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O que é customer service?

o que é customer service?

Muitas pessoas tem começado a aderir ao modelo de customer service, que nada mais é do que oficializar um setor de atendimento ao consumidor. 

Muito deixado de lado até pouco tempo atrás, este modelo está cada vez mais funcional no mercado de trabalho.

Vivemos hoje no que pode ser chamado de “A era do cliente”. O mercado mudou, em grande parte por conta dos avanços tecnológicos e eventos recentes que acabaram mudando a forma que as negociações acontecem.

Vender uma aula de pilates hoje pode ser um processo muito mais personalizado.

Antigamente, o cliente era muito mais reativo, ficando inerte até ser alvo de uma propaganda publicitária, sem que houvesse uma grande atenção para ele após a concretização da venda. 

Hoje, a maioria das pessoas possui um acesso muito rápido à informação, em grande parte por conta da facilidade de utilizar a internet por meio de smartphones.

Com um toque de seus dedos, você consegue pesquisar informações na internet com qualidade e responsabilidade.

Quando um consumidor tem um problema ou uma necessidade, é comum que ele faça uma rápida pesquisa em seu dispositivo móvel, identificando o problema e as potenciais soluções.

Para você se destacar no mercado, é importante estar entre essas soluções.

O foco de qualquer oferta de produto ou serviço deve continuar frequentemente sendo o cliente. Para vender janela de correr de escritorio, você precisa convencer o consumidor.

Isso porque com essas ações, a experiência do usuário se torna melhor e sua empresa acaba caindo no gosto popular, o que aumenta suas chances de fechar mais negócios.

Para garantir esses resultados, é importante que você ofereça um atendimento diferenciado. Não basta simplesmente atender o cliente, sua equipe deve ser afiada e pronta para tirar qualquer tipo de dúvidas.

Além disso, é importante que você possua atendimento ao cliente durante todo o processo de compra, e não apenas ao final da operação.

Se em um primeiro momento o consumidor já tiver dúvidas, é preciso ter um canal de comunicação para isso.

O customer service se diferencia do atendimento ao cliente convencional por conta disso. 

Trata-se de um método que coloca o cliente em primeiro lugar, pensando em cada etapa da jornada de compras e de todas as dúvidas que possam vir a surgir.

Esse tipo de ação tem ganhado muito espaço no mercado, sobretudo por conta do aumento na procura por empresas com uma boa equipe de atendimento. Um cliente satisfeito irá consumir seu produto ou serviço com frequência.

Assim, uma entrega de documentos com motoboy acaba sendo muito mais proveitosa.

Hoje em dia, qualquer cliente fidelizado é uma força a mais para a empresa. Quando você possui clientes que confiam em sua marca e continuam consumindo, acaba gerando muito mais vendas e conquistando resultados mais favoráveis para sua empresa.

O customer service também centraliza as reclamações e feedbacks negativos. É importante que você se atente a estas informações, pois há um grande potencial de exploração em críticas a sua empresa.

Eles indicam pontos que podem precisar de mudança, ações que não deram certo por algum motivo e agora podem ser restauradas de outra maneira.

Quando você tomar providências junto a uma reclamação, é importante entrar em contato com este cliente e avisá-lo. 

Por isso, é importante manter a qualidade em manutencao de selo mecanico de acordo com a API.

As chances de um cliente insatisfeito voltar a consumir com você depois de se sentir valorizado por ter sido ouvido são muito grandes, e você acaba conseguindo converter de volta para a empresa esse tipo de cliente.

Por que fazer um customer service?

A ideia é muito maior do que simplesmente resolver reclamações e ajudar os clientes. 

O customer service é um modelo que tem como principal objetivo conseguir melhorar o relacionamento entre consumidor e marca.

Dessa forma, você consegue conquistar muito mais clientes para sua empresa, uma vez que utiliza ações que impactam diretamente os clientes, atraindo-os para o consumo.

Uma das principais ações desse tipo de trabalho é a humanização do atendimento. 

Um conserto de fechadura de carros precisa de um tratamento humano para conseguir ter mais chamadas.

Os canais de comunicação devem ser os mais variados possíveis, a fim de garantir um bom atendimento. 

Você pode utilizar:

  • Atendimento telefônico;
  • E-mail;
  • Mensagens instantâneas;
  • Redes sociais.

É importante que seus consumidores sintam que estão lidando com humanos, e não com robôs. O atendimento automatizado afasta a maioria das pessoas, enquanto um colaborador capacitado consegue trazer de volta até mesmo os clientes insatisfeitos.

Saber falar a língua de seus clientes também é fundamental. Uma empresa que lida com jovens e que trabalha em uma área mais divertida deve ser leve e informal, usando gírias e atraindo a atenção de seu público constantemente.

O mesmo tipo de comportamento não é ideal para uma joalheria ou uma empresa mais séria. É preciso identificar o tipo de público que você possui para conseguir explorar melhor seus objetivos.

Identifique a linguagem que sua empresa de injecao aluminio sob pressao precisa para conseguir atingir seu público.

Mantém a competitividade

O mercado está cada vez mais abarrotado. Novas empresas surgem o tempo todo, e os recursos digitais facilitam ainda mais a criação de novos negócios. 

Com isso, a concorrência cresce cada vez mais, e se destacar se torna essencial.

Muitas empresas ainda estão no início, ou estão mais voltadas para sua própria sobrevivência.

Isso faz com que elas acabem deixando de lado o atendimento com o cliente, o que coloca uma empresa pronta para utilizar o customer service em clara vantagem.

Dessa maneira, você consegue se tornar uma liderança no mercado sem muito esforço. Além disso, você pode usar o próprio feedback de seus clientes para melhorar sua ação.

Ouça o que seus clientes tem a falar sobre sua ferramentaria de corte dobra e repuxo para conseguir criar melhorias.

Através de respostas simples, tanto de clientes satisfeitos quanto insatisfeitos, você pode melhorar consideravelmente os processos da empresa, tanto externos quanto internos. Até mesmo produtos novos podem surgir desse tipo de comunicação.

Uma vez que a maioria das pessoas tem o objetivo de se comunicar, é importante que você ofereça um porto seguro para que o consumidor sinta a vontade de revelar um feedback sincero sobre seu atendimento, serviço e produto.

Melhorar sua reputação

Com o customer serviço, você consegue construir uma reputação de marca muito mais superior a de seus concorrentes. 

O atendimento qualificado faz a diferença, interagindo e focando na relação com o consumidor.

Dessa maneira, os clientes começarão a dar mais feedbacks positivos, tanto durante a comunicação, o que pode ser usado para apresentar sua empresa para outras pessoas, como em público.

Quando as pessoas começam a falar mais sobre sua empresa em outros canais, como em redes sociais e outras plataformas, você acaba ganhando um alcance maior.

Isso porque as pessoas começam a espalhar em seus grupos de amigos e familiares sobre esse tipo de empresa, o que acaba aumentando sua reputação e permitindo um engajamento muito maior.

Quando um cliente está satisfeito, ele quer que outras pessoas que ele gosta passem pela mesma experiência, o que acaba fazendo muitas pessoas descobrirem sua marca por meio do boca a boca.

Uma empresa de banho de verniz cabelo cacheado acabará conquistando muito mais clientes assim.

Mesmo que tenha havido algum problema de qualquer tipo ali, ele acabará mudando de idéia se passar por um atendimento atencioso de qualidade. Assim, o potencial de viralização de sua empresa se torna muito maior.

Um conteúdo se torna viral quando, como um vírus, começa a se espalhar desenfreadamente. 

É o caso de publicações de seus clientes sobre a empresa, que acabam sendo compartilhados por grupos de amigos e familiares e explora melhor uma série de recursos.

Reduz a insatisfação

Existem inúmeras formas de identificar problemas e obstáculos em sua empresa. 

A maior parte destes elementos pode ser concluída depois de uma análise mais assertiva sobre a empresa e as ações que foram tomadas durante um período específico de tempo.

Quando um problema acontece, é comum que o cliente fique insatisfeito. Isso faz com que o primeiro desejo desse cliente seja entrar em contato com a empresa. É um momento de estresse, e o cliente deseja uma solução.

Quando você tem uma equipe qualificada, é muito comum que eles apresentem esse tipo de solução de maneira efetiva, em grande parte porque seus colaboradores serão treinados para compreender os produtos ou serviços oferecidos e como utilizá-los corretamente.

Entender problemas pode até mesmo permitir que sua equipe os antecipe. É o caso de ferramentas online, por exemplo. 

Se o produto que seus clientes utilizam receberá uma atualização, sua equipe pode ligar e avisar os consumidores desse procedimento.

Todas estas ações afirmativas acabam reduzindo drasticamente o potencial de insatisfação do consumidor.

Considerações finais

No mercado atual, o cuidado com o cliente não é mais um diferencial, é uma necessidade. A experiência do usuário é o foco de qualquer empresa que pretende se manter ativa no mercado, uma vez que este é o modelo atual de negócios.

Por isso, é muito importante que você consiga explorar todo o potencial de seu customer service, aproveitando todos os recursos a sua disposição para conseguir aumentar suas chances de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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