in , ,

O que é social media?

social media

O social media é um profissional cada vez mais importante dentro das empresas, tendo em vista o crescimento contínuo do uso das redes sociais nas estratégias de marketing digital.

As pessoas utilizam as redes sociais o tempo todo, e por meio delas, consumimos uma grande quantidade de informações.

As marcas já entenderam que essas plataformas são muito importantes para a divulgação de seus produtos e serviços, assim sendo, é necessário marcar presença.

Isso leva a investimentos constantes, com o objetivo de melhorar o relacionamento com os clientes e aprimorar até mesmo as estratégias de atendimento.

Tudo isso traz mais visibilidade e credibilidade para a companhia, mas é necessário saber administrar essas plataformas para que elas sejam realmente bem aproveitadas.

Diante disso, surgiu um novo profissional, dedicado exclusivamente às estratégias por meio das redes sociais: o social media.

Apesar de ser uma profissão nova no mercado, ele é muito importante para que as organizações atinjam seus objetivos nas principais plataformas utilizadas pelo público.

Neste artigo, vamos explicar o que é social media, por que ele é importante para os negócios e quais são suas principais funções.

Compreendendo sobre o profissional de social media

Por meio das redes sociais, as empresas se comunicam com o seu público, por meio do compartilhamento de conteúdos e estratégias de interação.

Apesar de serem plataformas muito importantes, elas não são capazes de realizar esse trabalho sozinhas, ou seja, sem uma boa estratégia e um profissional que a coloque em prática, não é possível promover a marca.

Entretanto, ao contratar um social media, as empresas lavadoras de piso conseguem manter esses canais ativos. 

Isso acontece porque ele será responsável por planejar, criar, publicar, interagir, analisar e fazer as estratégias acontecerem.

Sendo assim, trata-se de um profissional importante, que possui os meios necessários para promover a marca nas redes sociais e estabelecer um relacionamento entre a empresa e as pessoas, por meio desses canais.

Importância do social media para os negócios

Contratar esse profissional é muito importante por diversas razões, em primeiro lugar, seus perfis nas redes sociais terão um aspecto mais profissional.

Uma pessoa qualquer pode até te ajudar a administrar as publicações, mas é fundamental que todos os seus canais transmitam o lado profissional do seu negócio.

Por meio do social media, sua empresa não corre o risco de publicar apenas conteúdos aleatórios, mas tudo será feito dentro de um planejamento estratégico, que vai valorizar ainda mais a presença da sua marca nas redes sociais.

Dentro desse planejamento, o social media vai executar uma auditoria para escolher os melhores canais e investir nas melhores estratégias para alcançar o público.

Além disso, seus perfis serão muito mais consistentes, algo fundamental para construir uma boa presença online. 

Ao contratar esse profissional, um fabricante de válvula de retenção de água vai publicar conteúdos consistentes e que envolvam a audiência.

Ele também estará preparado para interagir com o seu público e responder a todas as perguntas e comentários que as pessoas fizerem.

Esse gerente de mídia não é responsável apenas por atualizar o seu perfil e fazer publicações consistentes. Ele também garante que o negócio esteja sempre atualizado em relação ao público.

É dessa forma que a marca consegue investir em estratégias que aumentam o engajamento, algo fundamental para o sucesso de suas ações nas redes sociais.

Fazer publicações não é o suficiente, visto que esses canais foram criados para a interação dos usuários dentro de um ambiente altamente social.

O trabalho de acompanhamento da presença da marca nas redes sociais demanda muito esforço, mas se você pode contar com um profissional especializado no assunto, consegue poupar tempo.

Com isso, o gestor de uma fábrica de mini aparelho auditivo pode se dedicar a outras tarefas importantes para a organização. 

Em outras palavras, é possível cuidar do core business enquanto a presença da marca nas redes sociais cresce continuamente.

O trabalho do social media também garante que sempre haverá alguém para se comunicar com os seus clientes nessas plataformas.

Não é de hoje que as redes sociais são utilizadas para aprimorar o atendimento ao cliente, visto que os usuários costumam entrar em contato para obter mais informações referentes aos produtos e serviços.

Nesse contexto, é fundamental ter alguém que possa responder rapidamente às perguntas, evitando que os seus seguidores se sintam frustrados, levando à perda de boas oportunidades de negócios.

Por meio do trabalho do gestor de mídias, um fabricante de bateria automotiva 60 amperes fica por dentro do que as pessoas estão falando sobre a marca na internet.

Hoje em dia, as redes sociais são muito utilizadas para compartilhar informações relacionadas às experiências dos consumidores com as companhias, principalmente quando elas não são muito positivas.

Se alguém fizer um comentário negativo sobre a sua marca ou registrar uma reclamação nas redes sociais, você pode agir rapidamente para solucionar o problema.

Pelo fato de o social media estar constantemente escutando os usuários, ele consegue descobrir o que os consumidores estão buscando e quais são os seus problemas.

Com isso, a organização tem a oportunidade de oferecer soluções compatíveis com as expectativas de seu público.

Todas essas vantagens de contratar um social media se deve ao fato de que ele realiza diferentes tarefas no dia a dia. No próximo tópico, vamos conhecer algumas de suas principais funções.

Funções do social media

Ao contratar um social media, um fabricante de motor portão basculante vai contar com a ajuda de um profissional que exerce diferentes funções, dentre elas temos:

Tarefas de relacionamento com o público

Um dos assuntos mais em pauta entre as empresas é o SAC 3.0, que trouxe mudanças no relacionamento com um cliente. Isso se deu, principalmente, com a popularização das redes sociais em todo o mundo.

Esses canais são vistos como excelentes plataformas de atendimento, mas se você não investir o suficiente nessa área, as reclamações podem se transformar em um grande problema.

Supondo que você faça uma ação promocional que gere controvérsias, pode desagradar alguns seguidores e com isso iniciar uma onda de reclamações.

É importante saber como agir nesse momento, pois muitas marcas cometem um erro de simplesmente apagar os comentários, sem pensar em maneiras de melhorar o relacionamento com os seguidores.

Consequentemente, a resposta deles não será das melhores, e quanto mais tempo você demorar para se pronunciar, mais revolta vai gerar entre as pessoas.

É por essa razão que um chaveiro de carro enxerga as redes sociais como um importante cartão de visita para o seu negócio.

Estamos falando de plataformas que são muito mais do que páginas na internet, visto que por trás dos usuários existem pessoas que buscam empresas que ofereçam um bom atendimento e sejam transparentes com elas.

Planejamento de estratégias

A primeira coisa que um social media faz ao ser contratado por uma empresa é planejar as estratégias dela nas redes sociais. 

Nesse documento, ele lista as principais informações estratégicas da companhia, como:

  • Características do público-alvo;
  • Perfil dos concorrentes;
  • Números internos;
  • Dados de posicionamento.

As ações dessas plataformas serão guiadas por essas informações. 

Entretanto, antes de pensar sobre elas, o gestor de mídias vai desenvolver o branding da organização, criar sua identidade visual, estabelecer regras de diálogo com os seguidores, dentre outras definições.

Produção de relatórios

Para ter certeza de que as estratégias nas redes sociais de um fabricante de calandra de tubo estão performando como o esperado, o social media trabalha na elaboração de relatório.

Esse profissional é movido por números, por isso, ele estabelece um período regular para elaborar e analisar todos os relatórios, relacionados ao planejamento de estratégias nas redes sociais.

Geralmente, eles são gerados no início do mês, expondo métricas que ajudam a alcançar o engajamento, mostrando as curtidas e comentários, dentre outras informações estratégicas relacionadas ao público.

Além de analisar os números, o gestor de mídias faz uma análise qualitativa para incrementar o relatório e preparar as estratégias dos meses subsequentes.

Caso o desempenho não seja compatível com o que era esperado, ele pensa em novas práticas e ações para melhorar a presença da marca nas redes sociais.

Conclusão

Em resumo, dentro de uma empresa que presta serviços para recarregar extintores, o social media também tem o papel de planejar os conteúdos que serão publicados.

Ele pensa em materiais que estejam alinhados com os resultados esperados pela marca, sempre levando em conta as características do público e os interesses dessas pessoas.

Todas as ações desse profissional são guiadas por números e seguem um planejamento que levam à construção da identidade da marca nas redes sociais.

Essas plataformas são muito poderosas, mas apesar disso, é muito importante saber trabalhá-las para alcançar os objetivos da companhia, e isso o gestor de mídias sabe muito bem como fazer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empreendedorismo: 3 formas de montar um negócio com pouco dinheiro

outbound

Por que adotar uma estratégia de outbound marketing?