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O que é consultoria de marketing?

Uma consultoria de marketing pode agregar maior autonomia nas ações de comunicação, assim como, assegurar que os resultados esperados pela empresa surtirão efeito, e trarão de fato aquilo que é esperado pelos principais tomadores de decisões.

O trabalho desse consultor muitas vezes pode ser determinante para a retirada de problemas, geração de soluções e aproveitamento de grandes oportunidades.

Além disso, pode ser essencial para a determinação de pontos de crescimento em uma empresa, como sua própria valorização dentro do mercado, por clientes e concorrentes.

No texto a seguir você vai entender mais sobre essa área de atuação, sabendo de que forma se dá o trabalho do consultor, e os principais pontos positivos que ele agrega.

Entenda mais sobre a consultoria de marketing

A consultoria de marketing é um tipo de serviço, feito quase sempre apenas dentro da comunicação de uma empresa, direcionando as melhores ações que podem resultar no propósito esperado de uma companhia, seja uma venda ou o engajamento de campanha.

O profissional que trabalha nessa área pode ser tanto contratado para mover as ações estratégicas de marketing sozinho, quanto para verificar um trabalho já feito internamente.

Esse trabalho é essencial principalmente para determinar pontos essenciais dentro de ações, como campanhas e investimentos em anúncios, que muitas vezes podem mudar os rumos dos resultados vistos por uma empresa.

Pela ampla experiência no mercado, é possível encontrar erros e promover acertos dentro das ações de comunicação, mas sobretudo, saber achar as melhores oportunidades.

E isso tudo acontece justamente no foco que o consultor tem em simplesmente olhar o projeto com outro ângulo, não sendo o da pessoa que o criou. 

Esse é um ponto essencial para conquistar grandes resultados, principalmente, com o público.

Os principais pontos de trabalho do consultor

O trabalho de um consultor envolve diferentes pontos de atenção, sendo o principal deles a compreensão de um negócio de ferrografia por inteiro, sem que nenhum ponto importante falte dentro desse levantamento, afinal, cada detalhe pode ser único.

Além disso, é essencial determinar algumas ações dentro da empresa, esses e outros pontos serão abordados nos tópicos abaixo:

  1. Estudo sobre a empresa e público-alvo

O primeiro trabalho feito por um consultor de marketing no momento em que ele chega na empresa é fazer todo o levantamento do estudo do negócio e do seu consumidor.

Isso quase sempre é feito a partir de análises que unificam informações sobre produtos e serviços oferecidos pelo negócio de revisão em vidro temperado, quais seus principais propósitos e valores, e o cliente visto pela companhia como ideal para o negócio.

Essa etapa é feita não apenas por meio de uma verificação de dados informações, mas sobretudo por meio da conexão dessa consultora com pessoas símbolo dentro da empresa, como os principais tomadores de decisões e até mesmo clientes fiéis da marca.

  1. Determinação do propósito de ações

É importante entender, logo após o conhecimento do cenário de trabalho, qual a principal motivação da empresa naquele momento. 

Esse ponto pode ser encontrado por meio das ações que serão esperadas pela empresa, que podem ser:

  • Maiores vendas;
  • Valor de mercado;
  • Engajamento nas redes;
  • Incorporação de um novo produto.

O consultor, tendo em mãos todas as informações que movimentam os desejos dessas empresas, podem fazer com que as ações certas sejam direcionadas por meio de um plano.

Além disso, é claro saber nesse momento quando a empresa está tendo estratégias bem alinhadas com aquilo que deseja, ou quando algum erro do tipo está acontecendo, fazendo com que o negócio de etiquetadoras industriais acabe não atingindo o seu foco. 

  1. Projeção das estratégias de marketing

Em seguida, logo depois de entender exatamente o que a empresa deseja como principal resultado, e de que forma o marketing pode ser a melhor ferramenta para isso, é hora de trabalhar as estratégias de marketing, delimitadas dentro de um plano de comunicação.

Nessa determinação entram os números que precisam ser conquistados, as ações que devem ser feitas pelas equipes, pontos de investimento e prazo para o projeto.

Amarrar bem essas informações por meio de uma visão total do negócio vai fazer com que as equipes que são responsáveis pela parte braçal, ou seja, pela projeção dessas ações, possam ter acesso a direcionamentos importantes para uma criação concisa dos materiais.

  1. Verificação de conteúdos e canais de comunicação

Um ponto importante do trabalho do consultor de marketing é a verificação dos conteúdos que serão produzidos dentro do planejamento estabelecido, prezando pela linguagem correta, que vai conversar exatamente como planejado com o público-alvo.

Outro ponto complementar é a escolha dos canais de comunicação, que se adequam tanto com o segmento da empresa, quanto com a intensidade dos resultados desejados.

Um consultor com ampla experiência no mercado saberá exatamente para onde ir nessa situação, que por muitas vezes pode parecer complicada de ser determinada.

  1. Práticas de otimização e potencialização

Digamos que dentro do trabalho de um consultor de marketing em uma empresa de rede de proteção para quadra uma série de conteúdos para as redes sociais foram criados, de modo a cumprir uma ação direcionada dentro de um planejamento aprovado.

É por meio do olhar atento do consultor e a partir de sua experiência que alguns pontos podem ser otimizados dentro dessa campanha, como anúncios pagos e publicidade.

Escolher os momentos certos para potencializar as ações, e até mesmo otimizar os processos, por meio de verificação em sistemas e até mesmo na contratação de ferramentas para a empresa são trabalhos essenciais desses consultores.

Quais os privilégios concedidos desse investimento?

Por que os consultores de marketing são tão importantes para o crescimento de grandes empresas? Os benefícios na aposta desse profissional serão pontuados nos tópicos a seguir, de modo a ajudar nesta decisão.

Resultados mais rápidos

Os resultados das empresas de produto para piscina que investem em consultores de comunicação certamente são muito maiores em comparação com aquelas que não o fazem. 

Isso se dá pela exatidão que as ações acontecem, trazendo os melhores resultados.

Sem esse trabalho de acompanhamento é bem possível que os resultados de marketing dentro de uma empresa possam vir em um tempo muito maior do que esperado.

Para alguns tipos de negócios, como uma loja de fresadoras ferramenteira, o tempo rápido para retorno é essencial para potencializar os investimentos.

Dessa forma, embasando a presença de um consultor de marketing para acompanhar as ações.

Menor chance de erros

Ainda que a equipe de marketing de uma empresa seja de fato eficaz e cumpra todos os pontos necessários do plano estabelecido, é possível que erros aconteçam, seja na aposta de um investimento que deu errado ou em um conteúdo mal interpretado.

Dessa forma, se faz essencial a presença de um consultor, não apenas para determinar as etapas que devem ser seguidas, mas também para verificar cada ação feita por equipes.

Pela carga de experiência e por uma autonomia em rapidamente corrigir erros, esses profissionais dentro de empresas de estante madeira podem ser necessários para afastar problemas maiores, envolvendo, por exemplo, a imagem com o público-alvo.

Conquista de oportunidades

O marketing é uma das mais ágeis ferramentas para conquistar oportunidades, quase sempre camufladas dentro das empresas. 

Isso é determinado, principalmente, pela análise SWOT, que verifica potenciais ameaças, fraquezas, pontos fortes e oportunidades.

Um bom exemplo disso são parcerias com marcas similares ou com um mesmo público-alvo, que pode ser uma ação importante em meio a uma campanha.

De forma prática e inteligente o consultor de marketing consegue viabilizar a execução desse ponto dentro da empresa, utilizando principalmente sua autonomia para decisões rápidas, e também a segurança que só profissionais experientes carregam no currículo.

Visibilidade maior dentro do seu mercado

É notável a diferença entre negócios que contratam consultores e aqueles que não o fazem. 

Isso porque essa assistência quase sempre incorpora resultados cada vez mais eficazes, ou no caso de campanhas, comunicações que dão certo e chamam a atenção.

Isso pode proporcionar uma maior visibilidade de mercado, principalmente, em meio a uma forte concorrência, como o caso do setor de ribbon etiquetas.

Desse modo, podemos dizer que negócios podem investir uma quantidade mínima, em razão de um retorno enorme, o que na balança faz todo sentido.

Considerações finais 

A consultoria de marketing propõe um olhar apurado às ações de marketing e comunicação dentro de uma empresa, verificando e consertando erros, bem como entendendo as oportunidades que podem gerar resultados maiores e mais conectados com propósitos.

O consultor, sendo uma imagem experiente e entendedora do mercado, pode adicionar, ainda, maior valor e visibilidade para as empresas, além da certeza a elas de que fizeram um bom investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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