in ,

11 dicas de marketing digital para médicos

O marketing digital para profissionais médicos pode ser complicado e pode levar muito tempo e esforço para mostrar aos pacientes potenciais que você é digno de confiança on-line.
 

É por isso que falei com nossa equipe de marketing médico e recebi algumas dicas para médicos que procuram construir uma melhor presença on-line.

Aqui estão suas dicas para ajudar você a criar uma melhor estratégia de marketing digital para médicos.

MArketing Digital para Médicos

Encontre-se no Google como o marketing digital para médicos

Nossa primeira dica de marketing para médicos vem de Leah Fraleigh, estrategista chefe de marketing digital.

Leah recomenda que antes de começar a criar uma estratégia, pesquise você mesmo para ver como é a consulta nas buscas on-line do ponto de vista do consumidor.

Estas são as dicas da Leah.

É fácil, e talvez realista, para um médico ou profissional médico assumir que as indicações são a forma mais comum de os pacientes ouvirem o nome de sua clínica.

No entanto, nunca se deve subestimar o potencial de um paciente procurar seu nome na Internet.

Imagine um amigo lhe falando sobre um novo par de sapatos que eles adoram: você realmente consideraria comprar os sapatos sem dar uma segunda olhada no preço ou no estilo?

Qualquer paciente que tenha sido encaminhado a você tem a oportunidade de procurar seu nome antes de se comprometer e, de fato, cerca de um terço dos pacientes procura e verifica a reputação dos médicos na Internet.

Certifique-se de dar uma olhada em sua presença na Internet e ver-se através dos olhos de alguém que está investigando você. Isto lhe dará uma idéia de por onde começar ao criar sua estratégia digital.

Interaja com seus seguidores da mídia social

Digamos que você precisa postar com mais freqüência e interagir com seus seguidores nas mídias sociais.

Muitos profissionais médicos subestimam o poder das mídias sociais para sua prática, mas lembrem-se que os pacientes usarão a Internet para pesquisar seus negócios.

Você também deve compartilhar artigos específicos do setor que oferecem conselhos sobre certas coisas e grandes notícias do setor. Por exemplo, um dentista pode compartilhar um artigo sobre por que você deve escovar seus dentes mais de uma vez por dia.

Nota: Não esqueça que os pacientes agora podem usar o Facebook para buscar conselhos. As mídias sociais podem ser uma ferramenta poderosa que os consumidores podem usar para se informar sobre seu negócio, portanto, certifique-se de ter uma presença ativa pelo menos no Facebook.

Gerencie seus negócios e sua lista de profissionais

Certifique-se de que suas listas do Google sejam reclamadas e verificadas tanto para sua empresa quanto para suas listas profissionais. Você precisa ter certeza de que ambos são verificados para casos em que um paciente procura o nome de sua empresa ou profissional.

Se você pode gerenciar todas as suas listagens, então você também deve certificar-se de que todos os outros diretórios locais tenham as listagens suportadas e verificadas também.

Isto tornará mais fácil para os pacientes potenciais encontrar e escolher você. Entretanto, se você não estiver administrando ambos, você pode ter uma presença on-line inconsistente e os pacientes encontrarão as informações erradas quando tentarem entrar em contato com você.

Outras dicas para manter listas de seu consultório e médicos

Qualquer consulta com mais de um médico deve estar em um de nossos planos avançados de busca local, e cada médico deve estar em um plano básico de busca local.

Para mais informações sobre nossos planos, você pode conferir nossa página sobre marketing digital para médicos.

Cada médico em seu consultório precisará de sua própria lista. Você também precisará gerenciar a lista para todo seu negócio, o que significa que há muito o que fazer se você tiver vários médicos em um negócio.

Isto é importante porque ambos aparecerão nos resultados da busca.

E, se você for um praticante solo pertencente a uma organização de marca, recomendamos que você siga estas regras:

Se você é o único profissional que é apresentado ao público em um local, você deve compartilhar uma lista com a organização. Você deve criar (ou manter) um diretório único semelhante ao [nome da empresa]: [profissional].

Para mais informações, consulte as diretrizes do Google para incluir sua empresa no Google.

Jason Grady, diretor da equipe de serviços médicos, diz que você precisa ter certeza de receber boas críticas e fala sobre a importância das críticas da mídia social.

Eis o que temos a dizer..:

Ter uma estratégia de marketing de revisão para o consultório do médico

Os médicos precisam ter revisões positivas recentes para se destacarem como a melhor escolha para os pacientes potenciais. Você deve solicitar revisões para pelo menos o Google e o Facebook. Mesmo que sua consulta apareça nos resultados da busca local, sem novas revisões positivas, não parecerá ser a escolha certa.

Não se esqueça dos comentários das mídias sociais

Você deve usar as mídias sociais para educar, criar uma voz de marca e criar demanda para seu serviço. E é no Facebook que os pacientes podem comentar sobre você; críticas positivas em seu perfil no Facebook podem mostrar que você é uma pessoa simpática e de confiança.

Para criar suas próprias revisões no Facebook, comece pedindo a seus pacientes que revisem você ou sua clínica. (Isto também pode funcionar para outras plataformas de revisão, como o Google).

Você também precisará monitorar sua página no Facebook e responder a críticas negativas.

Você conhece as principais vantagens em usar o marketing digital para médicos?

Atualmente, quem não usa o marketing digital, com certeza pode vir a ter problemas em fortalecer o seu nome ou até mesmo conseguir novos pacientes.

Até porque, estará perdendo o posto para os seus principais concorrentes.

No entanto, por mais que muitos não saibam, na área da saúde isso também é valido, sendo talvez um dos motivos para você estar com a agenda de consultas vazias.

Ou seja, existem uma série de vantagens em usar essa alternativa, caso, por exemplo, você seja um médico.

Portanto, para que você entender um pouco melhor a respeito disso, citaremos quais são as principais vantagens em usar o marketing digital para médicos.

Vai encher a sua agenda

Como já citado, um dos principais motivos que podem levar um médico a estar com sua agenda vazia, é não investir no marketing digital.

Nesse sentido, devido ao grande crescimento da internet, ela é uma das principais fontes quando um paciente precisa de um profissional.

Ou seja, através de boas estratégias de marketing, você pode conquistar seus pacientes, fazendo com que eles marquem uma consulta.

Portanto, se você estiver principalmente no começo, isso poderá ser um grande impulso para atrair novos pacientes.

Então, se a sua agenda está vazia, ou seus pacientes são muito poucos, essa alternativa vai lhe ajudar.

Você consegue encontrar os pacientes ideais

Uma das grandes vantagens em usar o marketing digital para médicos, é que você pode atingir as pessoas corretas.

Ou seja, ao invés de direcionar para todo o público, você pode colocar suas campanhas no marketing, para o público que de fato possa se interessar pelo que é oferecido.

Dessa forma, todas as estratégias serão direcionadas para esse público, que tem grandes chances de se converter em pacientes.

Por exemplo: você pode direcionar a sua campanha, direto para o público da sua cidade, que venha a pesquisar a respeito da sua área na internet.

Assim, é por esse motivo, que essa estratégia pode trazer grandes resultados.

Se tornará uma autoridade

Vamos supor que você procura um médico de área específica nos motores de buscas, e aparece alguns profissionais destaques.

Certamente, você optaria pelas opções que aparecem nos destaques, uma vez que elas passam uma maior segurança.

Nesse sentido, é justamente isso que chamamos como autoridade, que pode se tornar, ao usar o marketing digital.

Ou seja, as chances de você ser escolhido pelo público de realmente interesse, é muito alto.

Crescimento das redes sociais

Querendo ou não, o marketing digital e as redes sociais andam juntos, onde usar boas estratégias, refletirá em um crescimento nas redes sociais.

Ou seja, quer se tornar uma referência no seu ramo nas redes sociais? O marketing digital irá te ajudar.

Até porque, investir nas redes sociais para médicos, é algo totalmente importante para o crescimento da profissão.

No entanto, é claro, que para obter todos esses resultados, é necessário que você fique atento a algumas coisas:

  • Trazer conteúdos que vão realmente ajudar os seus pacientes
  • Postar com frequência, se possível 1 vez por dia
  • Interagir com os seguidores, seja com vídeos ao vivo, respondendo enquetes e dentre outros.

Logo, seguindo esses passos, e com uma boa estratégia de marketing, o crescimento é quase que certo.

Lembrando que você pode aplicar isso, em praticamente todas as redes sociais, como, por exemplo, Facebook e Instagram.

Investimento que realmente traz retorno

Sim, uma das grandes vantagens em usar o marketing digital para médicos, é que realmente é um investimento que traz retorno.

Claro que tudo depende do seu esforço, mas algum resultado você vai receber.

Então, é um investimento que você faz para sua própria profissão, que lhe recompensará muito em breve.

Considerações finais

Depois de citar todas essas vantagens, ainda resta alguma dúvida que o marketing digital deve estar na sua profissão?

Não perca o posto para a concorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

soft skills

Como trabalhar soft skill?

loja virtual

Loja virtual: Por que adotar essa ferramenta?