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O que é pré-produção?

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Em um processo publicitário, a pré-produção é uma etapa fundamental. Trata-se de um campo de experimentação, onde se preparam todas as atividades que serão realizadas e identifica-se quais elementos são mais importantes para se levar adiante.

É um estágio que inclui uma série de fatores importantes para que os produtores sejam capazes de estruturar corretamente suas ações de marketing. É um momento antes de efetivamente estar realizando a ação, mas depois da etapa de planejamento.

Aqui é o momento de identificar o que precisa ser realizado, quais equipamentos precisam ser comprados ou alocados de outro setor, bem como todos os trâmites legais de uma produção.

Isso também inclui a burocracia necessária para a liberação desse espaço se a filmagem for ocorrer em algum ambiente específico, que deve ser conseguida junto aos órgãos legais da localização.

Se você estiver em um ambiente público, normalmente, esse tipo de recurso é conquistado na prefeitura, já em ambientes privados, é possível negociar com o próprio dono do imóvel em questão.

Depois disso, você deve identificar quais são as pessoas que estarão envolvidas nesse processo.

Isso significa falar com atores, equipe de produção, avaliacao patrimonial a valor de mercado, trilha sonora e todas as outras áreas que tiverem necessidade de utilizar algum recurso para ficar com todas as informações em dia.

A pré-produção é a responsável por impedir que qualquer tipo de problema aconteça nesta primeira etapa, verificando todas as ações da peça publicitária para garantir que toda a efetividade do processo seja mantida.

Muitas vezes, quando uma empresa estoura o orçamento de uma determinada ação de marketing, isso acontece porque houve uma falha na pré-produção, que calculou mal as necessidades da peça.

É importante que você se atente a todos os gastos e todas as necessidades desse tipo de situação, como:

  • Locação de imóvel;
  • Figurino;
  • Equipamentos de gravação;
  • Alimentação da equipe.

Todas estas ações se tornam fundamentais para que seja possível explorar todo o potencial de uma peça publicitária, e quando se consegue resolver todas estas etapas na pré-produção, é muito mais fácil lidar com qualquer imprevisto que surja no caminho.

Afinal, uma peça publicitária de manutencao preventiva e corretiva para bmw precisa atingir o público certo para alcançar os resultados esperados.

Processo de pré-produção

Para compreender de maneira mais efetiva todos os detalhes de uma pré-produção, é preciso entender todas as etapas que compõem essa etapa do processo de produção de uma peça publicitária.

Vale a pena lembrar que cada empresa tem seu próprio método de realizar estas ações, e em alguns casos, possui etapas específicas que devem ser avaliadas quando estiver realizando o trabalho, podendo ser necessária a produção de um banner acadêmico.

Entretanto, existem alguns conceitos básicos que podem ser abordados dessa maneira, ajudando a compreender melhor o conceito de pré-produção e como você é capaz de fazer esse trabalho:

1 – Reunião geral

O primeiro e mais importante passo para realizar a pré-produção de uma peça é a reunião geral. Neste primeiro momento, é preciso conversar com todas as pessoas envolvidas na criação, independente de seu grau de relevância na atividade.

Aqui, é necessário conversar com os mais variados trabalhadores e colaboradores, para identificar qualquer tipo de dúvida ou gargalo no processo. É essencial que todos estejam falando a mesma língua para conseguir maior efetividade na ação.

Assim, se o tema da reunião for uma produção para uma empresa de automacao de som, é preciso ter concordância com a ação.

Dentre o quadro efetivo, estão os redatores, editores, gerentes e outros membros da equipe administrativa, locutores e muitos outros. No momento em que você reúne todos eles, é muito mais fácil ter ideia da dimensão de sua ação.

Aqui é um momento de criação. Portanto, incentivar brainstorms e criatividade é uma excelente alternativa. 

Além disso, serão coletadas todas as necessidades relevantes à produção, como prazos, orçamentos e demanda, que poderão ser organizadas em um documento.

2 – Elaborando o briefing

O briefing é como se chama o documento que compõe todos os elementos relacionados ao projeto, de maneira unificada e objetiva, para que qualquer pessoa que precise das informações não tenha dificuldade em encontrá-las.

Como este tipo de processo envolve várias pessoas e costuma ser muito complexo, sobretudo em questões de necessidades e detalhes que devem ser levados em conta, é importante saber estruturar todas as informações em um só documento.

Dentro do briefing ficarão todas as decisões finais do projeto, sendo esta a base que a pré-produção usará para começar a trabalhar. É essencial que todos os envolvidos nesse tipo de ação estejam alinhados, por isso, é fundamental ter uma reunião prévia.

3 – Visitação no local

Para explorar o melhor de um local de filmagens, é importante que você faça uma visita técnica antes de iniciar o processo de gravação. Neste primeiro contato com o local, é possível dar mais atenção ao espaço que será utilizado.

Pensar nos melhores enquadramentos, ângulos e o que precisa ser utilizado de ferramentas como luzes e outros recursos, é algo muito válido para essa primeira visita, além de se possui auto de vistoria do corpo de bombeiros é imprescindível. 

A maioria destes locais é alugado, e cobra por hora a utilização. Por esse motivo, se você já chegar lá sabendo o que e como deve fazer, consegue gastar muito menos tempo e economizar recursos para as outras etapas do projeto.

Além disso, você pode tirar fotos na visita prévia para ter ideias de colocação dos personagens em cena. Isso permite pensar em uma boa propaganda, seja para uma loja de roupas ou para uma empresa de impermeabilizacao de parede com manta.

Ademais, em uma visita você identifica a questão da possibilidade de gravação. Por mais interessante que pareça gravar em um determinado lugar, existem muitos cuidados que devem ser tomados na pré-produção para garantir a qualidade do material.

Por isso, locais com muito barulho externo, iluminação falha e pouco espaço para a equipe podem acabar representando um problema a longo prazo, o que pode ser evitado com uma boa ação de pré-produção.

4 – Análise de roteiro

O roteiro é uma peça fundamental para qualquer peça. Ele determina toda a montagem e toda a situação, desde falas e ambientação até a movimentação dos atores.

Logo, é importante que este documento seja lido e revisado na etapa de pré-produção.

Assim, o roteirista tem a capacidade de fazer os ajustes necessários para utilizar seu texto com os recursos disponíveis. Isso significa desde atores e locutores até equipamentos com estampagem e mobiliário para compor a cena.

Em peças publicitárias, é essencial que o roteiro tenha um objetivo, que deve ser definido pela empresa que deseja fazer a publicidade.

Todo o arco de storytelling deve envolver esse tipo de desejo do cliente, garantindo que você terá um roteiro muito mais completo.

4 – Recursos para a produção

Fazer um projeto desse tipo demanda muitos recursos. Isso significa tanto verba para pagamento de profissionais, locações e outros elementos, como material e equipamento para a gravação.

Durante a pré-produção, é importante que você verifique o que o projeto já possui para conseguir sair do papel, indo até colaboradores e investidores para conseguir o valor adicional e os equipamentos necessários.

As contratações e compras que precisarão ser efetivadas antes do processo de gravação devem estar prontas nessa etapa, para que seja possível verificar e identificar o que mais precisa ser realizado.

5 – Providenciar documentações

Para não ter problemas legais, durante todo o processo de pré-produção você deve adequar o projeto através de contratos e acordos legais que garantam as responsabilidades e direitos de cada um dos contratados.

Normalmente, este tipo de acordo é feito através de um contrato de serviço temporário, que tem a durabilidade da produção e permite que todos estejam protegidos pela lei no que diz respeito ao trabalho apresentado.

Um dos documentos mais importantes para a empresa são os termos de confidencialidade e de cessão de imagem, que precisam ser assinados para registro na empresa e, se possível, guardados em um armario aco escritorio.

6 – Criação do conteúdo

Esta é a etapa final da pré-produção. É o momento em que a criatividade toma conta, e o processo de criação se torna o foco de toda a equipe. É muito comum usar-se os brainstorms e bate-papos para você abrir-se melhor a este contexto.

Alguns pontos são extremamente importantes para se atentar na criação, como o ritmo da peça, a estética que será utilizada e outros recursos criativos.

Quando tiver todos estes elementos prontos, aí é o momento de encerrar a pré-produção e iniciar a produção de fato.

Considerações finais

A pré-produção é uma etapa fundamental em qualquer criação de peça publicitária, uma vez que garante seu funcionamento e identifica todas as ações necessárias para criar um excelente material.

Qualquer tipo de ação em vídeo deve ter muito cuidado e muita atenção, mas os potenciais de engajamento acabam sendo muito importantes, o que torna esse tipo de ação da empresa fundamental, principalmente quando se tem recursos para isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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