in

Móveis com pé palito: conheça a tendência e saiba como incorporar à sua casa

Saiba um pouco mais sobre esse design que voltou com tudo.

Nos últimos anos, uma tendência que vem se tornando cada vez mais comum em diversos lares é o uso de móveis com pé palito. É aquele modelo em que os pés do móvel — seja uma cadeira, um aparador, guarda-roupa, sofá ou estante — são arredondados e levemente oblíquos.

Essa moda apareceu pela primeira vez na década de 1950 e voltou com tudo nos últimos anos. E não é para menos, já que esse design acaba valorizando ainda mais os seus móveis. Já pensou em ter um sofá estiloso ou uma rack com pé palito?

Se o que você deseja é trazer mais leveza, modernidade e descontração ao ambiente, escolher móveis com pé palito é uma excelente opção.

História

Para conhecer melhor algo, é preciso voltar os olhos para a sua história. No caso dos móveis planejados com pé palito, sua origem data de meados de 1950, no pós-guerra.

Após um período tão destrutivo — entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais —, surgiu um sentimento geral de escapismo, isto é, uma tentativa de fuga daquela realidade tão dolorosa. Nesse sentido, havia uma necessidade de resgate de aspectos mais leves e fluidos, inclusive nos móveis.

O estímulo ao consumo acabou impulsionando o surgimento de designs que traziam em si tais aspectos. A popularização do pé palito, por sua vez, veio em 1950 por meio de  Charles e Ray Eames, um casal de designers que criou a icônica cadeira Eames — com pés palito e base de polipropileno (hoje substituído por policarbonato).

No Brasil, esse tipo de acabamento surgiu na década seguinte e marcou presença em produções de designers de renome, tais como Sérgio Rodrigues, Zanine Caldas e Joaquim Tenreiro.

Características 

A principal característica dos móveis com os pés palito é o seu formato. Os pés são levemente oblíquos e cônicos — algo que oferece ao móvel uma boa sustentação e, de quebra, gera menos custos de produção quando comparado às peças retas e largas.

Isso sem falar da sensação de atemporalidade e versatilidade que esse estilo de móvel oferece a qualquer ambiente, ao mesmo tempo em que são móveis que trazem mais leveza ao espaço.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características e a história do design de pé palito, vale a pena conhecer alguns dos móveis que podem trazer esse estilo para dentro da sua casa.

Cadeira

Não dá pra falar de móveis com pé palito sem falar de cadeiras com esse mesmo design, pois foi com esse móvel que o estilo se popularizou. O legal é que tanto uma cadeira de mesa de jantar quanto uma cadeira de escrivaninha podem ter pé palito sem perder o charme.

Mesa

As mesas também podem seguir a tendência de pés palito. Quem busca um tom mais descontraído na hora de almoçar ou jantar, por exemplo, vai adorar ter uma mesa dessas na sala. E também na hora de trabalhar ou estudar, já que o modelo também pode servir como escrivaninha, é uma ótima opção.

Sofá

Outro móvel que ganha uma nova cara com os pés palito é o sofá. Em uma sala mais aconchegante, com cores e texturas mais pesadas, por exemplo, esse estilo pode dar uma “quebrada” no ambiente, deixando-o mais leve e com um quê a mais de inovação.

Rack

Para apoiar a TV, uma rack com pé palito é uma boa pedida, sendo sua sala de estar moderna ou mais clássica. O melhor de tudo é que a peça acaba emanando um precioso ar de atemporalidade, dando um verdadeiro up em qualquer lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FIFA 21: veja atualizações e razões para não perder a versão

comunicação empresarial

Comunicação empresarial. Como desenvolver com mais eficiência?