in

Por que ter uma estação de trabalho com 2 monitores?

monitores

Imaginar um ambiente de trabalho com 2 monitores para cada colaborador pode parecer um exagero em um primeiro momento, mas essa característica pode mudar de maneira bastante interessante a produtividade diária no trabalho e em várias outras áreas. 

Se antes esse tipo de configuração era vista apenas em bolsas de valores ou ambientes corporativos onde diversas informações precisavam ser acompanhadas facilmente e em tempo real, hoje já se mediu os benefícios de uma estação de trabalho com 2 monitores. 

Há quem decida incluir um novo monitor apenas para momentos de lazer, utilizando as duas telas para aproveitar o gráfico de diversos jogos. 

Outras áreas, como a programação, se tornaram mais otimizadas com esse recurso, uma vez que uma tarefa comparativa se tornou ainda mais simples, bastando olhar para o lado e verificar uma informação que precisa ser inserida no trabalho.

Em paralelo, assim como o aluguel de som para festa pode conter equipamentos duplicados, que vão potencializar a distribuição da música em diferentes ambientes, a estação de trabalho com 2 monitores faz o trabalho se tornar mais rápido e completo. 

Isso porque permite um acompanhamento muito mais ágil de informações, sem que para isso o operador precise mudar de abas ou janelas o tempo todo. 

No entanto, como não poderia deixar de ser, ter mais telas também pode significar mais distrações. Por isso, quando se tem 2 monitores na estação de trabalho é fundamental ter foco para não se voltar para atividades paralelas. 

De qualquer modo, desfrutar de um equipamento como esse traz vantagens significativas para a rotina, e saber aproveitá-las é essencial. Se você já considerou essa alternativa, mas ainda quer entender melhor sobre ela, este artigo é para você. 

Sendo assim, siga na leitura deste conteúdo e saiba os motivos pelos quais vale a pena ter 2 monitores no seu local de trabalho e quais profissões podem apostar nessa possibilidade para otimizar o seu dia a dia. 

Quais as vantagens de utilizar 2 monitores?

Os equipamentos eletrônicos fazem parte da rotina de diversos tipos de atividades comerciais. Assim como um ensaio destrutivo tração precisa de instrumentos para acontecer, uma contabilidade depende de calculadoras e computadores para atuar. 

A tecnologia é um elemento que influencia nas mais diversas atividades, sejam elas pessoais ou profissionais, o que implica na necessidade de contar com aparelhos modernos e que ofereçam um suporte para várias aplicações. 

Nesse sentido, os computadores são os equipamentos de maior destaque, e podem ser potencializados para oferecer todos os recursos que são indispensáveis para um trabalho cada vez mais completo e otimizado. 

Uma das características que ganhou destaque nos últimos tempos e que pode ser responsável por conferir maiores benefícios na jornada de trabalho é o uso de 2 monitores em uma estação. Há vários motivos para isso, tais como:

  • Aumento de área útil de trabalho;
  • Utilização de dois ou mais softwares;
  • Maior conforto visual;
  • Possibilidade de comparação entre dois documentos;
  • Consultar um material de suporte mais facilmente.

Assim, seja conciliando o uso de um notebook novo com um computador, ou mesmo instalando mais de uma tela no mesmo equipamento, o acesso visual a 2 monitores pode ser importante para facilitar o trabalho. 

Quem trabalha com design, ou mesmo quem decide optar por esse estilo de utilização das telas, pode ser beneficiado pelo aumento do campo visual, já que essa configuração amplia de maneira interessante a área na qual se realizará uma atividade. 

Ao mesmo tempo, um estabelecimento que ofereça controle de bens patrimoniais, por exemplo, pode aproveitar para utilizar dois softwares em paralelo, o que evita a troca de telas constantemente e agiliza o trabalho. 

Vale mencionar que 2 monitores lado a lado em uma estação de trabalho trazem maior conforto visual, tal como ocorre em uma tela de cinema, justamente porque possibilita uma visão mais abrangente. 

Para serviços de tradução, um dos benefícios é, sem dúvida, poder comparar dois documentos sem precisar ficar trocando de aba, o que deixa a atividade mais exaustiva. 

Por fim, quem está fazendo um curso e precisa assistir uma aula e consultar um material extra consegue fazer isso de maneira funcional, sem perder nenhum detalhe, graças ao uso dos 2 monitores. 

Dessa forma, é possível dizer que o uso de duas telas de forma simultânea apresenta benefícios consideráveis, e por isso, passa a fazer parte de diversos ambientes, sejam eles de estudo ou de trabalho. 

A praticidade trazida pelo uso de 2 monitores

Muitas pesquisas são realizadas com o intuito de mensurar o quanto determinada situação pode ser benéfica para a rotina das pessoas. Assim, é possível recomendar o uso de 2 monitores depois de constatados alguns dados. 

Quem busca praticidade e quer reduzir os erros que ocorrem no trabalho pode se apoiar na pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Nela foi verificada uma redução de 33% dos equívocos cometidos no período de trabalho. 

Outro dado mostrou que a edição de trabalho se tornou 16% mais rápida com o uso de 2 monitores. Isso quer dizer que para redigir um contrato de locação de um Projeto de Sala Comercial, por exemplo, a ação se tornou muito mais prática e ágil.

Por isso, é possível dizer com segurança que o uso de duas telas torna o ambiente de trabalho mais amigável, produtivo e dinâmico. 

Quais profissões se beneficiam com essa funcionalidade? 

Pensando de maneira prática em quais tipos de profissões podem ser beneficiadas com o uso de 2 monitores, é possível prever que uma boa quantidade delas pode colher frutos interessantes ao investir nesse recurso. 

De forma especial, é válido mencionar que a área do design, das finanças e contabilidade, editoras e tradutores, instituições de ensino, informática e programação, segurança e vigilância patrimonial e mais uma série de setores podem ter melhores desempenhos. 

Grandes empresas também podem conquistar a otimização do seu trabalho ao inserir monitores na sua sala de reunião escritório, conseguindo abordar temas mais complexos com o auxílio da tecnologia, instruindo a sua equipe mais facilmente. 

De fato, os nichos que podem se beneficiar do uso de 2 monitores no dia a dia são vários, sendo necessário mensurar quantas estações de trabalho podem ser incluídas no estabelecimento para trazer essa vantagem o quanto antes. 

Cuidados na implementação de 2 monitores

Depois de decidir instalar mais um monitor em um determinado equipamento, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo seja instalado da maneira ideal e para que cada aparelho seja utilizado de forma produtiva e assertiva. 

O primeiro ponto para o qual se deve estar atento é no espaço disponível. Para tanto, pode ser necessário adquirir uma mesa grande para escritório para cada setor que precisará do monitor extra. Assim, o equipamento é instalado de modo seguro. 

Ao mesmo tempo, também é indispensável alinhar os 2 monitores, para que eles se complementem e permitam uma visualização mais confortável do conteúdo. 

Isso porque se eles forem dividir uma mesma tela ao meio, pode ser que o desnível do conteúdo cause confusão visual, tornando o trabalho menos produtivo. 

As configurações referentes à imagem, como o balanço de cores, o contraste e o brilho precisam ser iguais em ambos os monitores, evitando o desconforto de quem está utilizando a estação de trabalho. 

Nesse sentido, uma dica importante é dar preferência por adquirir monitores da mesma marca e modelo, que vão apresentar as mesmas configurações e especificações técnicas. 

Em paralelo, é preciso verificar também a capacidade de rotação dos monitores, adquirindo um modelo que permita a inversão, o que é essencial para quem trabalha com imagens. 

Para finalizar, montar uma estação de trabalho requer investimentos, para que ela ofereça todos os recursos necessários para os operadores. 

Por isso, invista em cadeira confortável para escritório tanto quanto nos monitores, pois é o conjunto dos elementos que vai garantir uma maior produtividade e um aperfeiçoamento da rotina de forma rápida e prática. 

Considerações finais

É cada vez mais comum que as empresas busquem recursos para otimizar as atividades internas do seu estabelecimento, conseguindo assim maior efetividade e sucesso nas suas funções. 

O uso de 2 monitores para tornar as demandas de trabalho mais eficazes se tornou um exemplo bastante promissor, pois permite uma agilidade indispensável para as mais diversas áreas do mercado. 

Dessa forma, buscar implementar as duas telas em diferentes setores da sua empresa pode ser uma forma de inovar no seu segmento e de conquistar resultados cada vez melhores na sua rotina. 

Por isso, se você tinha dúvidas sobre investir na instalação de dois monitores, certamente este artigo ajudou na identificação dessa necessidade. Sendo assim, procure implementá-los o quanto antes e desfrute das melhores soluções para a sua empresa. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

objetos smart

Por que investir em objetos smart?

técnicas de vendas

Técnicas de vendas. Conheça algumas destas práticas