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Entenda o que é Domain Rating

Ao longo desse texto você vai entender um pouco mais sobre o que é o Domain Authority e sua relação com o Domain Rating, assim como o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca) e link building.

Essas serão algumas das ferramentas que você poderá utilizar para construir um site líder nas pesquisas do Google. Quer entender melhor o porquê? Confira a seguir!

Afinal, o que é Domain Rating

Domain Rating é uma expressão em inglês que tem como tradução livre “Avaliação de Domínio”. Essa é uma métrica criada por ferramentas de marketing digital, capaz de calcular a taxa de sucesso ou insucesso de um domínio online.

Mas, para isso, é preciso entender o que significa o Domain Authority (DA) que, seguindo a mesma linha de explicação, nada mais é do que a autoridade de um site baseado no conteúdo produzido, nas visitas e tempo de permanência de um usuário e nos backlinks.

Os backlinks são links disponíveis em palavras-chaves específicas dentro de um conteúdo, capazes de informar com maior clareza e riqueza o leitor sobre algum assunto que está sendo abordado em um texto.

Um texto em uma página que aborda sobre ultrassom para cães, por exemplo, pode inserir alguns links de apoio de sites confiáveis e necessários para que o entendimento do conteúdo seja eficaz durante toda a explicação.

Além disso, é possível que um site também seja utilizado em outras plataformas como backlink. Nesse caso, dependendo da qualidade e da classificação de qualidade dos conteúdos de ambos, os dois podem ser considerados relevantes.

É como se tudo estivesse funcionando em efeito dominó. A partir do momento em que um site atinge a preferência da classificação como uma plataforma de confiança e de bons níveis de conteúdo, o site que agregou seu link, vai junto.

No caso do Domain Rating, a classificação dos sites que mais incorporam links é feita com base em todas as recomendações de qualidade. Por exemplo, um site que fala sobre adesivação de veículos, pode ser rankeado com taxa 100 pela classificação.

Nesse caso, o site contém em seus materiais internos links importantes, com conteúdos confiáveis, além do próprio ser considerado uma boa plataforma para que pessoas possam tirar suas dúvidas e procurar informações.

Essa, na verdade, é a principal função desse ranqueamento de posições. Os sites em primeiro lugar no Rating, geralmente, estão nas primeiras posições no momento em que pessoas fazem pesquisas em buscadores na internet.

Por exemplo, quando você pesquisa tosa e banho na internet, em buscador como o Google, os primeiros resultados de sites de conteúdo que aparecerão certamente são os que estão melhor ranqueados na classificação de domínios.

Como o Domain Rating impacta um site?

Conforme explicado anteriormente, a medida que um site ganha uma classificação de domínio aceitável, ele se torna preferível nas pesquisas de usuários da internet. 

Geralmente, essas pesquisas são responsáveis pelo conhecimento de negócios e fechamento de compras.

Por exemplo, ao procurar conserto fonte chaveada na internet, as melhores opções poderão surgir para que um cliente possa se deslocar até o local e resolver o problema que fez com que ele fosse atrás de soluções, podendo se tornar algo positivo.

Na hora de fechar um possível negócio, tudo o que estiver à favor de uma empresa na hora de conquistar a atenção do cliente, bem como a procura e o encontro por parte dele, é necessário e considerado decisivo.

Assim, um bom uso de backlinks, ligado à produção de conteúdo de qualidade, faz com que a autoridade do domínio cresça, então você poderá usar alguma ferramenta para verificar a autoridade do domínio

Logo, com uma autoridade respeitável, a classificação deste website estará no topo do DR, possibilitando o topo dos buscadores para clientes. Dessa forma, é compreensível que tudo acabe tendo uma ligação. 

Portanto, uma taxa baixa de rating acaba proporcionando consequências graves para sites, ainda mais em épocas digitais onde muitas pessoas podem ter acesso à ferramentas para a construção dessas plataformas.

Além disso, essa taxa baixa na classificação de domínios acaba trazendo consequências, ainda, para o SEO utilizado nos sites.

O SEO é uma ferramenta e técnica de marketing de sites capaz de escolher as palavras-chaves mais pesquisadas por pessoas em busca de soluções nos buscadores online.

Por exemplo, dentro da pesquisa de mecânico para bicicleta, uma pessoa cita “corrente” quase sempre, com o objetivo de ter resultados que tragam a resolução de seus problemas, o que é considerado um comportamento de demanda.

Nesse caso, a palavra “corrente” é utilizada para apontar que negócios do tipo, como lojas que consertam bicicletas, devem usar o SEO para informar melhor suas páginas, numa tentativa de filtrar suas plataformas dentro dos buscadores.

Isso acontece pela infinidade de sites na web. Ao utilizar a palavra-chave exata, que tem a ver com a busca desejada por um consumidor, o website tem mais possibilidades de se destacar nas pesquisas.

Por isso, taxas de classificação de sites baixas acabam trazendo consequências para essas palavras que, quando usadas posteriormente, não trazem o resultado esperado, de acordo com as ferramentas automatizadas.

Como essa métrica é calculada?

Entendendo melhor como funciona o processo de classificação, e como ele pode ser essencial para que seu site se destaque em meio a tantos outros na internet, é preciso entender melhor como a métrica de ranqueamento é encontrada.

Basicamente, ferramentas de SEO ou sites que compartilham as palavras e links mais encontrados nos sites da web, analisam os domínios que possuem links que levam para outros sites, verificando a importância de cada um deles.

Em seguida, é colocado em estudo, por meio de ferramentas automatizadas, os domínios únicos linkados e para onde eles levam, levando em consideração a importância dos sites, por meio da relevância de conteúdos, visitas e etc.

Com esses resultados alinhados, a ferramenta calcula, por meio dos links e das relevâncias de cada um dos domínios agregados, quais são considerados n°1, n° 2 e assim por diante, seguindo um raciocínio de colocação.

Como existem muitos sites atualmente, é possível que os profissionais de marketing, isto é, aqueles que trabalham incansavelmente em seus conteúdos e na construção perfeita de backlinks, consigam alcançar o topo.

Já no caminho contrário estão a maior parte dos websites, que por conta da não administração das ferramentas corretas, como incorporação de links de sites externos ou internos, SEO e outras fórmulas, acabam ficando esquecidos pelos buscadores.

É interessante colocar que o ranking encontrado pela métrica é uma taxa aproximada, ou seja, um número de posição hipotético é levantado, já que o único capaz de informar a colocação exata é o próprio Google, que não divulga essa formação com exatidão.

No entanto, basta pesquisar o que deseja no Google. No caso de banheiro com divisória de granito, por exemplo, podemos entender que naquela palavra-chave e naquela temática, os primeiros sites que aparecem são os bem classificados pela métrica.

Como otimizar componentes do Domain?

Uma das melhores formas de ir construindo um Domain de qualidade, ou seja, aquele presente nos buscadores, nas primeiras colocações, é tomar cuidado com o processo da construção da autoridade do domínio.

Em primeiro lugar, procure sempre pensar em conteúdos de qualidade, sem se importar quantas pessoas vão ler ou se seu público não é muito antenado no que você produz. Lembre-se que na internet, você poderá agregar em diferentes lugares do mundo.

Seguindo essa dica, procure sempre construir em seu site uma camada de links de qualidade, tentando sempre filtrar informações essenciais com confiabilidade e credibilidade do site, já que isso é essencial para verificar o crescimento da sua página.

Se o seu conteúdo estiver relacionado com aluguel de ônibus com motorista, por exemplo, procure incluir fontes confiáveis, como de mídias online, órgãos de trânsito oficiais, além de artigos do seu próprio site que tragam informações relevantes.

Além dessas dicas, é interessante cuidar da manutenção do texto, focando em semânticas, inscritas dentro das normas e concordâncias. Saiba que a plataforma Google sabe quais são os sites que incluem links aleatoriamente.

Essa é uma dica que puxa um outro ponto: não coloque links em todos os lugares. Nas métricas de ranqueamento de domínio, atualizações passaram a excluir sites que incluíam fontes aleatoriamente, o que diminuiu a classificação de muitos domínios.

No mais e quando tiver dúvidas, inclua na construção da sua plataforma apenas aqueles links confiáveis, de preferência com palavras-chaves bem trabalhadas, como “impressão de banner colorido” em gráficas que realmente trabalham com isso online.

Conclusão

Agora que você entendeu tudo sobre a classificação de domínios, como essa métrica é importante para o site e para as vendas que você poderá fazer, procure sempre trabalhar a construção da sua plataforma com qualidade e pontualidade.

Assim, você verá que além de atingir o topo nas pesquisas, ainda poderá se transformar em um domínio de relevância para outros sites que estão começando com as mesmas práticas que você já trabalhou!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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