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Marketing de Relacionamento: o que é e quais são suas vantagens

O aumento das vendas é fundamental para o crescimento de qualquer negócio e, para isso, é preciso conquistar novos leads, converter consumidores e fidelizar os clientes. Por isso, o marketing de relacionamento se faz essencial para um bom planejamento estratégico e resultados efetivos.

Por meio desse processo, as empresas conseguem tornar as suas interações mais humanizadas e mais agradáveis ao público, melhorando toda a sua experiência de compra, propiciando uma maior conversão dos leads e encantando novos fregueses.

A criação desse relacionamento pode apresentar diversos benefícios para o setor financeiro das organizações, além de se mostrar bastante favorável para a manutenção da imagem da empresa e para a sua consolidação frente ao mercado.

O que é o marketing de relacionamento?

A conquista de um cliente não deve acabar com a efetivação bem sucedida da compra. As estratégias e a dedicação à criação de um relacionamento pós-venda é o que constitui o marketing de relacionamento e o que trará ainda mais resultados para o seu negócio.

Por meio do uso de sistemas de CRM (Customer Relationship Management), as empresas são capazes de fazer com que os consumidores sejam fidelizados e, mais ainda, se tornem fãs dos produtos e do serviço prestado.

Isso porque as plataformas de gestão de relacionamento disponibilizam a unificação das informações dos clientes e de todas as etapas da jornada de compra. Essas ações agilizam e otimizam o atendimento, assim como toda a experiência de compra.

Juntamente com o sistema de vendas comercial, o marketing de relacionamento pode:

  • Melhorar a qualidade do atendimento ao cliente;
  • Estimular as interações nas redes sociais da empresa;
  • Incentivar as avaliações positivas de produtos em sites de buscas;
  • Estabelecer um diálogo constante com os consumidores;
  • Usar o e-mail marketing para estreitar as relações;
  • Estimular novas compras e com maiores investimentos;
  • Proporcionar exclusividade em preços e produtos.

Essas ações mostrarão para o cliente como a sua experiência e satisfação são importantes para a empresa e que suas opiniões em relação aos processos, atendimento, serviço de entrega e até o próprio produto, são ouvidas e consideradas.

Isso faz com que a imagem da empresa seja mais positiva e produz todos os tipos de vantagens para a organização.

Benefícios em longo prazo da fidelização do cliente

Dados indicam que investir em estratégias de fidelização pode ser até sete vezes mais barato do que iniciar um processo para captar novos leads e convertê-los em compradores.

Além disso, as pessoas que tiveram boas experiências com o atendimento têm uma probabilidade 10 vezes maior de voltar a comprar o seu produto ou desfrutar de novos serviços disponibilizados pela sua empresa.   

Mas os benefícios desse baixo investimento se estendem ainda mais. Confira algumas vantagens a seguir.

  1. Encantamento

O marketing de relacionamento é capaz de fazer com que os compradores fiquem encantados pela recepção e pela atenção concedida, a ponto de virarem fãs ou defensores do produto e da empresa.

Isso faz com que além de conquistar a preferência desses clientes frente à concorrência – o que naturalmente cria uma vantagem competitiva e um melhor posicionamento no mercado –, essas pessoas sintam confiança em voltar a comprar na sua empresa e até mesmo divulgar a experiência.

Segundo estatísticas divulgadas pela Forbes, 57% dos consumidores tendem a gastar mais com as empresas e lojas que são finalizadas e que tiveram boas experiências no passado.

  1. Marketing gratuito

Além disso, clientes satisfeitos tendem a fazer propaganda gratuita e a divulgar o seu produto por meio da recomendação à família, amigos e em publicações nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter.

Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen, as pessoas que chegam até a sua empresa devido a recomendações têm até 90% de chances de investir no produto indicado ou nos serviços.

  1. Aumento da receita com menores investimentos

Desta forma, em vista dos custos investidos nas estratégias de fidelização, o marketing de relacionamento é considerado por possuir uma alta taxa de retorno em comparação com a captação de novos leads e o aumento da clientela.

Assim, o lucro em cima dessas ações é mais elevado e a empresa cresce mais rápido e com qualidade – bem como uma maior vida útil para os clientes -, as metas são batidas de forma mais constante e o negócio se consolida no mercado. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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