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Por que investir em uma consultoria de marketing?

Empresas de setores competitivos tendem a crescer rápido, afinal, o mercado é dinâmico e demanda novos negócios. Para que a empresa não perca o foco, é interessante buscar uma consultoria de marketing na hora de dar os próximos passos.

Todo negócio precisa de ajuda, uma vez que é quase impossível que os donos consigam realizar suas demandas sem a necessidade de terceiros, por isso é que existem os colaboradores. 

Inclusive, um dos erros mais comuns que os empreendedores cometem é acreditar que marketing é um custo e não um investimento. Desta forma, passam a focar em outros assuntos, tão importantes quanto.

A consultoria de marketing é uma boa solução para quem está começando e deseja manter o crescimento das vendas, mas caso você tenha se esquecido e agora precisa “organizar a casinha”, não tem problema, os consultores também são bons nisso.

Por esse motivo, elaboramos este artigo, para que você entenda a importância da contratação de uma consultoria de marketing, seja sua empresa uma distribuidora de pratos para congelar ou uma indústria farmacêutica. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é consultoria de marketing?

A consultoria de marketing consiste em uma equipe terceirizada composta por profissionais da área, e tem como objetivo principal auxiliar um negócio a escolher estratégias de divulgação mais assertivas e estruturadas.

Para exemplificar, imagine que em um espaço de coworking estão diversos empreendedores conversando sobre a necessidade de alavancar um negócio, mas notaram que as vendas deram uma empacada.

Foram feitos  altos investimentos em desenvolvedores, mas as receitas estão caindo. Uma reunião de pauta foi montada e começaram a apresentar possíveis soluções.

Um dos colaboradores nota o pouco investimento em marketing digital e estratégias SEO na empresa, além de baixa participação nas redes sociais e pouco engajamento nessas mídias. 

Sem tempo e condições para resolver o problema, os sócios resolvem contratar uma consultoria de marketing que, através de serviços de análise de dados e muita experiência no mercado, passarão a buscar diversas formas para resolver o problema.

As estratégias existentes podem ser várias: identificação do público-alvo, análise das forças e fraquezas, aplicação de inbound ou outbound marketing, dentre outras. 

É fundamental saber que as empresas de consultoria são trabalhadas para gerar resultados, afinal, se uma pessoa compra um extintor abc, ela deseja que, quando solicitado, o produto cumpra com sua função.

Aliás, já ouviu falar em consumidor 4.0? Esses indivíduos são os responsáveis pela mudança geral de todo o mercado de consumo, seja de produtos ou serviços. 

Com um clique, uma pessoa pode saber toda a vida de uma empresa, pesquisa sobre o produto e se torna um especialista nele. 

Esses consumidores são mais difíceis de serem conquistados, uma vez que são cheios de regalias e precisam saber de quem, como e por que comprar daquela empresa. 

Pois bem, contratar uma consultoria de marketing fará os especialistas traçarem o perfil dos consumidores do seu negócio por meio de estratégias, como a do Marketing Mix. 

Traçar o perfil do público-alvo é essencial para definir o melhor meio de agir perante as mudanças do mercado. Imagine colocar um filho em uma escola particular infantil e ele não se adaptar? 

Da mesma forma acontece com a elaboração de um plano de marketing no mundo digital. Caberá ao empreendedor saber se deixa o negócio se adaptar à realidade existente ou é melhor trocar a estratégia. 

Após traçar o perfil do negócio, a consultoria passará a buscar os leads, também conhecidos como clientes em potencial. Uma das melhores estratégias de geração de leads é o inbound marketing, que possui 5 etapas:

  • Atrair o interessado por meio do produto;
  • Convertê-lo para fazê-lo defender a marca;
  • Relacionar-se com o cliente para instigar a compra;
  • Vender o produto;
  • Analisar os dados obtidos para gerar novos programas.

Todo esse processo não é realizado de um dia para o outro. É preciso criar campanhas e formas de atração com e-books, webinários, vídeos, publicações interativas, sorteios e afins.

Esse processo pode levar até um ano, mas os resultados tendem a vir um pouco antes.   

Vale a pena gastar dinheiro com a contratação desse serviço?

O grande problema das empresas é não enxergar o marketing como um investimento. 

Campanhas de marketing são realizadas para a duração de 12 meses, e podem ser modificadas de acordo com a resposta do seu negócio, como um que emite documentos avcb corpo de bombeiros

Porventura, pode acontecer do empreendimento ter um sócio que tenha conhecimento em estratégias de marketing, ou simplesmente tentar a sorte se arriscando na internet para conquistar o público.

Essa possibilidade não pode ser tirada com uma resposta simples, porém, existe um contraponto. Em diversos casos ocorre da empresa tentar realizar campanhas por conta própria, voltadas muitas vezes para o mundo digital. 

Por não ter contatos e experiência com o competitivo mundo do marketing, podem trazer resultados negativos. Por esse motivo é que a contratação de uma empresa pressupõe o ganho de resultados. 

Nada impede que o empreendedor estude por conta própria, mas leva tempo para adquirir o conhecimento e as decisões devem ser tomadas constantemente. Conhecer o seu negócio e como o seu público funciona é essencial para a resposta da pergunta.  

Contratar uma empresa para realizar o serviço de aplicação de fita antiderrapante para escada externa pode ter seus riscos, mas da mesma forma que o cliente tem cuidado na hora de comprar um produto ou serviço, o empreendedor também deve ter. 

Por isso, estude, busque as melhores empresas de consultoria e solicite um orçamento.

Seja verdadeiro com os consultores

Um erro comum dos empreendedores é ter medo de contar as realidades da empresa. Escondem detalhes com medo de que o processo seja mais complicado ou que o preço do serviço aumente. 

O que é um equívoco, uma vez que não é como se estivesse fazendo uma locação de espaço comercial em que os corretores tendem a mostrar somente o ponto positivo do negócio. 

O objetivo, nesse momento, é a busca pelo melhor caminho para o progresso. Vise o progresso do seu negócio, organize as contas e os resultados.  

O consultor precisa ter o caminho limpo para oferecer as soluções e propostas para melhoria do empreendimento, pois os resultados estão inteiramente atrelados com o quanto a empresa contratada entenderá do negócio para a realização dos planos de marketing.

Benefícios da consultoria de marketing

Entendendo a importância da consultoria de marketing, agora podemos falar sobre os benefícios que ela traz, seja para quem já fez a contratação no momento certo, ou para quem ainda está pensando em como dar o primeiro passo.

1 – Resultados que compensam o investimento 

Os resultados são os frutos do investimento feito. Quem realizou no momento certo, conseguirá obter os resultados junto com o crescimento do negócio. 

Não precisará focar na manutenção do marketing, e sim, na qualidade do produto, afinal, produto bom, vende fácil, e serviço bem feito é contratado a todo momento. 

Já para quem realizou a contratação tardia, obterá um feedback que pode ser feito para melhoria dos resultados. Se o problema não é o produto, então será montado um plano de acordo com a realidade da empresa que já está estruturada.

Os resultados serão, assim como no outro caso, frutos do investimento feito. Afinal, as empresas são contratadas justamente para entregar resultados.

2 – Mais recursos para a sua equipe 

Outro benefício que pode ser colocado no orçamento é o treinamento de uma equipe, caso o empreendedor possa solicitar que os especialistas treinem uma equipe de colaboradores para realização do plano estabelecido.

Imagine uma produtoras de eventos em curitiba que contrata uma empresa de consultoria de marketing de outro estado para treinar via call learning (ou Instrução Assistida por Computador) uma equipe de colaboradores que está tendo dificuldades.

Ou, ainda, que não tem experiência com a gestão do plano de marketing. No entanto, uma boa forma de investir no negócio é investindo em pessoas, nem sempre somente em serviços.

3 – Atualização constante do mercado 

O mercado de marketing é um dos mais dinâmicos existentes, pois campanhas podem envelhecer rapidamente, sem falar que a situação do mercado muda bruscamente.

A importância de ter profissionais especializados e experientes nessas mudanças dá uma segurança para o negócio. Um aviso prévio pode ser feito, e a partir dali pode ser criado um plano de contenção de gastos ou realizar um investimento correto.

O serviço de consultoria não se limita apenas na entrega do plano, mas em sua gestão, que deve ser solicitada pelo empreendedor, mas também é necessário esse vínculo de confiança para a tomada de decisões. 

Conclusão

Toda empresa necessita de um plano de marketing competente com a realidade do negócio e, por muitas vezes, podem existir limitações que impedem que somente os sócios cuidem de toda a gestão que o mercado demanda. 

Por isso, a opção de uma empresa que oferece consultoria em marketing pode ser essencial.

Os profissionais que assumem a consultoria de fato entregam resultados, portanto, investir nesse tipo de serviço pode ser o alívio que o empreendedor busca ou a oportunidade de gerar um grande crescimento, de acordo com a necessidade do negócio.

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