in

Modelos de ar-condicionado para escritório

Confira alguns modelos de ar-condicionado que podem ser usados no escritório.

Ter um aparelho de ar-condicionado no escritório é imprescindível, especialmente no verão — que ocorre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Afinal, oferecer um local de trabalho confortável e saudável para os funcionários é responsabilidade de qualquer empresa.

Além disso, um ambiente agradável e com a climatização ideal proporciona uma sensação de bem-estar e, certamente, tem influência direta na produtividade de toda equipe.

Entretanto, não basta comprar um ar-condicionado. Também é necessário escolher um equipamento eficiente, que suporte bem as altas temperaturas do verão mesmo em locais amplos e com uma grande movimentação de pessoas.

BTU

O BTU é a unidade de medida de potência de refrigeração do aparelho. Calcular corretamente a quantidade de BTUs é fundamental para a escolha do aparelho certo para cada ambiente, pois, caso contrário, o ar-condicionado terá que trabalhar muito mais para resfriar o cômodo. Com isso, haverá um aumento considerável no consumo de energia e a vida útil do equipamento será reduzida.

Há alguns fatores que influenciam a quantidade de BTUs e o principal deles é a metragem quadrada do ambiente. Ou seja: quanto maior o cômodo, mais potência o aparelho precisará para resfriá-lo.

Outras questões importantes que devem ser consideradas são a quantidade de equipamentos que geram calor (TV, geladeira, impressora, fogão, entre outros) e a incidência do sol no ambiente, sobretudo à tarde, quando as temperaturas são mais elevadas e exigem uma potência maior.

Nesse sentido, o cálculo deve ser feito da seguinte maneira: em um ambiente que possua uma baixa incidência solar, a base de cálculo é 600 BTUs por cada metro quadrado e mais 600 para cada pessoa e equipamento. Já em um ambiente de alta insolação, esse valor deverá ser elevado para 800 BTUs.

Por exemplo: um ambiente com baixa incidência solar, de 15m², utilizado por 2 pessoas, que contém 1 computador. Como a primeira pessoa não deve ser considerada, o cálculo seria: (600 x 15) + 600 (1 pessoa) + 600 (computador). O resultado é 10.200 BTUs. Em contrapartida, considerando o mesmo cômodo com uma alta incidência solar, a base de cálculo mudaria para 800 BTUs, chegando ao resultado de 13.200 BTUs.

4 modelos de ar-condicionado para escritórios

Confira, a seguir, os principais modelos de ar-condicionado para escritórios.

Ar-condicionado piso teto

Além dos funcionários, os equipamentos eletrônicos também necessitam de um ambiente bem refrigerado, tanto para evitar defeitos causados pelo superaquecimento quanto por aumentar a vida útil.

Nesse sentido, o modelo piso teto é muito eficiente, visto que alguns aparelhos alcançam a potência de 80.000 BTUs. Além disso, ele também possui quatro opções diferentes de conforto térmico: refrigeração, aquecimento, desumidificação e ventilação.

Ar-condicionado tipo cassete

Além de possuir um design requintado, o ar-condicionado cassete possui outra boa vantagem: a otimização do espaço. Isso é possível devido à forma como o aparelho é instalado: no teto ou no forro do ambiente. Esse modelo também é dotado de grande potência e, por essa razão, é ideal para locais amplos, onde há uma grande circulação de pessoas.

Central de ar-condicionado

Para pessoas que querem refrigerar um escritório grande, a “central de ar-condicionado” — ou ar-condicionado central — é, sem dúvidas, a forma mais eficiente. O sistema possui um compressor de refrigeração, que é instalado do lado externo do ambiente. Trata-se da peça mais importante, pois é ela que de fato resfria o ar.

Ar-condicionado com sistema split

Esse modelo proporciona resfriamento para diferentes áreas de um escritório ou casa. Apesar de não ser um aparelho autônomo, ele é dividido em duas partes: unidade condensadora — que deve ser instalada do lado de fora do ambiente —  e unidade compacta evaporativa — que normalmente é instalada em paredes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peças esportivas com detalhes em tela: estilo e respirabilidade

Melhores jogos para Android