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O que é publicidade mobile?

A publicidade mobile vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso porque a tecnologia está cada vez mais avançada, modificando o comportamento do consumidor moderno.

Hoje em dia, a maior parte das pessoas passa o tempo todo conectado a um aparelho móvel, seja ele um smartphone ou um tablet. Por conta disso, o mercado teve de se adaptar e você não precisa de muito trabalho para conseguir fazer uma compra pelo celular.

Pensando nestes avanços, as empresas começaram a apostar em técnicas de vendas específicas para estes aparelhos.

Logo, usar o mobile marketing para ofertar uma divisória de granito para banheiro pode acabar alcançando muito mais pessoas do que formas mais tradicionais.

Isso significa que a publicidade mobile tem o objetivo de utilizar estratégias que desenvolvem conteúdos para celulares e tablets, como uma forma de aumentar a visibilidade de uma marca e engajar-se melhor com seu público.

Portanto, é um conjunto de técnicas que são pensadas especificamente para aproveitar o melhor que o mundo digital móvel tem a oferecer. Isso porque os aparelhos móveis são o meio mais comum de conexão pelos brasileiros.

Computadores e notebooks pessoais estão cada vez mais se tornando coisas do passado, mais utilizados em âmbitos empresariais e escritórios.

Hoje em dia, até mesmo um atendimento médico domiciliar pode ser solicitado com apenas alguns cliques na tela do celular.

Outras opções são as máquinas de alto desempenho para jogos, mas ainda assim, é pouco provável que um usuário comum prefira utilizar o computador tendo em mãos um dispositivo que faz as mesmas funções, muitas vezes com mais agilidade.

Por que investir em publicidade mobile?

Com seu crescimento, esse tipo de marketing tem chamado cada vez mais a atenção das empresas. Ainda existe muita desconfiança, por se tratar de um conteúdo completamente novo, mas aqueles que estão saindo na frente têm recebido ótimos resultados. Entre eles:

1 – Aumento nas vendas

Todas as campanhas de marketing possuem um único objetivo final: alavancar vendas.

Pensando nisso, a publicidade mobile consegue alcançar um público muito maior que outros formatos, segmentando mais profundamente o público-alvo e atingindo aqueles que realmente se interessam pelos produtos.

Se você tem um projeto de loja de roupa e quer tirá-lo do papel, o universo digital pode ser a solução para isso.

Isso porque o contato direto muitas vezes é ideal para apresentar as vantagens de seu produto, uma vez que as pessoas passam um bom tempo nos dispositivos móveis e as propagandas acabam chamando a atenção e funcionando melhor.

Até pouco tempo atrás, havia muita dificuldade em consumir pelo celular. Porém, a tecnologia foi evoluindo e os sites começaram a ficar responsivos, ou seja, adaptáveis ao tamanho da tela do celular, permitindo que mais vendas sejam realizadas.

2 – Crescimento nas conversões

As ferramentas de busca estão cada vez mais integradas a aparelhos celulares e tablets. 

Atualmente, não só você pode fazer uma busca direto de seu aparelho, mas em qualquer lugar que esteja, desde que tenha uma conexão com a internet, você também pode perguntar ao aparelho.

Quando um empresário quer saber mais sobre qual opção de elevador automotivo hidráulico ele irá adquirir, é possível ter as informações nas mãos com a busca por meio do celular.

Isso porque as ferramentas de reconhecimento de voz evoluíram ao ponto em que parece que o dispositivo está conversando com você. Por isso, é muito mais fácil solicitar informações sobre qualquer coisa, incluindo produtos ou serviços oferecidos por empresas.

Além disso, o celular permite uma interação direta muito maior. É possível que o cliente em posse do aparelho móvel queira entrar em contato diretamente com você, para esclarecer qualquer dúvida que tenha acerca de seus produtos.

Quanto mais informações você der, com confiança, transparência e de fácil acesso, mais confiante o cliente ficará na hora da compra. As informações corretas de forma simples e de fácil entendimento podem ser a chave da conversão do cliente.

É possível até mesmo utilizar ferramentas como chatbots e outros tipos de Inteligência Artificial para manter um contato direto com o público, garantindo a retenção deles até você poder intervir e começar a explorar uma oportunidade de negócios que se apresente.

3 – Vantagem no mercado

Por se tratar de uma técnica recente, aqueles que estão se adaptando ao marketing mobile saem na frente da concorrência. Isso porque exploram um novo mercado, e aproveitarão o tempo nele para estar solidificados quando as medidas se popularizarem.

Quanto mais as tecnologias avançam, mais praticidade e conforto as pessoas querem. Portanto, as ferramentas móveis de tecnologia são fundamentais para conseguir mais vendas e novos espaços de mercado.

Uma pessoa que viu sua publicidade no celular pode ligar para retirar kit gnv em sua loja, sendo um resultado muito mais rápido e eficaz do que outras formas de marketing.

Ao tomar a dianteira na frente de uma inovação tecnológica, você acaba se tornando referência no mercado e ganha uma boa vantagem sobre seus concorrentes.

Aproveite as vantagens de explorar um novo campo de atuação, aproveitando o máximo possível dos recursos novos que se apresentam.

4 – Uso da tecnologia

Por conta da mobilidade, existe uma série de vantagens em utilizar a publicidade em smartphones e tablets. É possível usar códigos e cupons exclusivos em aplicativos, que você pode retirar na loja, por exemplo.

Outra técnica interessante é a do uso de RA (Realidade Aumentada) para criar interações divertidas entre os itens da loja física e os aparelhos celulares, oferecendo descontos e brindes para aqueles que participarem.

É possível ainda usar o aplicativo da loja como um catálogo, com um leitor de código de barras identificando os preços conforme o cliente queira tirar a dúvida. As opções são muitas para esse tipo de mercado.

Você pode criar até mesmo uma ferramenta que permita utilizar filtros de câmera para identificar como ficaria um antes e um depois da utilização de um creme para clarear o rosto, por exemplo.

Tendências em marketing mobile

Dentro do leque de possibilidades que a publicidade mobile propicia, algumas técnicas têm sido mais procuradas, pela alta eficácia no mercado e a possibilidade de engajar com um grande público.

Estar atento a essas tendências é fundamental para ser capaz de adequar suas campanhas na publicidade mobile de maneira mais assertiva.

Regionalizando seu conteúdo

Os dispositivos móveis possuem hoje recursos eficazes de geolocalização. Os GPS integrados às ferramentas costumam estar o tempo inteiro conectados, interagindo com a plataforma do aparelho.

Por isso, quando você opta por criar anúncios direcionados para a sua região, acaba alcançando muito mais clientes do que com publicidade generalizada. Isso porque o consumidor identificará a proximidade com sua loja, o que pode atrair seu interesse.

Uma simples visita a sua loja que foi recomendada pela publicidade pode acabar gerando uma boa venda, garantindo bons resultados de acordo com o perfil de consumo de seu público-alvo.

Estabelecimentos alimentícios têm recebido grandes vantagens com essa técnica de localização móvel, uma vez que dependem da proximidade dos clientes para poder ofertar seus produtos. Assim, fica muito mais fácil interagir.

Invista em um aplicativo

Pode dar um pouco de trabalho, principalmente se você for leigo em programação. Mas a criação de um aplicativo próprio para sua empresa é um excelente meio de ser lembrado sempre.

Isso porque seu logo e o nome de sua marca estarão sempre à disposição na tela inicial e na de apps dos smartphones de seus clientes. 

Assim, toda vez que eles precisarem de algum item que você oferece, o primeiro pensamento será em abrir o aplicativo e procurar em sua loja.

Um aplicativo de vendas permite que uma pessoa compre lanterna para carretinha quando precisar e mantenha o aplicativo no celular, lembrando sempre que precisar de um novo item que você venda.

Uma boa forma de fazer as pessoas baixarem seu app é oferecer alguma condição especial para os clientes que o possuírem, como descontos ou condições especiais.

Caso você não possua conhecimento técnico o suficiente para fazer um bom aplicativo, é interessante procurar algum profissional que possa produzir um conteúdo bom para você.

Isso porque um aplicativo muito defasado ou desagradável de usar acaba tendo um efeito negativo. É importante pensar na experiência do usuário quando você lida com esse tipo de conteúdo.

Usando as notificações

Aqui está uma ferramenta que pode ser muito útil, mas deve ser usada com cautela, uma vez que as notificações são um excelente meio de chamar a atenção de seu público.

Tratam-se de mensagens que ativam a vibração ou sons do aparelho, identificando que há algo a ser lido. Entretanto, o excesso de notificações pode levar o cliente a optar por não receber mais e, em alguns casos, até mesmo desinstalar o aplicativo.

Quando for utilizar notificações, lembre-se de apresentar um conteúdo que faça o consumidor querer saber mais sobre o assunto. Pode ser uma boa promoção para o dia, ou um cupom de desconto. O essencial é manter o foco no produto.

Você pode oferecer condições especiais para uma instalação e manutenção elétrica, por exemplo.

Considerações finais

As ferramentas móveis têm se tornado cada vez mais parte do dia a dia dos consumidores.  Por isso, utilizar corretamente e com sabedoria estas possibilidades acaba permitindo um engajamento muito maior com seu público, convertendo em mais vendas.

A publicidade mobile ainda está no início, mas tem um grande potencial de crescimento. Aqueles que tomarem a frente, certamente se tornarão líderes do mercado no futuro.

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