in

O que é esqualano e seus benefícios para a pele

Hidratante é o ingrediente da vez nos produtos para skincare. Saiba tudo sobre esse ativo que imita um componente natural da nossa pele e tem quase nenhuma contraindicação.

Esqualano. Se você está sempre de olho nas novidades do skincare, provavelmente já viu essa palavra em algum rótulo por aí. Ele é um dos ativos que mais têm feito sucesso na indústria da beleza nos últimos anos, e o motivo é que tem propriedades que são muito desejáveis para esses produtos.

Os cosméticos com esqualano são super-hidratantes e também possuem poderosa ação antioxidante, ou seja, anti-idade, o que quer dizer que ele ajuda a reduzir rugas, marcas e linhas de expressão. Mas se é tão bom, por que só está se popularizando agora?

O esqualano já é conhecido há muito tempo, mas a fonte mais rica do óleo é o fígado de uma raça específica de tubarões, que vive em águas profundas na região de Okinawa, no Japão. Por isso, ele até já era utilizado em cosméticos, mas era difícil e, por isso, caro.

A caça dessa espécie de tubarão foi proibida em 2009, o que estimulou a indústria a buscar formas de recriar essa estrutura com fontes vegetais. Hoje, o ativo pode ser extraído de azeitonas, amêndoas e cana-de-açúcar, o que também faz com que os produtos com essa base possam ter preços mais acessíveis.

Além disso, a diversificação das fontes contribuiu para que os produtos com essa base também sejam ambientalmente responsáveis, até mesmo veganos, e totalmente sustentáveis, sem maltratar nenhum tubarão ou outro animal. Esse também é outro ponto bastante positivo para um mercado cada vez mais exigente.

O esqualano age no corpo substituindo o esqualeno (vamos explicar a diferença a seguir), que tem funções importantes para a hidratação e a textura da pele e começa a ser produzido em menor quantidade com o passar dos anos, quando o ativo que o imita se torna ainda mais bem-vindo.

Não é a mesma coisa que esqualeno

Os nomes são parecidos, mas não são a mesma coisa. O esqualeno é um sebo produzido naturalmente pelo corpo e que ajuda a manter a pele hidratada. No entanto, em seu estado natural, essa não é uma substância muito estável. 

Por isso, para ser usado em produtos dermatológicos, o esqualeno passa por um processo de hidrogenação e vira o esqualano. Sem essa etapa, o esqualeno oxidaria facilmente, o que faria com que os produtos perdessem propriedades rapidamente. Por isso, é mais eficaz utilizar o esqualano, com “a”.

Compatibilidade com todos os tipos de pele é vantagem

O esqualano é um óleo, o que faz todo o sentido, já que um dos principais objetivos é promover a hidratação. No entanto, por ser um ativo que já tem afinidade natural com a nossa pele (que produz esqualeno), sua adaptabilidade é muito boa para todos os tipos de pele, incluindo as mais oleosas.

Muitos produtos com essa base conseguem ter um toque mais seco, o que não deixa aquela sensação gordurosa quando aplicado. No entanto, têm potentes propriedades hidratantes, sendo indicado, inclusive, para peles secas e ressecadas.

A hidratação também é a chave para os tratamentos rejuvenescedores e para amenizar as indesejáveis rugas, olheiras, manchas e linhas de expressão. Como o esqualano hidrata muito, ele acaba ajudando com tudo isso.

Como se não bastasse, ajuda a proteger a pele, reduzindo o risco de alergias, irritações, descamações e vermelhidão. Melhora a firmeza e a textura da pele, graças à hidratação. 

E ainda equilibra a oleosidade, sem bloquear os poros. Vários outros produtos têm características parecidas, mas nenhum tem tão poucas contraindicações. A não ser que você seja intolerante a essa substância  — o que é bem raro  —, provavelmente poderá utilizá-la, sem problemas.

Outra grande vantagem do esqualano é que ele não é um produto apenas para o rosto.  Pode ser usado também para a hidratação do corpo e dos cabelos. Em geral, o mesmo óleo serve para tudo isso, mas também é possível encontrar produtos específicos para cada finalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vai presentear alguém que ama dormir? Veja 5 dicas perfeitas de mimos

Veja como usar blusas e vestidos com gola alta, a aposta da estação