in

Por que investir em objetos smart?

objetos smart

Os objetos smart trouxeram para o nosso dia a dia aquilo que antes parecia coisa de ficção científica, visto apenas nos filmes. 

Eletrodomésticos e outros objetos podem ser comandados à distância, o que torna o dia a dia das pessoas mais prático.

Isso é o que chamamos de automação residencial, e por meio dela é possível comandar uma série de equipamentos e sistemas integrados, tornando a rotina mais cômoda e agradável para os usuários.

Além da comodidade, essa tecnologia também traz mais economia, uma vez que o uso dos objetos que você tem em casa é otimizado. 

Dessa forma, há uma redução no consumo de energia elétrica, o que acaba por tornar a sua casa mais sustentável.

O controle é feito por meio do seu smartphone ou outro dispositivo. Tudo por meio de uma interface amigável, com conexão wi-fi. 

Toda essa simplicidade e praticidade caiu no gosto das pessoas e hoje, o conceito de casa inteligente tem sido muito procurado.

Na verdade, ter uma smart home é uma tendência que logo estará presente em todos os lares e é por isso que criamos este artigo.

Nele, você vai saber quais são as vantagens dos objetos smart, por que estão se popularizando e quais são os benefícios para os usuários. Confira.

Vantagens dos objetos smart

A tecnologia evoluiu muito, o que nos permite contar com equipamentos inteligentes dentro de casa, como as famosas Smart TVs

Se você nunca pensou em ter um desses objetos, talvez seja o momento de cogitar essa possibilidade.

Uma conexão com a internet permite que o usuário extraia o máximo de proveito de suas funções. Por exemplo, o controle de portão automático vai se dar inteiramente pelo seu celular.

Assim, você pode abrir e fechá-lo a qualquer momento e de onde estiver, mesmo que esteja do outro lado do país ou do mundo.

No caso de uma TV, o usuário pode ter acesso a uma vasta gama de conteúdos disponibilizados em diversas plataformas.

Em linhas gerais, o uso de objetos smart traz muitas vantagens, como:

  • Acesso a aparelhos inteligentes;
  • Funcionamento por comando de voz;
  • Facilidade para o dia a dia;
  • Economia de energia.

Em primeiro lugar, ao fazer uso dos objetos smart, como o próprio nome sugere, você fará uso de um equipamento inteligente, de última geração e que pode facilitar a sua vida de muitas maneiras.

Por exemplo, eles vão responder aos comandos de voz que você direcionar a eles ou ao smartphone que os controla. 

Imagine, por exemplo, poder preparar um café antes mesmo de chegar em casa? Você só precisa chegar do trabalho e consumir a bebida.

É exatamente isso que traz mais facilidade para o dia a dia. Assim como as empresas que investem em tecnologias facilitadoras, como um projeto data center, as pessoas investem nos objetos smart.

Tarefas manuais que antes dependiam exclusivamente de você, como regar o jardim, podem ser feitas automaticamente, de acordo com aquilo que você programou. 

Portanto, enquanto você cuida dos seus interesses, seu jardim estará bem cuidado também.

E o melhor de tudo é que mesmo usando ao máximo todas as funcionalidades e possibilidades dos equipamentos que você tem em casa, há uma considerável redução nos custos de energia.

Por exemplo, o ar-condicionado só vai funcionar nos horários e dias que você determinar. 

Ele estará sempre desligado quando, assim for necessário, e qualquer problema com seu funcionamento é notificado.

Essa facilidade também se aplica a outros elementos, como iluminação, por exemplo. 

Intensidade de luz ideal e lâmpadas apagadas na hora certa vão reduzir drasticamente o valor que você paga na conta de energia elétrica.

Agora que você já sabe quais são as vantagens dos objetos smart, possíveis por meio do uso de cabeamento estruturado de redes de internet, no próximo tópico, vamos falar sobre como eles se popularizaram.

Por que os objetos smart estão se popularizando

Os objetos inteligentes, juntamente com as smart homes vêm se popularizando porque é natural que as pessoas queiram o máximo de conforto, praticidade e segurança em suas casas.

E tudo isso é feito por meio da tecnologia, conectando os equipamentos, sistema de iluminação, dentre outros itens.

Outro fator que tem aumentado a procura por essa tecnologia é o fato de que o usuário é quem escolhe os objetos que serão automatizados, como:

  • Ajustar a iluminação;
  • Ligar a televisão;
  • Ligar o ar-condicionado;
  • Acompanhar o consumo dos eletrodomésticos.

A segurança é garantida, também, porque com o uso da automação e dos objetos smart, o usuário pode se certificar de que não esqueceu nenhuma janela aberta ou algo perigoso na tomada, como ferro de passar roupas.

Enfim, ter o controle da própria casa na palma da mão é o principal atrativo que tem popularizado o uso dos objetos inteligentes e a automação residencial.

Um exemplo de objeto que ganhou notoriedade e hoje é o mais procurado é a smart TV. Juntamente com sistemas de automação residencial, esse equipamento pode ser ligado e desligado quando o usuário desejar.

Mesmo em casas que não são automatizadas, a smart TV se mostrou muito vantajosa porque o usuário pode acessar conteúdos dos mais variados tipos, como plataformas de streaming, jogos, e até mesmo sites e redes sociais.

Portanto, o televisor passa a desempenhar funções diferentes, o que pode representar uma economia de recursos para o usuário. 

Por exemplo, se você pode acessar a internet pela TV, então pode dispensar a compra de um computador novo.

Se falar que essa TV, assim como todo o projeto de automação residencial, valoriza ainda mais aquela sala planejada apartamento. Isso porque os equipamentos possuem design mais moderno, que beneficia muito mais os cômodos.

Agora que você entende por que esses itens vêm se popularizando cada vez mais, no próximo tópico, vamos mostrar os benefícios que eles trazem para as pessoas.

Benefícios para os usuários

Chegou o momento de conhecermos quais são, de fato, os benefícios do uso dos objetos smart e da automação residencial dentro da sua casa. 

E dentre eles podemos destacar:

Mais conforto

Esses objetos trazem uma série de facilidades, o que com certeza torna qualquer casa muito mais confortável. 

Isso porque os moradores têm total controle dos cômodos com apenas alguns toques.

Isso acaba por tornar o seu lar mais sustentável, tendo em vista que aquela luminária LED escritório vai ligar e desligar de acordo com o que você programou, assim como todo o sistema de iluminação.

A economia de energia devido ao uso de aparelhos inteligentes e tecnologia economiza recursos naturais para a geração de energia elétrica.

Maior controle do imóvel

Usar softwares é a melhor maneira de ajustar os aparelhos que estão conectados a um sistema, inclusive quando o usuário está longe de casa.

Isso significa que ele tem total controle do imóvel, independentemente de onde esteja. 

Portanto, se você, por exemplo, se esquecer de ativar o alarme de seu sistema de segurança residencial ao viajar, pode ativá-lo por meio do smartphone.

Mais segurança

A situação que demos como exemplo nos traz diretamente para esse benefício. Uma casa que conte com objetos smart tem muito mais segurança do que as demais.

Ela pode fazer uso de sensores de calor, monitoramento à distância 24 horas, portas que identificam o morador ou moradores, dentre outras alternativas.

Com o avanço da tecnologia, muitas soluções têm sido desenvolvidas ao longo do tempo, para que a sua casa seja cada vez mais segura.

É possível contar com automação residencial iluminação que se acende na presença de estranhos, além de sistemas biométricos, comandos de voz e outras facilidades.

Tudo é feito por meio de aplicativos e somente pessoas autorizadas terão acesso a eles. Portanto, ninguém fora de seu conhecimento e autorização poderá acessar a sua casa.

Mais conveniência

Contar com objetos smart torna o seu dia a dia muito mais conveniente. Imagine, por exemplo, programar o seu aspirador de pó para que ele comece a trabalhar antes mesmo de você chegar em casa.

Podendo também, ligar o ar-condicionado ou aquecedor minutos antes de chegar em casa, para que a temperatura do ambiente esteja de acordo com seu gosto.

Essas e muitas outras possibilidades são oferecidas pelos objetos smart, junto com a automação residencial.

Conclusão

Ter uma casa inteligente, em um futuro próximo, será uma necessidade. O dia a dia do ser humano está cada vez mais corrido, então, quanto mais prática for a nossa casa, melhor.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre as soluções que a tecnologia tem a oferecer agora. 

Portanto, já está pronto para ter um lar inteligente e contar com toda a facilidade dos objetos smart.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

servidores

Por que é importante manter uma manutenção em servidores empresariais?

monitores

Por que ter uma estação de trabalho com 2 monitores?