in

O que considerar ao comprar uma cozinha compacta?

Tamanho disponível, estilo de decoração e compartimentos são os principais fatores a serem pensados.

Para quem está se mudando ou realizando uma reforma, mobiliar a casa é um dos momentos mais esperados. É quando os detalhes de cada cômodo são decididos a partir dos móveis escolhidos, e você tem a oportunidade de personalizar a casa.

O espaço que se tem disponível pode, muitas vezes, parecer um fator limitante nessas escolhas. A verdade, porém, é que com planejamento e criatividade, isso não será necessariamente um problema.

Nesse sentido, as cozinhas compactas são uma ótima solução para equipar um cômodo reduzido. Trata-se de um conjunto de armários prontos com o tamanho necessário para que você consiga organizar todos os utensílios da cozinha em único lugar. 

Para fazer uma escolha certeira de cozinha compacta, é necessário fazer algumas considerações. Entenda a seguir.

Conheça o espaço que você tem disponível

O primeiro aspecto a ser considerado na hora de comprar sua cozinha compacta é o espaço que você tem disponível para a instalação do item. Tire as medidas de altura, largura e profundidade do espaço que você pretende destinar à cozinha compacta antes de realizar a compra.

Com as medidas da sua cozinha em mãos, chegou a hora de considerar as opções que cabem no espaço. Mas, vale lembrar, será necessário um espaço mínimo para circulação, bem como para a abertura dos compartimentos. 

Nesse sentido, ao escolher o modelo ideal da sua cozinha compacta, meça a profundidade do móvel considerando todas as portas e gavetas abertas. A essa conta, adicione pelo menos um metro, sendo este para a circulação. 

Pesquise e tenha em mente os estilos que mais te agradam

A escolha estética é igualmente importante e pode ser o segundo aspecto a ser considerado em sua compra. O ideal é que você pesquise bastante os modelos disponíveis para compra, especialmente se você não estiver contando com a ajuda de um profissional, como um designer de interiores ou decorador.

E existem modelos para todos os gostos. As cozinhas compactas de aço inox, por exemplo, trarão um aspecto que combina o industrial com o futurista. Ao mesmo tempo, existem aquelas com um design retrô que vai dar um charme extra para a sua cozinha. 

Existem, ainda, aqueles modelos brancos, minimalistas, com inspiração do design escandinavo e que trazem para o seu lar um aspecto sóbrio e discreto.

Saiba quantos compartimentos você vai precisar

Além do tamanho e do segmento estético de sua cozinha compacta, outro fator importante a ser observado é a quantidade de compartimentos no modelo que você pretende comprar. Nos dias de hoje, existe uma grande variedade de produtos, e é possível encontrar o móvel com quantidade de portas que vão de 3 a 15.

Quando falamos da quantidade de prateleiras, o mais comum é encontrar cozinhas compactas com números que vão de 2 a 14. Ou seja, existe uma grande possibilidade de combinação entre esses dois dados, e o ideal é que você entenda, dentro do espaço disponível, qual a melhor configuração para a sua casa.

Nesse caso, também é importante conhecer as medidas do espaço interno de cada compartimento para entender qual atenderá às suas necessidades. Isso porque, se você tiver panelas muito grandes, por exemplo, e o modelo de cozinha compacta escolhido tiver vários compartimentos, mas todos pequenos, ela não te servirá.

O ideal é considerar todas essas variantes e entender qual combinação delas melhor atende às suas necessidades. Dessa maneira, você fará um bom negócio e ficará satisfeito com a sua compra, uma vez que ela será bela e funcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Styling invernal: looks incríveis para dias frios

Salve suas unhas: saiba como cuidar da saúde delas