in ,

O que é uma empresa solidária?

o-que-e-uma-empresa-solidaria

Uma empresa solidária é aquela que entende que sua função dentro da sociedade é maior do que simplesmente gerar lucros e vender produtos. Portanto, é preciso compreender a importância das causas humanas e se envolver de fato com elas.

Esse tipo de marca apresenta uma ação muito mais positiva para a sociedade, uma vez que ONGs e instituições de apoio a diversas causas têm sérias restrições orçamentárias.

Quando uma companhia de pintura automotiva industrial compartilha parte de seu lucro com estas instituições, acaba ajudando a manter em funcionamento esse tipo de local, além de estabelecer um padrão de qualidade que só empresas engajadas conseguem entender.

Uma empresa solidária pode ajudar de muitas formas instituições das mais diversas, se comprometendo com ações diferenciadas. É possível se engajar com uma causa através de apoios específicos, como:

  • Voluntariado;
  • Financeiro;
  • Material;
  • Técnico;
  • Logístico.

Além disso, muitas companhias de automacao industrial empresas utilizam o voluntariado como estratégia de apoio a uma causa que a empresa acredite.

O mundo está cada vez mais polarizado, e com isso, o próprio consumidor começou a exigir posicionamentos de pequenas e grandes organizações.

Quando você deseja se destacar no mercado, é importante estabelecer que tipo de ação quer fazer para melhorar esse quadro.

Diversas causas sociais precisam de suporte e ajuda constante, e quando sua empresa identifica esse apoio, acaba ganhando mais visibilidade.

Entretanto, é importante que a causa social que escolhida esteja dentro de seus padrões e costumes, e com isso, criar um flyer de divulgacao, incentivando as pessoas a participarem.

Atrair esse tipo de público é muito bom, mas se eles identificarem que sua empresa não prega o que está mostrando, isso pode acabar se tornando um problema.

Quando você genuinamente acredita em uma causa e sua empresa a apoia publicamente, isso pode render uma série de benefícios, além do apoio de outras pessoas que seguem a militância desse tipo de ação especificamente.

Dessa maneira, é possível ajudar uma causa em que acredita e ainda consegue resultados para a empresa, que lidará com o retorno desse tipo de posicionamento.

É importante também estar certo de suas convicções. Vivemos em um momento de grande polarização política e social, e se posicionar fatalmente fará você perder alguns consumidores que não se identificam com a causa que você está tentando auxiliar.

Entretanto, isso não quer dizer que sua empresa de construcao comercial sofrerá diminuição das vendas. 

Isso porque as pessoas que simpatizam com o movimento ou agenda que você decidiu apoiar vão voltar os olhos para sua marca, atraindo assim muitas novas oportunidades de vendas.

O impacto desse tipo de ação costuma ser muito forte em uma marca, por isso, é fundamental ter responsabilidade e atenção na hora de apresentar seu posicionamento. Dessa maneira, você consegue auxiliar a causa e declarar seu apoio.

Por conta disso, inúmeras empresas acabaram começando a adotar posturas menos neutras e começaram a apostar em projetos sociais, oferecendo investimentos das mais variadas formas.

Desde então, começaram a declarar seus posicionamentos  como uma forma de se conectar com sua comunidade, ampliando então tanto os resultados internos, quanto os externos.

Benefícios de investir em ações solidárias

Uma empresa que se compromete com ações solidárias não só promove como adquire uma série de benefícios, que devem ser levados em conta quando se está pensando em realizar ações desse tipo. 

Afinal, é importante ter sempre em mente que o principal fator é ajudar uma causa.

Mesmo que os benefícios não fossem tão bons, só o ato de ajudar algo em que você acredita já é bastante recompensador. Entretanto, existem tantas vantagens nesse recurso que ele acaba se tornando, por si só, uma verdadeira estratégia de marketing.

1 – Alinhamento de negócios

Esse é um dos principais benefícios da empresa solidária. Quando você ajuda uma determinada instituição ou uma causa, é comum que esta ganhe também notoriedade.

As ações em conjunto da instituição com uma empresa de agua destilada farmaceutica, por exemplo, podem ser noticiadas, mostrando o alinhamento da companhia com a instituição e marcando midiaticamente a união de ambas.

Isso acaba apresentando um conceito muito importante, visto que funciona como uma maneira de consolidar o trabalho da empresa. 

O que significa que os investimentos realizados na instituição trarão um grande retorno à empresa na figura de interações e aumento de procura.

Ao investir em ações profissionalizantes, por exemplo, você ainda pode capacitar uma série de profissionais para o mercado de trabalho.

Além de ajudar uma causa social, pode-se identificar os melhores dentre uma atividade para integrá-lo a sua equipe.

2 – Melhora a imagem frente ao mercado

A imagem de uma empresa é como ela é enxergada pelo público. Em grande parte, o trabalho de marketing utiliza muito a imagem da empresa para conseguir atrair pessoas interessadas.

Quanto mais conhecida uma empresa de administracao de restaurante corporativo é, mais valiosa é sua imagem, o que representa um padrão de qualidade e prestação de serviços, principalmente se a qualidade do atendimento for boa.

Quando uma organização se vincula a uma instituição social, isso acaba aumentando consideravelmente suas vendas. As pessoas irão procurar mais sobre sua marca e, eventualmente, consumirão com você.

Em algumas pesquisas básicas de engajamento, notou-se que a população em geral prefere comprar de companhias que auxiliam uma causa, pois é um gesto nobre e demonstra que a empresa não está simplesmente buscando aumentar seu capital.

A imagem de uma corporação que tem olhos para as necessidades, e que está preocupada com o futuro da nação, pode ser conquistada ao utilizar seu engajamento de forma inteligente.

Logo, uma empresa de caixa descarga que ajuda um projeto social ou apoia uma causa costuma ter uma forte valorização de sua marca, sobretudo por ser mais bem quista entre os consumidores.

Esse tipo de ação aproxima as pessoas e mostra mais humanidade da parte dela.

3 – Qualidade de trabalho

O engajamento não é só externo. Se você contrata pessoas que seguem sua linha de pensamento, e que estão se sentindo dispostas a auxiliar uma boa causa, os benefícios são inúmeros.

Você consegue melhorar o clima organizacional, tornando as pessoas que estão colaborando com a empresa muito mais conscientes e interessadas nesse tipo de trabalho. Dessa maneira, as ações acabam tendo um peso muito maior.

É interessante criar meios que envolvam o voluntariado. Além de incentivar seus colaboradores a tomarem a frente nesse tipo de ação, a companhia conquista resultados muito mais expressivos.

Avaliar a possibilidade de engajar sua equipe em ações importantes para uma causa pode ajudar a alinhar as ideias de equipe, formando vínculos mais próximos que são levados para o dia a dia no trabalho.

Dessa maneira, você tem uma equipe que está muito mais em sintonia e que consegue conquistar grandes experiências com suas ações.

4 – Diferencial competitivo

Uma empresa que investe em ações sociais tem uma diferenciação no mercado. Por conta disso, muitos acionistas atraem sua atenção para essas organizações.

Isso porque as ações indicam que a empresa lucra tão bem que consegue se sustentar e ainda ajudar a quem precisa.

Vale lembrar, entretanto, que assim como nos outros casos, os investidores que se atrairão provavelmente estão ligados com o tipo de incentivo que a companhia promove.

O alinhamento de pensamento é muito importante para empresas solidárias. É através desse tipo de filosofia que é possível criar um ambiente socialmente sustentável, bem como uma série de vantagens competitivas.

Sua empresa terá um destaque muito maior quando compreender o potencial que esse tipo de ação atrai para os clientes, gerando muito mais interesse em seus investidores e acionistas.

Logo, a relação entre a empresa e as pessoas que desejam sua prosperidade se torna muito mais próxima.

5 – Aproximação da comunidade

Seja uma multinacional ou um pequeno negócio de parede de bloco de gesso que age em prol de sua comunidade a atrai para perto, muitas empresas gostam de investir em ações de locais próximos a sua sede.

Criando assim centros e outras formas de atrair a própria comunidade. Tais ações acabam sendo muito importantes para melhorar a realidade local. 

Estas pessoas fazem parte de grupos que precisam de apoio, e contar com a ajuda de uma empresa pode ser a diferença entre garantir seu sustento ou não.

A companhia então torna-se colaboradora para a melhoria das vidas da comunidade onde ela se encontra.

Considerações finais

Uma empresa solidária é mais do que um diferencial nos dias de hoje. Compreender as dores da sociedade e fazer algo a respeito é um sinal de que você entende o porquê das ações de sua companhia, e o que fazer para melhorar seu posicionamento.

Em um ambiente cada vez mais competitivo, ter o diferencial de querer melhorar o ambiente a sua volta pode ser a diferença entre se tornar líder de mercado ou não.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

o-que-e-pre-producao

O que é pré-produção?

o que é customer service?

O que é customer service?