócios ficam cada vez mais próximos do sucesso, e à frente de seus concorrentes!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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