in

Notou que os olhos do cachorro estão ficando brancos? Saiba o que é

A catarata é apenas uma das doenças oftalmológicas que podem aparecer nos cães

Olhar no fundo dos olhos do seu cãozinho é uma sensação única e relaxante. Eles falam conosco mesmo em rápido olhar, conseguindo nos mostrar o que sentem, ainda mais quando uma cauda abanando acompanha a situação.

Exatamente por podermos observar frequentemente os olhos dos nossos amigos de quatro patas que devemos ter atenção à saúde deles. Manchas brancas podem ser sinal de doenças de visão, assim como acontece com os humanos.

Você notou alguma mancha branca no olhar do seu cão? Entenda o que isso significa e se há motivos para se preocupar.

Catarata

A catarata é uma das doenças mais comuns nos cães idosos e acontece quando as fibras do cristalino envelhecem. Infelizmente não é reversível e, conforme o tempo, o animal pode ter perda completa da visão. Ainda assim, dependendo da idade do pet, condições de saúde e raça, pode ser feita uma cirurgia para tentar evitar a cegueira.

É mais comum em algumas raças, como Cocker Spaniel, Labrador, Poodle e Golden Retriever.

Atrofia progressiva de retina

Genética, a doença é resultado da degeneração da retina. Além da mancha branca, notada pelo dono, também há dificuldade em enxergar durante a noite e fotofobia durante o dia. Não tem cura e aparece na velhice.

Glaucoma

A doença é outra causa comum de manchas brancas nos olhos dos cães, acompanhadas de aumento do globo ocular. Há falta ou excesso de líquidos dentro dos olhos, que resulta no aumento da pressão ocular. Pode comprometer a retina e o nervo óptico.

Os donos notam mais facilmente o aparecimento do problema por estar associado com outros sintomas, como a dor e o inchaço dos olhos. Pode ser aguda ou crônica e aparece mais comumente nos cães idosos.

Úlcera da córnea

Um problema de visão que aparece em pets de qualquer idade e precisa de tratamento precoce para não comprometer a visão. Suas causas envolvem lesões causadas por trauma, ao se coçar, entrar em contato com produtos químicos e até devido ao uso do secador após o banho.

Além da mancha branca, o cão sente bastante coceira nos olhos, os mantém fechados por sentir desconforto ou dor e há bastante produção de remelas. O tratamento é feito com o uso de colírio antibiótico recomendado pelo veterinário.

Uveíte

A úvea é a parte do olho responsável pelo fluxo sanguíneo. É composta pela íris, coroide e corpo ciliar. A inflamação na região é chamada de uveíte e em alguns casos apresenta os olhos esbranquiçados como sintoma.

Suas causas são variadas, sendo a uveíte uma doença secundária. Inclui traumas, infecções, inflamações, hipertensão, uso de medicamentos e neoplasias oculares. Precisa de tratamento rápido, para evitar a perda completa da visão, com recomendação de anti-inflamatórios, antibióticos e medicamentos para a dor, além do tratamento da causa primária.

Ceratoconjuntivite seca

A redução da lubrificação natural dos olhos, causada por redução ou ausência de lágrimas é conhecida como ceratoconjuntivite seca. A mancha branca identificada pelos proprietários não está exatamente no olho, mas se trata de um corrimento com esta coloração.

Como aumenta as chances de inflamações na córnea, se não tratada pode levar a cegueira. Pode também ser a causadora da úlcera da córnea.

Como tratar a mancha branca no olho do cão

O tratamento da mancha branca nos olhos depende do diagnóstico correto. Por isso é tão importante levar o seu pet ao veterinário quando notar a alteração. São feitos alguns exames oftalmológicos com o objetivo de identificar a causa.

Com o resultado em mãos, o veterinário poderá recomendar o uso de colírios, antibióticos e anti-inflamatórios, remédios para dor (nos casos de doenças que incluem inchaço e incômodo ao cão) e a cirurgia. Esta última pode ser feita para correção e retardo da doença ou retirada completa do globo ocular, sempre considerando o bem-estar do seu companheiro de quatro patas.

Essas são algumas das doenças oculares que apresentam manchas brancas nos olhos. Recomendamos procurar um veterinário de confiança assim que identificar esses sinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Jeans destroyed: como incluir nos seus looks

Pós-produção de campanhas. Por que é tão importante?