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O que é media kit?

media kit

O media kit é necessário para apresentar aos possíveis anunciantes de sua plataforma, entretanto, é importante saber o que colocar nesse documento.

Essa ferramenta é muito importante para os produtores de conteúdo e para os influenciadores digitais, que fazem parcerias com as empresas.

Trata-se de um documento que apresenta as características do canal, que pode ser um blog, um perfil no Instagram, entre outros.

Ele serve para mostrar o seu trabalho e convencer as marcas de que você é a pessoa ideal para divulgar os produtos.

Por meio desse recurso, você prova sua credibilidade e que é capaz de criar conteúdo de relevância para as organizações.

O marketing digital oferece diferentes estratégias para as empresas divulgarem sua marca, produtos e serviços, e dentre essas possibilidades está a parceria com criadores de conteúdo e influenciadores digitais.

No entanto, existem muitas pessoas que trabalham dessa forma, o que torna necessário saber apresentar o seu trabalho para os anunciantes e assim conquistar a confiança deles.

O media kit tem essa função, por isso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, por que você deve desenvolver esse documento e quais itens essenciais você deve incluir.

Entendendo o conceito de media kit

Media kit ou mídia kit é um documento que os produtores de conteúdo e influenciadores digitais apresentam para falar um pouco mais sobre suas plataformas e dar ideias para fechar parcerias com empresas anunciantes.

É por meio dele que mostramos o valor de um canal para os futuros parceiros, de modo a convencê-los de que essas plataformas estão em condições de divulgar produtos e influenciar pessoas.

O media kit é bastante utilizado no mercado de comunicação, principalmente por agências de publicidade.

Por exemplo, se você quer formar uma parceria com uma empresa que aluga espaço compartilhado coworking, elabora o seu kit de mídia para fornecer dados sobre:

  • Plataforma usada;
  • Público-alvo;
  • Níveis de engajamento;
  • Tipos de materiais produzidos.

Com isso, o produtor de conteúdo ou influenciador digital consegue monetizar a produção de conteúdos. 

Dentre as possibilidades estão os banners, artigos de blogs, vídeos no YouTube, postagens nas redes sociais, dentre outros.

Cada um desses formatos possui preços diferentes, nesse sentido, o mídia kit ajuda tanto os produtores de conteúdo, como as próprias marcas.

Elas também conseguem entender qual é o perfil do produtor, quem é o seu público e o alcance que teria ao trabalhar com a plataforma dele. 

Com isso, ela decide se vale a pena ou não investir nesse tipo de publicidade. Os influenciadores digitais estão em alta, como vemos em sites como Instagram e YouTube. 

Por meio do media kit, eles apresentam as principais características e informações de seu trabalho nesses canais, com o intuito de fazer publicidade.

Por exemplo, se você vai apresentar uma proposta para uma empresa especializada em projeto preventivo contra incêndio, deve documentar todas as informações que as pessoas precisam saber sobre o negócio.

O ideal é expor as ideias de maneira criativa, transmitindo o valor desse trabalho, além de informações fáceis de serem compreendidas,

Agora que você já sabe o que é kit de mídia, no próximo tópico, vamos mostrar por que você deve elaborar esse documento.

Por que desenvolver um kit de mídia?

Existem muitas razões para você investir na elaboração desse documento, e um deles é o fato de que você mostra que a sua plataforma é uma vitrine para os anunciantes.

As pessoas que produzem conteúdos em uma plataforma, como no caso de blogs e redes sociais, têm um público bem definido e um bom nível de engajamento. 

Por conta disso, as empresas se interessam naturalmente pela divulgação.

O kit de mídia costuma ser o primeiro contato entre a marca e o produtor de conteúdo, e por trazer informações aprofundadas sobre a plataforma, ele abre as portas para novas parcerias.

Se você está pensando em propor esse trabalho para uma empresa de personalização de uniforme, precisa desse kit para transmitir toda a sua credibilidade e profissionalismo.

Esse documento mostra que o produtor de conteúdo conhece o público da marca e que os materiais que produz podem gerar engajamento e entregar valor para as pessoas.

Esse documento também padroniza a comunicação que você tem com as empresas interessadas pelo seu canal. 

Os futuros parceiros vão te enxergar como um profissional sério e que se preocupa com a própria imagem.

Pelo fato de o kit de mídia funcionar como uma vitrine para a sua plataforma, você consegue mostrar para o futuro cliente que é capaz de produzir conteúdo de qualidade e que se relaciona bem com o seu próprio público.

São os argumentos necessários para convencer as marcas de que investir em suas plataformas trará ótimos retornos.

Ao fazer publicidade para uma empresa de açaí revenda, é importante fazer um alinhamento entre os valores, propósitos e missão da empresa. 

É dessa forma que o público vai perceber que o produto que você está anunciando tem a ver com você.

Por outro lado, se a audiência percebe que o produto ou serviço não condiz com as características do seu canal, você pode perder credibilidade como produtor de conteúdos.

Por meio do mídia kit, você deixa seus valores claros para os anunciantes, o que também vai te ajudar a selecionar melhor as parcerias e a manter as características da sua plataforma.

Se você já sabe qual é a importância de investir nesse documento, no próximo tópico, vamos mostrar algumas dicas para criar o kit de mídia.

Como elaborar um bom kit de mídia

Como falamos anteriormente, o objetivo do kit de mídia que você vai apresentar para uma empresa de cabeamento estruturado de redes serve para que a organização entenda quem você é, como é o seu trabalho e o tipo de mensagem que transmite.

Para mostrar todas essas informações de maneira clara, você precisa elaboraram um documento que contenha os seguintes dados informativos:

Segmento de mercado

É importante mencionar o nicho de mercado em que você atua para que o futuro anunciante se certifique de que está apostando na plataforma certa.

Seria estranho se, por exemplo, um fabricante de maquiagem fizesse uma parceria com um canal que fala sobre games.

Pelo fato de serem nichos de mercado diferentes, esse tipo de parceria não traria nenhum resultado e ainda pode desagradar os seguidores do produtor de conteúdo.

Indicar a quantidade de seguidores

O número de seguidores que você tem é uma informação básica que precisa ser passada para qualquer tipo de potencial anunciante, como no caso de uma empresa especializada em projeto de reforma residencial.

Esse dado mostra para a companhia a quantidade de pessoas que ela vai impactar ao fazer uma parceria com você. 

No entanto, lembre-se de ser honesto e não aumentar os números que você realmente tem dentro do seu media kit.

Elencar antigas parcerias

Fale sobre as parcerias que você já realizou, pois isso traz mais consistência e credibilidade para o seu kit de mídia.

Dê preferência para as melhores produções que você já realizou, e transmita essa informação de modo que ela seja relevante e ilustre de que maneira você pode ajudar o anunciante.

Mostrar quem é você

Para fazer uma proposta à uma loja de computador novo é muito importante que você se apresente e defina as suas características, para que assim desperte o interesse da empresa de imediato.

O ideal é que essa descrição seja o primeiro item do seu media kit e seja resumida em um parágrafo pequeno.

Falar sobre o seu público

Uma das maiores preocupações das empresas atualmente é poder falar com o público certo, ou seja, com pessoas que realmente têm potencial para se tornar clientes.

Nesse contexto, é fundamental que você transmita o máximo de informações possíveis sobre sua audiência, indo além de dados superficiais como gênero, escolaridade, renda e idade.

Se for falar, por exemplo, com uma empresa de avaliação de ativos, mostre quais são os tipos de produtos que sua audiência consome, quais são os seus hábitos, dentre outras informações.

Para que você possa fornecer dados ainda mais precisos sobre o seu público, você pode elaborar a sua persona. 

Trata-se de um personagem semi fictício que representa o perfil de pessoa que acessa seus conteúdos.

Por fim, jamais minta sobre a sua audiência apenas para tentar fechar contrato com uma empresa. 

Além de não atingir os resultados esperados, você pode criar um conteúdo que vai desagradar o seu público por não ser o foco deles.

Conclusão

Portanto, formar parcerias para transmitir conteúdos na internet é uma das estratégias em alta no momento. 

Sendo assim, se é influenciador digital ou um produtor de conteúdo, precisa saber se apresentar para as empresas que podem fazer parcerias com você.

O kit de mídia é a ferramenta necessária para isso, e neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o seu conceito e de que forma ele deve ser elaborado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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