in , ,

O que é plano de contingência?

plano de contingência

O mundo atual está cada vez mais corrido e dinâmico, e mesmo que nos preparemos para isso, é normal que imprevisto aconteça e alguma situação saia de controle. Para evitar esse tipo de situação, a excelente alternativa de elaborar o plano de contingência.

O texto de hoje te explicará o que é um plano de contingência, porque você deve elaborar um durante os seus planejamentos e quais são as vantagens caso a sua empresa decida adotar essa prática.

A tecnologia e a internet andam lado a lado, e com elas, novas formas de criar conteúdo, estratégias de marketing e maneiras de empreender foram surgindo.

Visto que as que antes estavam consolidadas, foram se adequando ao meio em que eram inseridas.

Até mesmo negócios que trabalhavam com produtos e serviços incomuns, como centro automotivo 4×4, tiveram de aderir às novas formas de empreender.

Além de saber gerir um negócio, muitas delas são difíceis e bastante novas no mercado.

Porém, assim como todo investimento, sempre existem riscos e muitos deles eram grandes demais para se lidar de forma tão rápida.

Fazendo com que diversas marcas sofressem as consequências de um fracasso por tempo demais, muitas nem conseguindo voltar a ativa.

Sendo assim, para toda ação e investimento feitos é necessário um plano B, também conhecido como plano de contingência, que se tornou cada vez mais essencial nos dias modernos, mesmo que o negócio seja sobre acupuntura.

Em um mercado tão volátil e dinâmico e que está em constantes mudanças, nada é certo e qualquer chance de investimento pode ser catastrófica.

Por isso, tudo deve ser muito bem planejado, inclusive, o plano de contingência.

Mas, afinal de contas, o que é esse plano que está sendo tão citado? Essa e outras respostas você pode acompanhar no tópico a seguir.

O conceito de plano de contingência

De forma direta, um plano de contingência é um plano alternativo, um plano B para caso as coisas não saiam como planejado.

Ajudando a ter uma segunda oportunidade de emplacar algum investimento ou a diminuir os danos causados pela falha da primeira alternativa.

Isso mostra um procedimento de treinamentos, ações e diversas outras frentes de atuações que visam prever o que pode dar errado e se preparar para contornar ou diminuir o impacto que pode ser causado na empresa como um todo.

Até mesmo uma empresa que fornece aparelho ortodontico autoligado pode vir a sofrer problemas referentes a imprevistos como falta de luz, assaltos, problemas causados por ações naturais como desmoronamentos, enchentes e até mesmo alagamentos.

Sendo assim, sua empresa deve sempre estar o mais preparada possível para qualquer que seja esses problemas, e no mínimo, ter alguma forma de diminuir o impacto que eles podem causar. E o melhor é que isso envolve todos os âmbitos da empresa.

Da mesma forma que seu negócio pode se preparar para esses problemas físicos, também é possível criar estratégias e planos de contingência sobre investimentos de risco que a sua marca pode realizar, fazendo com que sempre esteja um passo à frente.

Sendo assim, até mesmo uma loja de instrumentos musicais de sopro pode se preparar para que, ao cair no plano de contingência, tudo volte à normalidade de forma mais rápida, eficaz e sem sofrer muitos danos.

Abaixo segue uma lista de alguns dos problemas mais comuns que o seu plano de contingência pode abordar para que você e seu negócio minimizem os danos caso algo saia de controle ou algum imprevisto aconteça:

  • Falência de prestador de serviços ou fornecedor;
  • Acidentes de trabalho ou com veículos;
  • Investimento não trouxe o retorno projetado;
  • Problemas de incêndio ou desastres naturais;
  • Cliente deixou de fazer negócios com sua empresa;

Como foi possível verificar, independentemente se o seu negócio trabalha com tecnologia ou alimentacao coletiva empresas, todos os imprevistos acima listados podem acabar prejudicando o seu trabalho de uma forma ou de outra.

Nenhum deles é exclusivo de uma única forma de negócio, sendo assim fica ainda mais claro a importância de se investir em um plano de contingência, mesmo que você nunca o use. É melhor ter e não precisar do que precisar e não ter.

As vantagens do plano de contingência

Assim como qualquer prática empresarial, nenhuma organização investiria nesse tipo de estratégia se ela não trouxesse algum benefício real que ajudasse a organização a curto, médio ou longo prazo. 

Sendo assim, confira algumas vantagens de aderir a essa estratégia.

01 – Aumenta a chance de desenvolvimento

Mesmo que a sua empresa seja pequena e comercialize coisas mais simples como caderno personalizado A4, criar um plano de contingência pode ajudar a sua empresa a continuar no mercado realizando um bom trabalho.

Portanto, quando mencionamos que aumenta a chance de desenvolvimento é no contexto de evitar que a empresa vá à ruína pela falta de planejamento ou até mesmo por causa de um imprevisto que, como verificamos ao longo do texto, todos são suscetíveis.

Infelizmente, não ter um plano alternativo pode causar uma séria crise na empresa por não ter mais investimentos para continuar o negócio ou simplesmente porque toda a chance de sair de uma situação vem daquele investimento.

Em outras palavras, ter um plano B pode evitar que todos os esforços para que seu negócio de iluminacao de galpao com LED vá por água abaixo, portanto, é melhor se prevenir.

02 – Possibilidade de erros

Fazer um plano de contingência significa que parte dos esforços, tempo e energia de diversos funcionários da empresa serão utilizados para garantir que, quando algum imprevisto vier a acontecer, seu negócio estará preparado.

Sendo assim, não tenha medo de testar diversas possibilidades e de errar com elas, afinal, são através do erros que se chega a grandes acertos. 

Não tem problema errar enquanto se está testando e planejando, o problema é errar quando a situação está acontecendo.

Dificilmente um plano alternativo poderá funcionar sem explorar todas as chances de erro e de sucesso, sem avaliar os resultados e fazer ajustes.

Portanto, isso se aplica desde grandes empresas logísticas até mesmo pequenos prestadores de serviços de demolicao caixa dagua.

03 – Maior orientação dos colaboradores

Se o plano de contingência está sendo corretamente testado para verificar as possibilidades e probabilidades de erros e acertos, naturalmente, ele envolverá diversos membros de equipes distintas e funcionários da empresa.

Embora quando o problema está relacionado a investimentos e decisões corporativas seja menos visível, quando os imprevistos são físicos e que acabam tendo de movimentar muitas pessoas de maneira rápida, esse tópico fica em evidência.

Durante o caos, será necessário que todos mantenham a calma e consigam agir de acordo com o treinamento, e quanto mais pessoas treinadas, melhor será o sucesso da operação e menos será necessário a gestão de uma única pessoa.

Lembrando que, assim como descrito no significado de imprevisto, nunca sabemos quando esse momento pode chegar, e ao treinar e capacitar uma única pessoa para resolver a situação, pode ser que no momento ela não esteja presente.

Tal atitude pode, inclusive, colocar a vida de outras pessoas em perigo, que seria desastroso e muito mais difícil de sua empresa se recuperar em todos os sentidos em um futuro próximo.

04 – Maior visibilidade para a sua empresa

Ao começar desenvolver seu plano de contingência, é normal que a empresa precise de ajuda e até mesmo da aprovação de diversos órgãos regulamentadores que irão assegurar que realmente existe segurança no local, isso quando o problema for físico.

Tal atitude previne que ocorram atritos entre sua empresa e as organizações de forma que não deixe a imagem de seu negócio negativa.

Outro ponto positivo é a maior valorização dos colaboradores e de pessoas de fora, demonstrando que a sua empresa está preocupada tanto com a segurança das pessoas quanto em fornecer um bom ambiente para se trabalhar.

Dessa forma, é possível evitar que, mesmo quando acontecer algo que possa tirar a empresa dos eixos, ela consiga voltar a ativa sem muitas dificuldades e continue exercendo o bom trabalho.

Considerações finais

Hoje, entendemos mais a fundo o que é um plano de contingência e abordamos as possibilidades e impacto que ele tem tanto na sua empresa quanto na forma que você faz negócio, além das vantagens em se ter um.

Lembrando que todas as informações disponibilizadas ao longo do texto podem e devem ser adaptadas de forma que melhor se encaixem na rotina e realidade da sua organização, podendo usufruir ao máximo das orientações e dicas.

Sendo assim, o plano de contingência é uma ação necessária para que sua empresa fique sempre assegurada contra o máximo de imprevistos possíveis. 

Não é à toa que tantas vem abordando cada vez mais essa estratégia. O que resta é começar a planejar como colocar tais ideias em prática e garantir que o seu negócio tenha um futuro mais seguro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

marketing viral

Como utilizar o marketing viral?

publicidade abusiva

O que é publicidade abusiva?