in

Por que investir em profissionais criativos?

profissionais criativos

A criatividade é um ponto essencial em diferentes trabalhos, seja dentro ou fora de uma empresa que trabalhe de fato com produtos criativos, como agências de publicidade e comunicação no geral. 

Essa pode ser a arma essencial para a projeção de seu negócio. Mas, para isso, é importante desmistificar a criação apenas em um viés direto e talvez comum. 

Dentro de uma empresa de calçados, por exemplo, essa pode ser a ferramenta profissional que pode ajudar a elevar as vendas e trazer novos clientes à casa.

Por essa e outras razões que vamos tratar a seguir, é de extrema importância que o seu negócio saiba aproveitar as oportunidades criativas, mas também investir nelas.

E esse investimento vai muito além da contratação de uma empresa de comunicação para trabalhar as campanhas do seu negócio de administracao de restaurante corporativo, sendo necessária, inclusive, na retenção de profissionais dentro da empresa.

Portanto, abaixo vamos nos aprofundar um pouco mais nessa temática, levantando os benefícios em investir na criatividade nos dias de hoje, mas também no propósito do criativo como todo.

O investimento em criatividade dentro de um negócio

Quando pensamos em criatividade, geralmente tendemos a encontrar como respostas as criações feitas dentro de um contexto onde ela deve existir como obrigação, como no pensamento por trás de uma campanha em uma empresa de sinalizacao de transito.

A criatividade, porém, vai muito além da criação de um produto, ainda que faça também parte deste contexto. 

Em muitos casos, essa é a principal ferramenta para inovação dentro de uma empresa, ainda mais em um mercado recheado de concorrências e novidades.

Por exemplo, para uma empresa de tecnologia, que desenvolve softwares a serem vendidos para grandes companhias de computador completo, a criação é ponto-chave.

Isso pode impulsionar a elaboração de um novo sistema, altamente necessário para melhorar a experiência de clientes ou até mesmo para auxiliar dentro de um problema de gerenciamento por parte dos responsáveis pela funcionalidade dessa máquina.

Em outro viés, a criatividade pode fazer com que um vendedor de balao gas helio personalizado se destaque e fique conhecido chamando atenção de todos por onde passa.

O principal mote da criatividade é justamente a prática de algo novo, inovador e que chama de fato a atenção de todos pela maneira como é utilizado.

Ainda que muitas das vezes não traga nenhum instrumento novo, apenas uma forma diferente de apresentar o que vende.

Um bom exemplo disso vemos dentro de empresas que trabalham com redes sociais, inclusive um ramo onde a concorrência e a busca pela inovação é constante.

Se nesse âmbito um desenvolvedor cria uma ideia diferenciada para chamar a atenção do público e reter seus clientes, elas estarão utilizando a criatividade como verdadeira porta de entrada para novas oportunidades de negócio, estabelecendo uma diferenciação.

Mas, tratar disso ganha sempre uma outra e maior importância quando falamos do trabalho de criativos dentro de uma empresa, ainda que estas não trabalhem diretamente com isso.

A importância de reter criativos na empresa

Acima, entendemos um pouco mais sobre o quanto a criatividade é importante para muitas empresas, e como ela pode ajudar esses negócios a se destacarem diante de suas concorrências, apenas por apresentarem algo de forma totalmente nova, como:

  • Uma ideia;
  • Um formato de trabalho;
  • Uma forma de venda;
  • Um novo produto ou serviço.

Um bom exemplo disso vemos em lojas de caderno personalizado A4 que conseguem atingir resultados espetaculares por utilizarem da decoração do lugar uma possibilidade de interação indireta com o público, que passa a frequentar o lugar para tirar fotos.

Mas, ao nos aprofundarmos dentro de uma empresa, dentre inúmeros processos e formatos de trabalho, podemos ver o quão é importante ter os profissionais criativos.

Em primeiro lugar, são eles que, em momentos de problemas, quando algum desafio vem à tona, é que de fato elaboram saídas interessantes para dar a volta por cima.

É o caso de uma loja de armário vitrine hospitalar que a partir da ideia de um vendedor, passa a desenvolver uma promoção onde os produtos são criados nos mostruários como se estivesse imitando cenários de filmes, o que aumenta a visibilidade do negócio.

O exemplo gira em torno de uma resolução de problemas, atrelada a uma inovação utilizada pela empresa para trazer maior visibilidade para seu negócio, saindo de formas tradicionais de impacto de um público, que poderia estar totalmente parada.

Outro ponto de interesse para empresas ao trabalharem com profissionais criativos é a maneira como eles conseguem impactar as equipes com as quais trabalham.

Geralmente, uma pessoa criativa em uma empresa acaba trazendo muito mais ideias e ajuda para os times de liderança, o que acaba, de uma forma ou de outra, influenciando outros funcionários a fazer o mesmo, como uma competição invisível.

Imagine o quanto essa possibilidade pode trazer lucros para a sua empresa, visto que ela terá um número muito maior de resoluções a serem testadas e colocadas em prática.

E falando em competitividade, a elaboração de uma nova ideia e formato de trabalho dentro de uma empresa pode impactar até mesmo outra, por meio de seus resultados de qualidade e principalmente pela forma como o público enxerga essa proeza.

No caso de uma empresa que entrega embalagem de papelão para salgados vinda de gráficas para empresas, existe uma inovação na forma como o transporte do material é feito.

Isso acaba fazendo com que o negócio se destaque dentre seus concorrentes, que observam então uma possibilidade de melhorar seus trabalhos e até mesmo atingir os negócios que foram os pioneiros, fazendo então uma evolução dentro do mercado.

Como começar esse trabalho de retenção de criativos?

Que a criatividade é um ponto essencial dentro das empresas, e ainda mais vantajosa quando é vinda a partir de um profissional, isso já é um fato.

Basta olhar para inovações e formas diferenciadas de trabalho que surgem, de tempos em tempos, e se tornam reconhecidas por todos, mas sobretudo adoradas por seus clientes e imitadas por seus concorrentes, agregando grande importância à empresa.

Porém, fazer uma boa retenção de profissionais criativos dentro da sua empresa, algo que pode não ser tão novo, vem a ser um desafio para muitos.

Por isso, abaixo vamos mostrar o quão fácil pode ser essa atividade dentro da empresa, e de que maneira você e suas lideranças em um almoco em empresas podem começar a colocar em prática. 

Proporcione uma cultura colaborativa

Em primeiro lugar, é mais do que importante que sua empresa tenha as portas abertas para ideias de funcionários, sempre enfatizando que a opinião deles é de extrema importância para o exercício de funções e estabelecimento de novas estratégias.

Isso só consegue ser cada vez mais possível por meio de uma cultura bem estabelecida de colaboração, onde todos se sentem parte da equipe, mas sobretudo, responsáveis pelos resultados da empresa.

Lance desafios

Uma das melhores formas de filtrar os melhores criativos da sua empresa é o lançamento de um desafio, onde todos podem participar trabalhando dentro de uma situação palpável.

Tudo isso fica ainda mais interessante quando a empresa trabalha formas de bonificação para o funcionário ou o time vencedor, fazendo com que todos sejam ainda mais impulsionados em trazer as melhores ideias para que possam ser colocadas em prática.

Desenvolva o trabalho em equipe

As equipes são pontos determinantes dentro da elaboração de uma ideia criativa, visto que o projeto pode ficar ainda mais rico a partir de diferentes ideias e opiniões.

Por isso, faça com que os profissionais trabalhem sempre pontuando ideias com os outros, de forma a conhecer não apenas suas ideias, mas como algumas pessoas conseguem trabalhar bem com outras, ainda mais dentro de times completamente diferentes.

Teste as ideias dos funcionários

Nada melhor do que de fato testar as ideias de seus funcionários, tanto para mostrar um retorno e criar uma possibilidade em que eles sejam os líderes, como também para atestar a veracidade de uma ideia criada para a empresa.

Essa troca cria possibilidades de aplicações externas, como no caso de clientes. Por isso, comece fazendo pequenas testagens, onde tudo seja bem averiguado antes de avançar.

Considerações finais

A criatividade é sem dúvidas uma das melhores formas de encontrar soluções dentro de empresas, seja em um momento emergencial, onde existe a plena necessidade ou em uma ocasião de busca por melhorias, que podem ser testadas.

Reter esses funcionários, desde entender quem são eles até colocá-los para guiar suas ideias, pode ser uma das melhores formas de trazer inovações e melhores resultados para sua empresa, ao mesmo tempo que determina profissionais melhores para o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

influencers

Por que investir em influencers?

cores

Qual a diferença entre Pantone, RBG e CMYK?