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O que é Branding marketing?

branding

Ao pensar na imagem de uma empresa um quadro, refletindo sobre a capacidade de pintá-lo ou não, estaria se referindo ao chamado de branding que traduzindo para o português seria algo como “gestão de marca”.

O objetivo dessa estratégia é despertar o máximo sensações e criar conexões sejam elas conscientes ou inconscientes em seu consumidor. 

Todos esses sentimentos influenciarão o cliente no momento em que ele desejar realizar a compra. Sendo possível chamar esses cuidados em relação a marca de movimentos de branding

Eles englobam todas as ações que lidam com a fonte utilizada no logotipo, as cores do logotipo e da empresa, o tom de voz utilizado ao falar nela.

Também podemos colocar os valores da empresa, jingles que compõem suas estratégias e as pessoas que irão representar a marca. 

Isso tudo ajuda a criar a personalidade da sua marca e são todas feitas dentro do branding.

Você saberia aumentar o número de clientes de uma assistencia tecnica de lavadora industrial? Pois saiba que um bom branding cria nas pessoas a necessidade de comprar lavadoras e posteriormente buscar por assistência.

Sendo assim, neste artigo abordaremos os principais pontos que englobam um branding, a sua importância e como você pode começar a implementá-lo dentro da realidade da marca. 

A importância do Branding

O diferencial de uma marca precisa ser além do seu produto, isto porque a competitividade entre as marcas aumentou drasticamente a competitividade dentro de praticamente todos os setores da empresa. 

Houve também a evolução dos consumidores que antes pouco se preocupavam na forma como a empresa trabalhava e buscavam somente um produto de qualidade. 

Hoje, os clientes buscam pelo histórico e a forma como a empresa age no mundo. 

Os inúmeros produtos e a possibilidade de comprar de diferentes fontes fez com os clientes escolhessem uma marca, não apenas por preço, mas por identificação. 

A empresa passou a atuar emocionalmente no aspecto afetivo dos clientes. 

Antes vender uma iluminacao de LED para industria poderia ser algo perfeitamente normal, era só ir até a melhor loja e efetuar a compra. 

Hoje, se essa mesma loja não trabalha de acordo com a forma que o consumidor acredita ser positiva ela não vende.

Criou-se então estratégias que fizessem com que as empresas se conectassem com os clientes. Essa ação é tão efetiva que até a menção de preço dos próprios consumidores é afetada.

Isso significa que eles decidem pagar mais caro pelo mesmo produto simplesmente por terem identificação com tudo o que é oferecido por aquela marca. E isso é algo extraordinário se pararmos para pensar. 

Ter uma empresa que se posicione perante ao que ocorre no mundo, que tenha uma personalidade própria e se preocupa em criar uma identificação com seus consumidores faz toda a diferença no final do mês.

Além de tudo existe o chamado marketing boca a boca, utilizado por muitos como uma das principais estratégias que buscam por recomendações. O mundo digital pluralizou as formas de comunicação entre pessoas.

Existem aplicativos em que grupos com mais de 200 mil participantes têm acesso a mesma mensagem ao mesmo tempo e podem acessar os conteúdos ali expostos de forma dinâmica. 

Portanto, se está realizando a construcao de telhado de aluminiocidade e as pessoas verem, elas irão comentar com seus conhecidos e a notícia vai se espalhando. 

Uma empresa jamais deve subestimar a comunicação entre as pessoas, pelo contrário precisa aproveitar.

Graças a esse novo cenário existe a possibilidade de recomendação entre as empresas e os consumidores. 

Isso gera uma necessidade mais do que real de construir uma relação com esses clientes, além de dar a eles uma experiência única com sua empresa.

Essa é com certeza uma das estratégias mais eficientes de marketing digital, pois todos nós temos empresas que vestimos a camisa. 

Além de voltamos com frequência nos mesmos locais e buscamos padrões de qualidade quase que sempre iguais.

Montando o seu Branding 

Sendo assim, começamos a expandir nossos conhecimentos referente às maneiras de criar um que se enquadre com a realidade da empresa.

Existem métodos mais tradicionais como se fossem equipamentos medicos basicos, ou seja, cuidados que toda a empresa precisa ter e outros que podem ser o diferencial entre você e os seus concorrentes. 

Lembrando do novo cenário digital que voltará forte nessas estratégias, justamente porque antes o posicionamento de uma empresa era ligado a forma como ela agia perante a televisão e o rádio. 

Atualmente, essas empresas precisam atuar no aspecto digital, ou seja, redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e outros.

Além de terem sites responsivos, atualizados e que ajudam na construção de clientes com grande potencial de compra.

A vantagem é que o custo dentro das plataformas digitais é infinitamente inferior ao das grandes emissoras de televisão.

Além de não ter a necessidade de se enquadrar a uma série de normas que podem acabar limitando a personalidade da empresa. 

Não há local mais diversificado do que a internet, por isso, o meio digital é um canal fortíssimo para construção de um branding de qualidade. 

Sendo assim, vejamos agora as melhores formas de estruturar todas essas ideias. 

Identidade visual 

A identidade de uma marca é criada a partir de suas representações visuais, pois ela atua diretamente na mente do consumidor. 

O logo da empresa, fotos e até a fonte de seus papéis de escrita atuam na associação da sua marca na mente do cliente.

Há muito tempo o famoso Steve Jobs teve essa ideia, pensando em formas diferentes de facilitar o uso do cliente com fontes mais modernas e sistemas exclusivos para a sua marca. 

A sua marca precisa ser pensada não apenas no segmento físico, mas também no ramo digital.

A maioria dos consumidores passam grande parte do tempo com o celular na mão, e se um computador não é de acesso a todos, os celulares são.

Quase todas as campanhas, textos, vídeos e postagens serão vistos no smartphone de seus consumidores.

O marketing do subconsciente é fortíssimo, podemos ver quando uma pessoa quer tirar carteira de motorista primeira habilitacao

Portanto, milhões de pessoas sonham com isso por verem diariamente o “poder” que um carro ou moto concede a elas. 

Existem segmentos que exigem cores mais escuras, enquanto outros pedem cores mais vivas e claras.

Isto posto, é interessante que observe concorrentes e veja quais são as cores mais utilizadas e os motivos de fazerem isso.

Há também a possibilidade de contratar designers que são especialistas em realizar esse tipo de trabalho. 

Eles constroem a identidade visual da empresa baseados nos seus desejos. 

Definindo uma estratégia

A estratégia é o momento em que você precisa transmitir todos os valores que não são visuais, ou seja, é a transmissão do propósito da empresa.

Essa estratégia bem elaborada fará o consumidor entender a percepção do cliente em um nível mais profundo.

É a personalidade da marca que deve ser transmitida por meio da abordagem e linguagem com o público. 

Os jornalistas, por exemplo, tentam passar uma imagem mais séria e íntegra no momento em que estão transmitindo uma informação.

Já o pessoal que vende maquiagem, busca um contato mais informal com os clientes utilizando dos exemplos mais modernos e uma linguagem mais acessível que gere empatia com o público. Já um sommelier de vinho italiano branco busca ser mais formal.

Tudo vai depender do objetivo final da empresa e qual a mensagem que ela deseja passar para os seus consumidores. 

Assim como de onde está o seu público e porque ele escolheu comprar na empresa. A definição dessas estratégias faz do branding mais efetivo, usando as seguintes questões: 

  • Qual é o gênero majoritário de suas vendas?
  • Qual a idade das pessoas que compram seus produtos?
  • Com que frequência eles voltam à loja?
  • Quais os problemas que eles enfrentam com os concorrentes?
  • Qual o diferencial da sua empresa? 
  • Quais os melhores canais de divulgação de conteúdo?
  • Que tipo de abordagem você irá adotar?

Essas são algumas perguntas que podem ajudar a definir de forma mais clara a estratégia que você deverá seguir com o seu branding. 

Portanto, é como um marceneiro que precisa entender do medidas para fazer a construcao de deck em madeira.

Não necessariamente parte de seu ramos de atuação, mas saber o porque deve atuar nessa área pode fazer a diferença.

Diferencie seu negócios dos demais

Por fim, é preciso ter em mente que a gestão da marca pode ser o diferencial entre um negócio já existente no mercado. 

Consumidores estão constantemente buscando por melhorias nos sistemas, por isso, a necessidade. 

Isso pode ser feito desconstruindo padrões e inovando de forma eficiente. 

Um produto simples pode ser vendido de forma diferente uma vez que sua apresentação for feita com uma abordagem diferente. Para que isso seja possível, será preciso entregar tudo o que prometeu. 

Se uma empresa promete um portao metalico automático que fecha e abre de acordo com os comandos dos usuários ele precisa funcionar.

Por isso, os objetivos do branding precisam ser concluídos de forma precisa para não passar a impressão negativa aos seus clientes. 

Com isso você está pronto para fazer a gestão da sua marca tanto no marketing físico quanto no digital. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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