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O que é Customer Data Management?

Gestão de audiência é fator essencial no crescimento das empresas.

A transformação digital está modificando profundamente o mercado, portanto, as empresas precisam acompanhar esse ritmo. Para manter as vendas on-line em alta e ter um bom engajamento com a audiência, é necessário contar com ferramentas e conceitos, como o Customer Data Management (CDM).

Ter uma estratégia de CDM é importante para que as marcas possam usar os dados colhidos dos clientes para gerar mais oportunidades, afinando ações de marketing e vendas. A coleta, a análise e o gerenciamento de informações são fatores importantes para estimular os consumidores da maneira certa.

Como o conceito de Customer Data Management funciona?

Traduzindo para o português, Customer Data Management significa Gerenciamento de Dados do Cliente. O CDM popularizou-se com a chegada de CDPs (Customer Data Platform), que são as ferramentas utilizadas para gerenciar as informações dos consumidores.

O CDM vai além do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) porque ajuda a filtrar e avaliar dados para fazer com que cada interação do consumidor com o negócio seja importante, otimizando os processos comerciais. É como se uníssemos ferramentas de marketing e vendas em um recurso só.

O principal objetivo do CDM é otimizar a jornada do consumidor, utilizando os dados das interações dos próprios clientes. Qualquer ferramenta que possibilita a coleta e a análise de dados é primordial para o CDM, que busca entender as informações para potencializar os resultados.

Como montar uma estratégia eficiente de CDM?

O conceito de CDM é bastante interessante, mas é preciso saber colocá-lo em prática. Para isso, é necessário acompanhar as tendências do mercado e buscar ferramentas eficientes para otimizar o gerenciamento de dados. Para deixar tudo mais fácil, explicamos como montar uma estratégia de CDM abaixo, confira.

Identifique dados relevantes

O primeiro ponto é identificar quais são os dados relevantes. Para isso, você deve analisar as informações atuais da sua empresa. Dessa maneira, você pode descobrir quais são os canais de maior interação com os clientes, de qual forma deve analisar os dados e quais são os principais argumentos para uma jornada de compra eficiente.

Descubra como obter esses dados

Agora que você definiu quais são os dados mais relevantes de seus clientes, para obtê-los, pode utilizar ferramentas diversas, como uma plataforma de CRM ou pesquisas de satisfação, por exemplo. Sabendo em quais lugares buscar esses dados, você terá referências para montar a sua estratégia de CDM na prática.

Utilize ferramentas de automação

Ferramentas manuais não são suficientes para lidar com grandes volumes de dados. Então, outra dica para ter uma plataforma de CDM eficiente é usar recursos de automação para otimizar todo o processo e gerar insights.

Quais são os principais benefícios do CDM?

O CDM tornou-se uma ferramenta importante para a consolidação e o crescimento de negócios no mercado. Então, confira quais são as principais vantagens da adoção desse conceito abaixo.

Enriquecimento de dados

Uma estratégia de CDM ajuda a enriquecer os dados de seus clientes. Isso é importante para duas finalidades: fidelizar clientes e atrair mais consumidores em potencial. Uma empresa precisa fortalecer esse conceito para melhorar o rendimento na fidelização de usuários e na conversão de leads.

As plataformas de CDM costumam também oferecer dados de terceiros em tempo real. Isso é essencial para ter uma base mais precisa das necessidades dos clientes e dos objetivos deles, ajudando a alinhar as metas da empresa com a dos consumidores.

Unificação de dados e agilidade nos processos

O CDM é uma forma de unificar os dados dos seus consumidores. A meta é enriquecer as informações, possibilitando segmentações mais precisas e ações mais assertivas.

Com uma estratégia bem estruturada, os resultados começam a aparecer em números importantes, como o aumento de receita, da fidelização de clientes, de Lifetime Value, entre outros.

Trabalhar a gestão de audiência é um fator importante para o sucesso de um negócio no mercado digital — e o CDM é parte primordial dessa estratégia.

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