in ,

O que é array?

array
Web development, programmer engineering and coding website on augmented reality interface screens. developer project engineer programming software or application design, Cartoon vector illustration

Array é um conjunto de elementos fundamental para qualquer tipo de linguagem de programação, e quem está começando a atuar nesse mercado agora, precisa entender o seu conceito.

Na verdade, esses novos profissionais, às vezes, se assustam com a quantidade de novos conceitos e termos utilizados na área, e muitos se perguntam o que são os Arrays.

Outros termos, como “loops”, “variáveis” e “strings” também são comuns, mas com o tempo, você vai se habituar a todos eles. Em vista disso, é normal se sentir confuso.

No caso do Array, ele é essencial para garantir a harmonização e o melhor desempenho de um site. 

Os sites são fundamentais hoje em dia, principalmente para as empresas, que dependem deles para manterem seus negócios ativos.

São fontes de informação e vendas e acessados diariamente por bilhões de usuários. E sendo a web um ambiente totalmente formado pelos sites, eles precisam oferecer um bom desempenho, para atender às demandas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de Array, como deve ser trabalhado e sua importância para um site. 

Portanto, se você tem dúvidas ou está começando a aprender sobre isso agora, confira o artigo até o final.

Entendendo o conceito de Array

Se você ler a missão da empresa Google, vai encontrar a seguinte frase: “Organizar as informações do mundo”. Ele definiu bem qual é o principal objetivo de um programador: organizar informações.

A organização é algo intrínseco ao nosso dia, nós organizamos as roupas no guarda-roupa, os talheres na gaveta, a louça no armário e por aí vai. 

Portanto, quando pensamos em organização, sabemos que ela pode ser feita de várias maneiras.

No site de uma empresa de estampo de corte e repuxo, por exemplo, seus conteúdos são organizados de uma maneira.

E aqui entramos no conceito de organização, dentro da tecnologia da informação. Ela se refere ao uso de algumas estruturas para organizar os dados, o que muitos chamam de “estruturas de dados”.

Dentre todas as estruturas de dados, o Array é o mais comum e seu papel é pautado nas linguagens de programação, algumas das ligadas a essa matriz, são:

  • APL;
  • Mata;
  • ADA;
  • Analytica.

A principal finalidade dele é guardar todas as informações de maneira ordenada, fornecendo uma linha para cada informação.

Pense, por exemplo, em uma lista de presenças de um evento, que em cada linha conste um nome, é mais ou menos dessa forma que o ele funciona.

Se você quiser encontrar uma informação em um Array, o computador vai contar as linhas a partir do zero. 

Entretanto, comparar um desse com uma folha de papel pautada é um pouco limitado, perto do que ele realmente significa.

Por exemplo, no caso de uma folha de papel usada para a impressão de um convite de casamento simples, não conseguimos inverter a ordem entre dois elementos ou incluir outros no meio, muito menos contar instantaneamente todos eles.

Isto posto, agora que você já sabe o que é um Array e para que ele serve, no próximo tópico, vamos nos aprofundar um pouco mais e explicar como ele pode ser trabalhado. Acompanhe a leitura.

Como trabalhar o Array?

Para explicar como trabalhar o Array, vamos nos focar na linguagem de programação Java, para que você possa ter uma ideia de como isso é feito. 

É possível trabalhá-lo de várias formas e vamos explicar todas elas em subtópicos.

Declarar Array

Para declarar um desse, cada elemento recebe um valor padrão. Temos o 0, para os números primitivos; false, para os elementos nulos e booleanos; e null, para as referências.

O programa que aparece na primeira listagem cria um Array de inteiros, insere alguns valores e imprime cada um deles a uma saída padrão.

Achar o tamanho do Array

É padrão que, dentro do site de um fabricante de Bobina térmica para impressora fiscal, cada Array saiba o seu próprio tamanho, independentemente da quantidade de valores que foi inserida.

Na variável de instância, ele vai armazenar o método length, que consegue retornar o tamanho do Array especificado.

Inicializar um Array

Ao inicializar um Array no momento da declaração, vemos uma lista de valores separados por vírgulas e dispostos entre chaves.

Às vezes, os valores de cada índice não serão impressos porque é inicializado e atribuído apenas o tamanho que ele deve ter. 

Outras vezes, os valores são definidos antecipadamente, sendo apresentados na tela.

Percorrer Arrays

“For aprimorado” é uma instrução reconhecida, que serve para obter os elementos de um desses dentro de um site, como de uma grafica de impressao digital. E não temos a possibilidade de alterá-los.

Caso haja necessidade de modificar os elementos, podemos fazer isso por meio da instrução “for controlada por contador”.

Os seguintes parâmetros fazem a divisão na sintaxe do for aprimorado: o tipo com um identificador (parâmetro); e o nome do Array onde vamos fazer as iterações.

Podemos observar, em alguns casos, a variável “ArrayNum”, passando pelos valores armazenados para a variável I, isso faz com que o loop possa selecionar um valor, a partir do Array percorrido.

Arrays multidimensionais

Trata-se de um tipo de Array conhecido por ter duas dimensões, muito usado para representar tabelas de valores, que se baseiam em informações organizadas em linhas e colunas.

Quanto aos Arrays bidimensionais, estes precisam de dois índices para identificar um elemento particular. 

Quando um desse é identificado dessa maneira, a variável número é o Array, o índice é a linha e o índice é a coluna.

Dentro do site de uma empresa de adesivacao de carros propaganda, isso faz uma identificação de cada elemento nele, por número e linha de coluna.

Com base nessas formas de trabalhar, fica claro que os Arrays são estruturas muito usadas na linguagem de programação, além do Java, por isso, é importante saber como eles funcionam e como devem ser usados.

E como pudemos ver ao longo deste tópico, na linguagem Java, sua manipulação é simples. Agora, vamos falar um pouco sobre a importância desse elemento para os sites. Confira o próximo tópico.

Importância do Array para os sites

Qualquer site, como de uma empresa de banner com foto, é repleto de informações. 

Nele, os usuários podem encontrar páginas, formulários, links e outros elementos que fornecem todas as informações necessárias.

Para construir um site, é necessário usar uma linguagem de programação, é o Array que organiza todas as informações.

Trata-se de uma sequência não ordenada de dados, e seus elementos residem em um lugar separado na memória.

O acesso a ele é feito por meio de um índice que se encontra na primeira posição de cada elemento. Para explicar melhor, podemos usar como exemplo um sapato. 

Ele representa um dado na memória e o número marcado na sola é o índice do dado.

Para saber qual o tamanho do sapato (dado), nós recorremos ao seu número (índice). 

O tipo de Array usado em um site de uma grafica de producao de impressao digital consiste em uma matriz ou coleção de dados do mesmo tipo.

Todo o conteúdo pode ser acessado por meio do índice. Se você quer declarar um Array, precisa usar os colchetes ( [ ), o tipo da variável e a instrução NEW. Todos eles são obrigatórios.

Pelo fato de o Array ser uma matriz, podemos ter acesso a várias dimensões. O seu tamanho será definido pelo programador, e seu índice inicial sempre será 0 (zero).

É dessa forma que todas as informações dentro do site de um fabricante de Dobra de chapa de alumínio é organizada.

A internet é repleta de domínios e todos eles dependem de uma programação de linguagem e dos Arrays para que possam funcionar e oferecer todas as respostas para os usuários.

É assim que o ambiente virtual supre as necessidades de informação, de maneira rápida, inteligente e prática. Agora que você já sabe o que ele é, pode trabalhá-los dentro da linguagem de programação usada para estruturar o site.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, tentamos abordar de maneira clara o conceito de Array, como ele pode ser trabalhado na linguagem Java em diferentes necessidades, e mostrar por que ele é importante.

Quanto a isso, em qualquer linguagem de programação, os Arrays são estruturas muito importantes e muito usadas.

Inclusive, estão presentes em estruturas de dados mais avançadas, que fazem uso desse importante conceito em praticamente todas as linguagens de programação.

Em cada uma delas, o programador encontra diferentes maneiras de manipular o Array, o que facilita ainda mais a sua aplicação. 

Dessa forma, os sites na internet se tornam completos e servem bem aos bilhões de usuários da internet.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Conheça o Airbnb e confira 6 dicas para evitar possíveis ciladas

layout

O que é layout?