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O que é insight?

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Um insight pode ajudar você no momento mais necessário, onde é preciso desenvolver uma ideia, seja para um trabalho, em meio a uma pesquisa acadêmica ou até mesmo na resolução de problemas comuns, como em situações do cotidiano.

Diferente do que muitos acreditam, o insight não tem nada a ver com ideia. Em outras palavras, esses dois termos não são sinônimos, mas sim, complementares.

Isso porque a ideia é uma criação baseada em um insight. Dessa forma, fica mais fácil entender que este conceito se refere a um mecanismo que auxilia a elaboração de algo, dando um direcionamento, mas que surge de um momento para outro dentro da mente.

Ou seja, o insight é essencial para alguns tipos de profissões, como o caso dos comunicadores e pessoas que trabalham com marketing.

Sendo então um impulsionador para a elaboração de campanhas bem-sucedidas de uma loja de organizador de maquiagem de acrílico.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o que é o insight, indicando as principais formas de desenvolvê-lo e entendendo de que forma ele é potente no marketing. Acompanhe!

Por dentro do conceito de insight

Insight é uma palavra em inglês cujo significado próximo é “compreensão intuitiva”. A melhor maneira de saber se você teve ou não um insight é buscar a memória se, dentro de uma situação específica, uma grande ideia ou o entendimento sobre algo ocorreu.

De modo geral, geralmente temos um insight quando buscamos soluções para algo, ou a resolução de algum problema, entregando uma ideia que surge repentinamente a respeito de algo.

Por exemplo, em uma empresa de cabeamento estruturado, um funcionário e sua equipe estão passando por problemas para saber como resolver de forma prática a integração de um cabeamento interno em uma região onde a parte inferior é repleta por água.

Neste sentido, uma pessoa do grupo tem um insight e pensa em construir um espaço tal como uma tubulação, onde os cabos podem ficar protegidos e funcionamento.

No entanto, neste caso, e em grande parte dos insights, existe o entendimento de uma resolução, mas a prática ainda depende de outras opiniões e ideias, que vão sendo moldadas a partir da primeira fala dita, sendo esta a guia para resolver tudo.

Tudo acontece quando estamos pensando em algum assunto no momento, ou até mesmo quando fazemos alguma outra ação, por meio do subconsciente que continua a funcionar.

Em muitas situações, as pessoas que recebem um insight acabam tendo essa informação nova de uma hora para outra, voltando então em um assunto sobre projeto comercial e residencial para que possam encontrar uma solução da melhor maneira possível.

Em trabalhos voltados à criatividade, como dentro de agências de publicidade, essa é uma questão cada vez mais necessária, por isso, bastante recorrente entre funcionários.

Nesses espaços, existe um trabalho focado em gerar novas ideias, muitas vezes tendo o foco completo na inovação e exclusividade, e também na rápida resolução de uma ideia, que no caso pode ter sido trazida por um cliente ou para ajudar este.

Os comerciais de televisão mais populares são um bom exemplo. Para que houvesse a ideia principal que o formou, foi preciso o insight de uma pessoa da equipe de criação.

A partir do entendimento do que deveria ser feito na campanha para o cliente de camiseta personalizada formatura, outros indivíduos passam a contribuir com a discussão, construindo as ideias e permitindo que haja a concretização de algo importante.

Por isso, nem sempre todas as pessoas que surgem com o insight são de fato donas das ideias completamente. Quase sempre acontece delas apenas abrirem o caminho, para que considerações e escolhas interessantes possam surgir nesse contexto.

De que forma é possível desenvolvê-lo?

Quando falamos em desenvolver um insight, é preciso pensarmos igual ao desenvolvimento de criatividade. Não existe muita coisa a se fazer a não ser consumir o máximo de informações e conteúdos possíveis, sempre estabelecendo um filtro.

Então, esse filtro pode ser uma espécie de guia para quem necessita melhorar a capacidade de insight, uma vez que a partir disso é estabelecido um funil do que pode ou não ser interessante, guiando os pensamentos para o que é necessário.

Em relação a um insight necessário em um trabalho em um projeto prevenção de incêndio, é importante ter contato com o direcionamento, como primeiro passo.

Qual o objetivo, o que vai ser a campanha ou a ideia a ser descoberta, de que forma a empresa vai ser auxiliada com isso, entre outros. 

Todas essas questões devem ser consideradas para que a equipe de criação passe a pensar exatamente no que precisa dentro de um contexto.

Quando falamos em relação a uma ideia que vai ser consumida por outras pessoas, é interessante buscarmos por meios de entendimento sobre as mesmas.

Ou seja, se estamos falando de um conteúdo que será feito para uma rede social, é essencial entendermos a persona daquele negócio, ou seja, a pessoa considerada o cliente ideal, em meio a suas características e pontos de segmentação.

É o caso de uma empresa de instalação de internet cuja persona tem como pontos de análise:

  • Homens aposentados;
  • Maiores de 60 anos;
  • Gostam de assistir jogos;
  • São casados;
  • Tem carro.

Com esses dados em mãos, o entendimento sobre a melhor ideia possível, seja para uma comunicação ou para a melhoria de um produto, fica muito mais simples de ser captada pela mente, conseguindo então conquistar o insight tão desejado naquele momento.

O brainstorm (ou tempestade de ideias), seguindo a lista de dicas para desenvolver o insight, faz parte de um setor fundamental na busca por ideias que possam resolver problemas e trazer inovações.

Basicamente, a partir do seu significado, as ideias que vêm de pessoas diferentes, contribuindo com o que podem em relação a um direcionamento principal em uma loja de açaí para revenda, ainda que não seja de fato o insight.

Essa forma de comunicação buscando por ideias é importante justamente para que o insight surja, tendo em vista que uma palavras ou uma referência pode ser importante. 

Qual sua importância dentro do marketing?

O insight é algo essencial em momento de ideias, principalmente em trabalhos que exigem um diferencial em relação às novas ideias, como o caso de campanhas de marketing dispostas para diferentes propósitos de uma empresa de wobbler mockup ou outras.

Grande parte das ideias de marketing que dão certo, ou seja, que atingem os objetivos de uma empresa, contam com inovações e formatos diferentes para atrair.

Por exemplo, um dos principais feitos do insight em meio ao marketing é a partir do pensamento e da descoberta de questões que podem impactar o público, sobretudo ao pensar nas maneiras como este pode se sentir interessado por algo ou uma companhia.

Dessa forma, pensar em ideias e soluções, procurando agregar todas as formas vistas acima de desenvolver o insight, ajudam um profissional de marketing a pensar fora da caixa e trazer, no menor tempo possível, maneiras de criar uma boa campanha.

Isso também se faz interessante quando falamos sobre o público de uma campanha, entendendo de que maneira uma ação pode impactar, gerar identificação e até mesmo conduzir um consumidor a ter um atitude esperada ou não.

Sem essa preocupação, pode ser cada vez mais difícil que uma empresa encontre o ponto de partida para comunicações e estratégias inovadoras e que tragam resultados.

Outro ponto que não pode ficar de fora sobre a importância do insight é ao pensar na experiência do cliente com a empresa ou com o produto e serviço que ela oferece.

Essas experiências podem partir desde um simples conteúdo nas redes sociais até um evento presencial em uma marca, que induz o cliente ou um potencial lead ao interesse.

Desse modo, profissionais de marketing podem desenvolver técnicas de insight para conseguir chegar às respostas sobre o que de fato satisfaz uma pessoa ao ter contato com uma campanha de publicidade na rua, apontando então as melhores estratégias.

Considerações finais

O insight está presente em nossas rotinas das maneiras mais variadas possíveis, desde uma resolução que surge em meio a um problema doméstico, até soluções para empresas, relacionando-as com o alcance de mais clientes ou com a satisfação destes.

Dessa forma, saber desenvolver essa prática, contribuindo para o surgimento de boas ideias, torna-se mais do que necessário ainda mais dentro da área de marketing.

A importância e os próprios benefícios trazidos com isso são essenciais, o que indica porque grandes organizações se preocupam em elaborar situações que façam surgir boas experiências a partir do insight.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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