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Por que a user experience é tão importante para as empresas

Experiência do usuário nunca esteve tão em alta

Vários fatores devem ser considerados para o sucesso de um negócio. Hoje, um dos mais importantes tem a ver com a experiência do usuário, ou user experience (UX), termo original em inglês. O conceito abrange todos os aspectos da interação do usuário com a empresa, seus serviços e produtos. Embora tenha ganhado força nos últimos anos, a experiência do usuário surgiu ainda nos anos 90 pelo designer norte-americano Don Norman, que na época trabalhava na gigante Apple.

Gerenciar uma melhor experiência do usuário é fundamental para quase todos os negócios. Afinal, faz parte da forma como o cliente se relaciona com a sua empresa e/ou marca. Você tem apenas uma chance de causar uma boa primeira impressão para os clientes em potencial, e, quando algo sai errado, a notícia logo se espalha. Ao mesmo tempo, quando você é capaz de fornecer uma experiência incrível, consegue atrair e reter clientes com muito mais facilidade.

Há muitos fatores a serem considerados ao se analisar a experiência do usuário. Desde a relação com a interface, navegabilidade e usabilidade de um site, otimização para dispositivos móveis, até toda a experiência de compra, canais de comunicação e relacionamento com a empresa, tudo isso pode contar para uma melhor experiência do usuário. A UX lida com as pessoas que interagem com um produto e a experiência que recebem dessa interação.

Trabalhar a UX em um e-commerce é mandatório, pois a maneira como o cliente em potencial interage com o site ou aplicativo conta muito para a sua tomada de decisão. Por isso, é essencial tornar o acesso e as ações do usuário no seu endereço eletrônico ou app simples e intuitivas. É preciso considerar todos os tipos de usuários, como, por exemplo, aqueles que veem o seu site através de um monitor de 23 polegadas e aqueles que utilizam um smartphone.

Neste momento, em que grande parte do comércio oferece seus produtos pela internet e considerando um mercado altamente competitivo, a experiência do usuário tem se tornado cada vez mais importante, para que empresas aumentem seu faturamento e tenham uma marca de alto valor agregado.

Com a tendência de crescimento do comércio eletrônico, nunca foi tão importante oferecer aos usuários uma experiência de compra positiva, que vai desde o momento em que o usuário procura informações sobre seu produto até quando está experimentando-o.

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