in

Por que é importante manter uma manutenção em servidores empresariais?

servidores
Big data processing concept, server room, blockchain technology token access, data center and database, network connection isometric illustration vector neon dark

A manutenção em servidores empresariais é o processo de manter este equipamento atualizado e funcionando para garantir que a rede de computadores de sua empresa opere sem problemas e em uma capacidade que funcione bem, de acordo com suas demandas.

Isso acaba sendo crucial para o desempenho de qualquer negócio. Sem um plano de manutenção adequado, os softwares nunca serão executados conforme o esperado.

Além disso, qualquer pane pode causar efeitos irreparáveis e para o seu negócio por dias, dependendo do problema

Em casos mais acentuados, a rede de servidores pode até apresentar falha parcial ou total, levando a graves perdas para o seu negócio. A seguir, entenda mais sobre a importância de cuidar bem do seu servidor para evitar dores de cabeça.

O que é e qual a importância do gerenciamento de servidores?

Qualquer boa equipe de TI sabe que os servidores são essenciais quando se trata praticamente de qualquer coisa relacionada à sua rede de computadores.

Graças ao trabalho árduo de bons servidores é que as máquinas de seus colaboradores e placa solar fotovoltaica 1000w funcionam bem, armazenam os dados da empresa de forma segura, entre muitas outras atribuições. 

É por isso que a manutenção dos servidores é tão importante. 

Assim como você vai ao médico para check-ups regulares para se certificar de que tudo está saudável e dentro dos conformes, os servidores também precisam ser monitorados regularmente, para garantir que tudo esteja funcionando de maneira ideal.

Embora geralmente só vamos ao médico uma ou duas vezes por ano, os servidores precisam de uma atenção ainda mais frequente.

Os servidores funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizando trabalhos extenuantes de armazenamento e de coleta de dados, por isso, precisam ser continuamente verificados, corrigidos e atualizados.

Como a manutenção de servidores envolve muitos recursos, assim como a demolição de galpões, as empresas geralmente compram um plano de manutenção de TI de uma empresa terceirizada especializada nesse tipo de serviço.

Como fazer a manutenção dos servidores?

É importante observar que a manutenção dos servidores pode ser feita de forma virtual e física. Embora a configuração virtual, como atualizações de softwares e backups, possa ser óbvia e extremamente necessária, o cuidado físico muitas vezes é negligenciado.

Os servidores, quando são físicos, precisam ser limpos e espanados regularmente para que as vias não fiquem obstruídas.

Neste caso, precisam ser mantidos em salas com temperaturas amenas e boa circulação de ar para que o maquinário, bem como o cabeamento furukawa, não superaqueça.

Pense na manutenção dessas máquinas como o abastecimento do seu carro. Você não esperaria até que ficasse completamente sem gasolina, certo?

Provavelmente, vai querer abastecer seu carro antes que ele fique vazio, a fim de continuar usando-o e evitando problemas.

Você abastece o carro conforme sua necessidade, mas também pensa no amanhã e coloca mais combustível para as viagens mais longas.

Com a manutenção dos servidores não é muito diferente. É preciso cuidar do seu servidor antes que seja tarde demais, mantendo as necessidades atuais, ao mesmo tempo que olha para o futuro para preservar ao máximo essa infraestrutura, até para economizar recursos.

Independentemente de se sua empresa é pequena ou grande, há grandes chances de ter vários servidores em sua rede de instalação de internet.

Para manter a rede de computadores da companhia em condições ideais e confiáveis, você precisa ter atualizações regulares e uma equipe especializada para isso, seja interna ou externa.

Benefícios de fazer a manutenção recorrente dos servidores

Como vimos, é muito benéfico olhar com bastante atenção a manutenção dos seus servidores, uma vez que problemas críticos são evitados.

Portanto, como as principais vantagens, podemos mencionar:

  • Economia de recursos ao ter um mindset preventivo;
  • Melhora a eficiência da empresa diariamente;
  • Reduz riscos de danos maiores que prejudiquem o negócio;
  • Minimiza a chance de paralisação das atividades.

Além disso, cuidar adequadamente dos seus servidores aumentará sua vida útil, economizando tempo e dinheiro que podem ser investidos em outros serviços, como banner impressão digital

Essa manutenção o poupará de ter que comprar uma nova leva de servidores e mover todos os seus dados.

Mas, com a manutenção regular, esses ativos têm maiores chances de atender as demandas digitais de sua empresa por mais tempo, de forma mais duradoura.

Uma boa e recorrente manutenção do servidor também aumenta sua produtividade, o que, por sua vez, aumenta a produtividade geral da sua empresa.

A manutenção de rotina garantirá o funcionamento em alta velocidade. Isso não só economizará seu tempo, mas também aumentará sua eficiência de trabalho como um todo.

Servidores devidamente monitorados também oferecem a garantia de que, se algo der errado, será possível recuperar facilmente quaisquer dados perdidos ou danificados.

Dessa forma, você pode fazer com que seus sistemas voltem a funcionar antes mesmo que seus clientes tenham a chance de perceber que houve um problema, e isso é muito valioso, acredite.

Se chega a um ponto em que afeta a experiência e o atendimento aos clientes, pode ter certeza que isso será prejudicial para sua reputação, sem contar os prejuízos financeiros.

Ter um plano de manutenção é um diferencial

Um plano de manutenção de servidor é simplesmente uma organização sobre quais elementos você vai verificar e com que frequência. É como uma espécie de check-list, que engloba também uma plotagem de projetos.

Embora a manutenção seja crucial para os negócios, muitas vezes, as empresas não têm tempo ou know-how para conduzir esse tipo de serviço. 

Nesses casos, as empresas podem comprar planos de administração de manutenção de servidor de provedores de serviços de TI.

O que significa, essencialmente, contratar uma equipe de profissionais para serem responsáveis pela manutenção dos seus servidores. Eles serão os administradores da rede, cuidando de tudo relacionado aos servidores.

A manutenção adequada também requer que essa equipe conduza de maneira preventiva esse assunto. 

Isso envolve revisões de rotina do desempenho dos servidores e quaisquer riscos de segurança potenciais, como os protocolos de backup de dados, que é muito importante para qualquer segurança dos dados.

Se você, como dono do negócio, não tem nenhuma experiência com TI, é altamente recomendável contratar um plano de manutenção de servidor, não necessariamente incluindo-os em sua equipe.

Com um suporte de TI terceirizado especificamente para isso, você pode ter especialistas monitorando seus servidores 24 horas por dia, mantendo suas operações de negócios de forma sustentável.

Companhias maiores frequentemente contratam administradores de rede internos para cuidar da manutenção do servidor, pois precisam de alguém mais confiável e com um controle mais de perto das operações.

Para empresas pequenas e iniciantes, geralmente, é recomendado contratar administradores de rede externos, afinal, essas companhias de menor porte não precisam da mesma atenção constante que as empresas maiores.

Portanto, pode ser um desperdício de recursos financeiros contratar um funcionário de TI apenas para a manutenção, sendo que esse valor pode ser investido em outros recursos, como a compra de placas informativas personalizadas, por exemplo.

Por esse motivo é que startups e afins preferem investir em um plano de manutenção de servidores terceirizados. O provedor ajudará a definir o melhor plano, com base em suas necessidades financeiras e de serviços.

O que observar ao contratar esse tipo de serviço?

Há algumas especificidades que não podem passar batidas quando falamos de manutenção de servidores. Veja abaixo as principais:

1 – Pagamentos e serviço no local

Os planos de gerenciamento de servidor geralmente têm uma taxa mensal fixa. Também pode haver taxas adicionais para projetos ocasionais mais especializados.

Ainda, ao adquirir um plano de manutenção de servidor, certifique-se de que inclui horas de serviço no local.

Ou seja, se você tiver algum servidor local ou problemas de rede, a empresa de TI enviará técnicos para consertar os problemas.

Normalmente, apenas uma determinada quantidade de horas de serviço no local é incluída em um plano de manutenção. 

2 – Credibilidade da terceirizada

É uma boa ideia perguntar sobre os certificados da empresa de TI que você contratar para esta função. Dessa forma, você pode ter uma ideia mais assertiva de que está contratando um serviço de primeira linha.

Certifique-se também de verificar quantas horas a empresa terceirizada fornece e quanto você está pagando por hora e avalie se vale a pena a partir disso.

Considerações finais

Os servidores desempenham um papel fundamental no uso diário da sua rede de computadores e exigem cuidados adequados, assim como qualquer outra atividade que considere importante para seu negócio.

Sobretudo quando tratamos de maquinário físico, como cabo flexível de 8mm, ou de dados tão relevantes.

A parte mais importante de uma manutenção bem-sucedida e eficaz é projetar um plano que seja adequado para você e sua empresa.

Cada organização tem seus objetivos e necessidades. Então, tenha em mente que o serviço de manutenção de seus servidores esteja em linha com as finanças da companhia e com a demanda necessária para garantir que tudo funcione sem grandes problemas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

comunicação empresarial

Comunicação empresarial. Como desenvolver com mais eficiência?

objetos smart

Por que investir em objetos smart?